Sermão: Seguindo o mestre

SIGA O MESTRE

“Jesus dizia a todos: se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.” (Lucas 9.23)

Introdução

Todos nós somos discípulos de Jesus, ou, pelo menos, dizemos que somos. A palavra discípulo se refere a um estudante ou aprendiz. Nos dias de Jesus, os discípulos seguiam o seu rabi (que significa mestre) para onde ele fosse, aprendendo com seu ensino e sendo instruídos a fazer o que ele fizesse.

Jesus é o nosso Mestre por excelência. Tornar-se um discípulo de Jesus consiste simplesmente em obedecer ao seu chamado para segui-lo. Não podemos ser cristãos ser sermos discípulos.

Alguém já disse que “a salvação é de graça, mas o discipulado custa tudo o que temos”.

Lembremos que Jesus deu ordem de fazermos discípulos, não de juntarmos multidões. Temos visto igrejas cheias hoje. Mas será que estão cheias de discípulos?

Jesus escolheu os seus discípulos, cuidou deles, andou com eles, mostrou como é o andar diário de um discípulo e os enviou para cumprirem Sua missão. Se eles quisessem voltar atrás, poderiam fazê-lo.

Seguir o Mestre requereu daqueles homens escolhidos por Jesus algumas decisões de suma importância. Ser um verdadeiro discípulo implica em termos que tomar algumas decisões.

Mas que decisões são estas?

1. Uma decisão de ESCOLHER

“Se alguém quiser…“

Certa vez ouvi alguém dizer: “Você faz suas escolhas e suas escolhas fazem você”.

Se alguém quiser” é uma expressão que diz respeito a uma atitude voluntária; uma escolha; uma decisão pessoal. Jesus não o força a ser seu discípulo, Jesus não o força a segui-lo, é uma escolha sua. Cada um de nós é responsável pelas escolhas que fazemos.

Até que você responda positivamente ao chamado de Jesus, você não assume nenhum compromisso com Ele, mas, a partir do momento que você diz “SIM, EU ESCOLHO SEGUI-LO E SER SEU DISCÍPULO”, você se compromete; você é responsável pela escolha que fez.

Com isso, aprendemos que a graça de Deus não violenta a vontade humana. A graça respeita a vontade do homem: “Se alguém quiser”. É preciso existir uma predisposição para seguir a Cristo.

Verdade seja dita: muitos querem apenas o glamour do evangelho, mas não a cruz. Querem milagres, mas não a renúncia. Querem prosperidade e saúde, mas não arrependimento. Querem as riquezas, mas renunciam a fidelidade em contribuir. Querem as bênçãos, mas rejeitam o compromisso com o Deus, que é Senhor de todas oportunidades.

Apesar de Jesus deixar a decisão aparentemente com o indivíduo, ninguém pode ser Seu discípulo sem estar disposto a pagar o preço de segui-lo. Portanto, seguir o Mestre requer uma decisão de escolha.

Seguir o Mestre exige…

2. Uma decisão de RENDER-SE

“… negue-se a sim mesmo…”

Negar a si mesmo é uma decisão de RENDIÇÃO. Rendição significa: ceder, baixar a guarda, submeter-se, recuar ou entregar-se. Na perspectiva do nosso relacionamento com Cristo, rendição significa o fim da independência em relação a Ele; significa o fim da autoconfiança, da autossuficiência; significa o fim da insistência em não precisar Dele.

Renunciar pode ser em nossas vidas, uma atitude determinante para a conquista de grandes vitórias e recompensas de Deus.

Quando eu nego a mim mesmo para seguir o Mestre, eu quero dizer o seguinte: Senhor, entrego tudo o que tenho e tudo o que sou nas tuas mãos. Agora a minha vontade é a Sua vontade. O meu querer é o Seu querer. A minha vida é a Sua vida em mim.

Um exemplo de completa rendição é o de Maria. Quando o anjo a visitou e disse que ela conceberia do Espírito Santo e seria a mãe do Messias, ela simplesmente disse: “… eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a Tua palavra.” (Lucas 1.38 NTLH). 

Maria, num primeiro momento, não estava entendendo muito bem o que estava acontecendo com ela, mas ela não esperou tudo ficar muito claro para render sua vida ao Senhor! Ela disse “cumpra em mim o teu querer”.

A decisão de rendição implica em abrirmos mão do nosso orgulho pessoal, entendendo que seguir o Mestre é bem melhor. É por isso que seguir o Mestre requer do discípulo a escolha da rendição. Sem rendição não há discipulado.

Seguir o Mestre exige…

3. Uma decisão de SACRIFICAR-SE

“… tome diariamente a sua cruz…”

Tomar a sua cruz todos os dias é uma decisão de SACRIFICAR-SE por amor ao reino.

Pastor, qual é a minha cruz? A sua cruz representa a sua vida de renúncia pessoal e espiritual em favor do Reino de Deus. Tomar a sua cruz é abraçar a sua responsabilidade de seguir e de viver com Jesus, de ser um discípulo Seu.

De que adianta uma igreja ter uma cruz colocada no altar, se o seu significado não estiver dentro de cada coração.

Então, não olhe para o seu irmão ou para sua irmã; olhe para Jesus e tome cada dia a sua cruz. Sua cruz não é tão pesada que você não possa carregar, nem leve demais para você a negligenciar.

A cruz é o destaque máximo da renúncia e obediência de Jesus. A cruz identifica e representa a entrega total, definitiva e sublime de Jesus. A Bíblia diz: “E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! ” (Filipenses 2.8)

Assim como Jesus foi obediente até o fim, seguir o Mestre implica em escolher renunciar ou fazer algum sacrifício. A decisão de renunciar modifica o nosso estado de SER, nosso modo de VIVER ou de FAZER as coisas.

Seguir o Mestre exige…

4. Uma decisão de SEGUIR NOVA DIREÇÃO

“… e siga-me…”

Seguir o Mestre é reorientar as nossas vidas pelos Seus ensinos, é ser liberto da condenação do pecado para viver livre no compasso da graça. Seguir o Mestre é aceitar a Sua companhia sustentadora, é estar comprometido com Ele e com a sua missão. Por isso, devemos segui-lo para onde Ele for e para onde Ele nos mandar.

Seguir a Cristo implica em uma mudança de forma de agir, de pensar, etc.. A cada dia temos que nos esforçar para sermos como ele foi.

Conclusão

Você quer ser um discípulo de Jesus? Se a resposta for positiva, você terá que seguir o Mestre.

Ser como ele foi exige de nós força de vontade, escolha, rendição, renuncia, submissão, vontade de seguir um novo rumo.

É importante que não nunca esqueçamos que Ele estará com conosco: “estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos”. Esta é a sua promessa para nós. Portanto não desanime.

Fique firme, e Deus te recompensara.

Pr. Josias Moura

ACONSELHAMENTO E CAPELANIA

CURSO DE ACONSELHAMENTO E CAPELÂNIA CRISTÃ A DISTÂNCIA

SITE PARA INFORMAÇÕES E MATRICULA:
http://setebras.com/eadaconsselhamentoecapelania.html

WHATSAP PARA CONTATO:
(83) 98780-9208

PAGUE AGORA SEU CURSO EM BOLETO BANCÁRIO OU CARTÃO DE CRÉDITO: https://pag.ae/bkqqJhM

OBJETIVO DESTE CURSO
O objetivo deste curso é propiciar ferramentas teórico-práticas de aconselhamento, a partir do estudo da ação e das experiências em diferentes áreas da capelania.
O ministério do aconselhamento e da capelania cristã tem se tornado essencial para que a Igreja possa alcançar com mais eficiência pessoas que necessitam de ajuda espiritual para superar seus conflitos.

PÚBLICO ALVO
Pastores, missionários, obreiros, líderes espirituais, cristãos, Educadores Sociais, Agentes da Saúde, Agentes Penitenciários, Educadores Religiosos, Professores, Psicólogos, Pedagogos, Assistentes Sociais, Administradores e Ministros Religiosos que necessitam desenvolver atividades relacionadas ao trabalho da capelania e aconselhamento cristão na Igreja Local, ou em hospitais e presídios.

PROGRAMAÇÃO DO CURSO
Este curso está programado em 03 módulos:

MÓDULO 01: Introdução a Psicologia
MÓDULO 02: Princípios e prática do Aconselhamento Cristão
MÓDULO 03: Capelânia Cristã: Ministrando aos enfermos e encarcerados

DURAÇÃO DO CURSO
A duração do curso dependerá da própria disponibilidade de tempo do aluno. Caso deseje, o aluno poderá se matricular em todos os módulos de uma vez, ou pode faze-los de forma separada. Ao preencher a ficha de matrícula que esta nesta página, o aluno deverá escolher quais módulos que deseja cursar.

FORMA DE PAGAMENTO
Você pode pagar este curso através de depósito em conta, Boleto Bancário, cartão de crédito, transferência bancária ou DOC.
Assim que seu pagamento for confirmado, enviaremos para você a senha de acesso para que possa iniciar seu curso.

CERTIFICADO
Ao final do seu curso, você receberá um Certificado de Conclusão do Curso Livre de Aconselhamento e Capelânia Cristã a distância. Este certificado será enviado pelo correio a sua residência.

MAIS INFORMAÇÕES:
Pr. Josias Moura
whatsapp: (83)98780-9208
Site: http://setebras.com/eadaconsselhamentoecapelania.html

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s