Estudo para encontro de homens, mulheres e jovens. Tema: EXEMPLOS DE DONS NO ANTIGO TESTAMENTO – ISAÍAS

Resultado de imagem para perdão

EXEMPLOS DE DONS NO ANTIGO TESTAMENTO – ISAÍAS

REFERÊNCIA BÍBLICA: “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim; porque o Senhor me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos” (Isaías 61.1).

EXPOSIÇÃO DO TEXTO: desde o primeiro capítulo da Bíblia, encontramos relatos acerca da presença e da ação do Espírito Santo na terra. Também os Seus dons não são exclusivos ao tempo da graça, embora seja significativa a diferença entre o Antigo e o Novo Testamento. No tempo da Antiga Aliança, a ação do Espírito de Deus era restrita a alguns escolhidos, entre os quais se destacaram os profetas.

DISCUSSÃO

1 – Precisamos dos dons espirituais hoje?

2 – Que tipo de atividade da Igreja torna-se ineficaz sem os dons?

OBJETIVO: demonstrar a existência de dons no período do Antigo Testamento e incentivar sua busca nos nossos dias.

CONTEXTO: Isaías era jovem quando Israel foi dominado pelos inimigos assírios, e esse domínio continuou até o fim dos seus dias. Algumas situações pertencem a contextos e propósitos muito maiores do que a nossa própria vida. Embora possamos orar, não nos cabe determinar a mudança imediata nem devemos ficar decepcionados com Deus diante do persistente estado de coisas. Nossa atitude não deve ser o comodismo, mas o alinhamento à vontade do Senhor. Isaías poderia ter sido um questionador acerca dos propósitos ou até mesmo do caráter de Deus, mas uma gloriosa experiência espiritual o fez superar os problemas políticos e sociais da sua época. Seu encontro com Deus implicou em reconhecimento de pecado, perdão, mudança e chamado ministerial (Is 6.1-8).

Nenhum ministério deve ser exercido sem os dons espirituais. Podemos dizer que o ministério é um dom e inclui dons, ou seja, capacidades e habilidades sobrenaturais que funcionam como ferramentas necessárias ao bom desempenho da missão. No caso dos profetas do Antigo Testamento, eram comuns os dons de visão e, obviamente, de profecia, ocorrendo também, algumas vezes, manifestações de curas e milagres. “No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a aba de Suas vestes enchia o templo” (Is 6.1). “Ouvi-me, ilhas, e escutai vós, povos de longe: O Senhor me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome. E fez a minha boca como uma espada aguda, com a sombra da Sua mão me cobriu; e me pôs como uma flecha limpa, e me escondeu na Sua aljava” (Is 49.1-2).

Os dons de Deus na vida de Isaías lhe deram a possibilidade de ver além dos limites do seu próprio tempo. Ele viu que o Império Assírio cairia (Is 10.12; 14.25), que a Babilônia levaria os judeus cativos (Is.39.5-6), mas Deus traria de volta um remanescente (Is 48.20), do qual nasceria o Messias. Isaías viu os dias de Cristo e sobre Ele profetizou, tornando-se o principal profeta messiânico. Anunciou vários fatos da vida de Jesus, desde o Seu nascimento (Is 7.14) até a Sua crucificação (Is.53). Desse modo, sua visão espiritual superou a visão natural. Apesar das dificuldades do seu tempo, Isaías contemplou a Nova Aliança e proclamou: “Com alegria tirareis água das fontes da salvação” (Is 12.3). O dom de Deus lhe permitiu ver além e alegrar-se com o livramento futuro.

CONCLUSÃO: Deus nos dá não apenas uma missão, mas os dons como ferramentas necessárias à sua realização.

APLICAÇÃO: ore pedindo ao Senhor os dons do Espírito Santo ou a renovação daqueles que você já recebe.

 

Anúncios

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s