Estudo para encontro de homens, mulheres e jovens. Tema: VITÓRIA NO VALE DAS LÁGRIMAS

97426a82-dad2-4f37-a6dd-d80f59c1dd1b

VITÓRIA NO VALE DAS LÁGRIMAS

TEXTO: SALMO 84

Você tem passado por problemas que parecem não ter solução e que te fazem chorar constantemente?

Você já teve que “atravessar uma vale de lágrimas” em sua vida? Você já passou ou está passando por alguma dificuldade, problema ou sofrimento que tem feito você chorar muito? Talvez alguma experiência íntima e particular que só o seu travesseiro molhado é que pode denunciar.

O Salmista aqui relata uma experiência que o levou a chorar muito, a ponto de parecer estar “no vale de Baça”, conhecido pelos peregrinos como um lugar cheio de arbustos que pingava gotas d’água sobre aqueles que passassem por ele. Sabe como ele venceu esse sofrimento? Sabe como ele conseguiu atravessar esse “vale de lágrimas”?

BUSCANDO A CASA DO SENHOR – Salmo 84:1-4

Para o Salmista, o melhor lugar onde ele poderia estar era na casa do Senhor. Ele preferia estar lá do que em qualquer outro lugar do mundo (Salmo 84:10). Era lá que ele se sentia feliz, alegre, seguro, protegido e podia descansar tranqüilamente, era o seu “ninho”.

Uma das mais emocionantes e empolgantes experiências do ser humano é poder estar na casa do Senhor e ali “adora-lo em espírito e em verdade” (João 4:24).

Na casa do Senhor, no Templo, podemos adorar a Deus, sentir sua presença, o seu toque, ouvir a sua voz… Ele vem ao nosso encontro, enxuga as nossas lágrimas, alegra o nosso coração e nos faz vencer o nosso “vale de lágrimas”! Aceite o nosso convite e venha estar conosco na casa do Senhor!

ABRINDO O CORAÇÃO PARA DEUS – Salmo 84:5-8

Precisamos nos relacionar com Deus de coração aberto, transparente e sincero. Não devemos e nem podemos esconder nada dele. Portanto, estando no “Vale de Lágrimas”, conte tudo a Deus, não esconda nada, desde as suas frustrações e lamentos, até o mais profundo dos seus sentimentos. Deus nos compreende, nos perdoa, enxuga as nossas lágrimas e nos enche de força.

O coração representa o centro das emoções e quando enfrentamos “vale de lágrimas”, precisamos manter as nossas emoções sob controle e o nosso coração fortalecido e confiante em Deus!

Para vencer o “vale de lágrimas”, nosso coração precisa que Deus faça nele a Sua morada! (Ap. 3:20).

CONFIANDO SUA VIDA AO SENHOR – Salmo 84:11-12

Por experiência própria, o Salmista diz que Deus é “sol e escudo” e feliz o homem que “colocar sua confiança no Senhor”. O salmista depositou toda a sua confiança em Deus, entregando sua vida em Suas mãos e assim conseguiu vencer o seu “vale de lágrimas!”

Precisamos declarar do fundo do nosso coração que confiamos no Senhor e só nele, mesmo que muitos a nossa volta confiem em deuses, nas imagens, nos astros, etc, mas nós confiaremos exclusivamente no Senhor.

Quando confiamos em Deus a nossa força vai aumentando e podemos transformar o nosso “vale de lágrimas” num grande “vale de bênçãos” (v. 6)!

CONCLUSÃO

No “vale de lágrimas” muitos se desesperam, perdem a cabeça, cometem até loucuras… tudo porque ainda não experimentaram estar na Casa do Senhor, ainda não experimentaram abrir o seu coração ao Senhor e confiar a sua vida a Deus e recebe-lo como seu Bom Pastor!

Jesus disse: “Eu sou o bom pastor… as minhas ovelhas ouvem a minha voz… elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna e jamais perecerão” (João 10:11, 27-28).

Aceite o convite do Senhor e seja mais uma ovelha, mais um discípulo de Jesus, decida segui-lo fielmente e confiar exclusivamente nele como seu Senhor e Salvador e vença o seu “vale de lágrimas!”

 


Quer fazer um curso de teologia com preço acessível e horário de estudo flexível?
Você precisa de mais conhecimento teológico e preparo?

Faça o curso de teologia básica do SETEBRAS. O acesso ao conteúdo do nosso a distância é totalmente gratuito.
Você estudará 17 disciplinas em nosso ambiente de aprendizagem virtual. Ao final do curso você tem opção de solicitar um certificado de conclusão.

Acesse agora o site setebras.com para obter mais informações e fazer a sua matricula.

Veja o nosso vídeo informativo:

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s