Estudo para a conversa com solteiros, divorciados e viúvos. Quinta feira, às 19.30h na Igreja do Betel Brasileiro Geisel.

euresolvo

SENHOR, EU RESOLVO

 “Senhor, eu resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais” (Lc 19.8).

Introdução

A vida é feita de decisões. Não somos o que sentimos nem mesmo o que falamos, mas o que fazemos. Na vida, precisamos fazer escolhas. Alguns fazem más escolhas e colhem os resultados nefastos dessas escolhas insensatas. Outros fazem escolhas boas e colhem os frutos benditos dessas escolhas sábias.

O texto em relevo mostra a decisão de Zaqueu, maioral dos publicanos, radicado na cidade mais antiga do mundo, a cidade de Jericó. Ele liderava um grupo de coletores de impostos. Ele oprimia e defraudava o povo, arrecadando mais do que era devido. Acumulou riquezas usando esse expediente de exploração. Ajuntou tesouros da iniquidade.

No dia que Jesus o encontrou na cidade de Jericó, porém, sua vida foi transformada. Como prova de sua genuína conversão, duas atitudes foram tomadas: restituição e generosidade. Ele resolveu restituir quadruplicadamente o que ajuntara de forma desonesta e repartir generosamente a metade de sua fortuna.

Hoje, você e eu precisamos, também, resolver algumas coisas. O que vamos resolver?

Em primeiro lugar, eu resolvo buscar as primeiras coisas primeiro. 

Devemos amar a Deus de todo o nosso coração e ao nosso próximo como a nós mesmos. Devemos buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça. Devemos adorar a Deus, servir ao próximo e usar as coisas ao invés de amar as coisas, usar as pessoas e nos esquecermos de Deus. Uma coisa boa fora de foco pode nos levar à ruína.

As dádivas de Deus não podem ocupar o lugar de Deus em nossa vida. Quando substituímos Deus pelas dádivas de Deus; quando substituímos o criador pela criatura; quando nos deleitamos mais nas bênçãos de Deus do que no abençoador, estamos em franco declínio espiritual. É tempo de realinhamos nossa vida para buscarmos as primeiras coisas primeiro.

Em segundo lugar, eu resolvo investir mais em minha família. 

A nossa casa precisa ser  um lugar onde Jesus seja acolhido com alegria, onde a salvação seja celebrada com entusiasmo, onde a justiça seja praticada com constância e onde a generosidade seja praticada com prazer.

Nossa família deve ser o alvo dos nossos mais elevados afetos e dos nossos maiores investimentos. Investir na família é semear num campo fértil, que nos dará uma farturosa colheita.

Em sua opinião, quais são os grandes inimigos da família?

Em terceiro lugar, eu resolvo cultivar uma vida devocional mais abundante. 

A correria da vida, não raro, priva-nos das coisas mais excelentes. Deleitarmo-nos em Deus através da oração e saborearmos os manjares de Deus através da meditação de sua palavra constituem o alicerce para uma vida abundante.

Resolva estudar a Bíblia com mais constância, a orar com mais fervor e a restabelecer a prática do culto pessoal e doméstico, não permitindo que nenhuma outra agenda prive você desse inaudito privilégio.

Que dificuldades você tem encontrado para exercer uma vida devocional mais intensa?

Em quarto lugar, eu resolvo ser uma bênção em minha igreja local. 

Você deve florescer onde está plantado. Aqui é o lugar de você colocar seus dons e talentos a serviço de Deus e do próximo. Aqui é o lugar de você ser um ministro da reconciliação e um pacificador.

Aqui é o lugar de você investir na vida das pessoas que chegam, para que elas sejam integradas e possam crescer no conhecimento e na graça de Cristo. Aqui é o lugar de você consolar, encorajar e fortalecer seus irmãos na fé. Aqui é o lugar de nos alegrarmos com os que se alegram e chorarmos com os que choram. Aqui é o lugar de você ser um abençoador!

 

QUER FAZER UM CURSO DE TEOLOGIA GRATUITAMENTE?

Faça um curso de teologia com acesso gratuito a todo o conteúdo.

Para obter mais informações acesse nosso site: http://setebras.com/cursoteologicoead.html

Veja também o nosso vídeo divulgativo:

 

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s