Sermão: Vivendo o novo de Deus.

vivendo-o-novo-de-deusVIVENDO O NOVO DE DEUS

“Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo.” (Isaías 43.18-19)

Introdução

Estamos em tempo de Crise. Muitos desejam ansiosamente por mudanças, por melhorias, por uma vida melhor.  Quando João foi levado a ilha de Patmos ali Deus lhe ministrou por meio de visões acerca de um tempo novo que estava sendo preparado. Deus estava mostrando a João que haveria de conceber um novo tempo. O novo de Deus estava sendo revelado a João.

No texto que lemos, Deus diz ao seu povo que Ele está fazendo uma coisa completamente nova. Deus está fazendo coisas novas todos os dias.  Nosso Deus, não é Deus de mesmice, mas um pai de novidades. Viver em comunhão implica em sermos renovados e vivermos em novidade a cada dia.

Talvez as circunstâncias desanimaram você de crer e ver as novidades que o Senhor tem derramado sobre a sua vida. Mesmo assim creia, pois o cristão não vive de circunstâncias visíveis, mas da fé em Cristo.

A Bíblia cita três princípios práticos para você tomar posse e viver o novo de Deus.

Para viver o novo de Deus…

1. ESQUEÇA o que se foi.

“Esqueçam o que se foi; não vivam no passado.” (v.18)

Não importa como foi o ano de 2017 para você. Estamos em um novo ano e Deus está fazendo uma coisa nova, mas só viveremos o novo de Deus se deixarmos definitivamente o velho para trás.

É impossível experimentar o novo de Deus se vivermos agarrados em questões do passado.

Lembre-se que nenhuma garrafa térmica por melhor que seja pode receber um café novo sem que antes se tenha tirado de seu interior o velho café. Então vamos tirar de dentro de nossas vidas algumas coisas velhas para estarmos preparados para recebermos coisas novas da parte de Deus.

Encare o futuro com confiança, pois os sonhos para o futuro são mais valiosos que a história passada. A Bíblia diz o seguinte: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” (Jeremias 29.11)

Use o passado como plataforma de lançamento e não como cadeira de descanso. Ninguém dirige um carro na estrada olhando pelo retrovisor. Apesar de usar as vezes o retrovisor, o foco de um motorista e a estrada, o seu objetivo é chegar ao destino. Mantenha os olhos na estrada e use o retrovisor apenas para evitar problemas! O futuro não é um tempo, é um lugar! Corra pra lá! Deus está esperando por você com algo novo!

O apóstolo Paulo sabia o que era viver o novo de Deus, pois decidiu, de uma vez por todas, esquecer o seu passado e avançar para o seu futuro, pois tinha um alvo que precisava ser alcançado: “Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3.13-14)

O que você realmente precisa deixar no passado para não travar sua vida neste novo ano? Que mágoas, feridas, injustiças, decepções e tristezas precisam ser deixadas no passado? Você não pode mudar o seu passado, mas sua decisão quanto ao que fazer com ele hoje, isto você pode!

“O único inimigo que pode atrapalhar seu novo ano é você mesmo.”

Por isso, ESQUEÇA o que se foi. Olhe para frente e viva o Novo de Deus!

Para viver o novo de Deus…

2. CREIA no que Ele está FAZENDO.

“Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem?…” (v.19a)

Acreditar que o melhor de Deus está por vir é uma decisão pessoal. Ser otimista em relação ao presente e ao futuro diz muito sobre a sua fé! Coisas novas estão sendo criadas o tempo todo. Deus tem prazer em nos trazer todos os dias o banquete necessário para vivermos.

Não deixe morrer dentro de você a expectativa de que Deus está fazendo algo novo. Aquilo que Deus está fazendo nascer sobre sua vida é algo que vai mudar sua história no ano de 2017. Deus faz algo novo todos os dias, mas é sua a decisão de desfrutar daquilo que está disponível. Como disse um famoso escritor:

“Deus não começa nada que já não tenha terminado!”

Aquilo que é inicio de algo para nós, para Deus é obra concluída. Aquilo que Ele diz que está fazendo, Ele já fez. Já está disponível para você. Só falta você tomar posse. Você nunca poderá se apropriar daquilo que deixa para amanhã. O agora é a melhor época para se apropriar do novo de Deus. Não deixe pra amanhã o que você pode começar a desfrutar hoje. Se não crermos que Deus está fazendo algo novo, seremos meros espectadores do seu sobrenatural na vida daqueles que decidiram crer em suas promessas.

“Quem anda com Deus sempre tem algo novo para desfrutar.”

Para viver o novo de Deus…

3. CONFIE que Ele lhe dará um AMANHÃ ABUNDANTE.

“… Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo.” (v.19b)

O texto diz que Deus vai abrir caminhos no deserto e riachos em lugares abandonados. É promessa daquele que nunca falhou, nunca falha e nunca falhará. Deus estava dizendo ao povo para confiar que Ele lhe daria um amanhã com abundância. Se Deus está abrindo caminhos no deserto e criando um rio em lugares abandonados, mergulhe nele. Deixe a correnteza levá-lo ao seu destino profético. Lá você vai experimentar coisas sobrenaturais. Saia da escassez, da sequidão, e experimente uma coisa nova que Deus está fazendo em sua vida a partir de hoje!

“Não tenha medo de deixar sua zona de conforto para mergulhar nas águas da fé.”

A fé traz o céu à terra. A fé faz o sobrenatural de Deus tornar-se natural entre os homens. A fé, e somente a fé, é capaz de perceber as coisas novas que Deus está fazendo todos os dias! Deus é capaz de transformar as áreas desérticas da sua vida em campos de bênção e abundância. Deus pode tomar uma vida seca e inútil e transformá-la em uma vida cheia de significados e propósitos. Por isso, hoje, Deus está nos desafiando a confiar que suas promessas trarão um amanhã com abundância, repleto de realidades espirituais nunca antes experimentadas por nós! É tempo de mudar de posição. Mudanças são necessárias. Mudanças geram crescimento. Confie que Deus lhe dará um amanhã exponencial! O próprio Jesus afirmou o seguinte:

“Disse Jesus: Tudo é possível àquele que crê.” (Marcos 9.23)

Conclusão:

Deus tem feito coisas novas entre nós todos os dias, mas, infelizmente, nem todos têm conseguido enxergá-las e experimentá-las. A culpa não está em Deus, mas naqueles que não decidiram viver uma vida sobrenatural. Deus está nos chamando para um novo tempo, um novo lugar, um novo ambiente espiritual. Ele está nos convidando para viver na terra as coisas que acontecem no céu. Deus está fazendo uma coisa nova e você não pode ficar de fora do seu mover sobrenatural.

Por isso, para viver o novo de Deus…

1. ESQUEÇA o que se FOI.

2. CREIA no que Ele está FAZENDO.

3. CONFIE que Ele lhe dará um AMANHÃ ABUNDANTE.

 

Anúncios

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s