Estudo para encontro de homens, mulheres e jovens. Tema: UM SERVO CHAMADO ONÉSIMO.

UM SERVO CHAMADO ONÉSIMO

VERSÍCULO BÍBLICO: “Por isso, mesmo tendo em Cristo plena liberdade para mandar que você cumpra o seu dever, prefiro fazer um apelo com base no amor. Eu, Paulo, já velho, e agora também prisioneiro de Cristo Jesus, apelo em favor de meu filho Onésimo, que gerei enquanto estava preso” (Filemom 1.8,9,10).

EXPOSIÇÃO DO TEXTO: a carta a Filemom é extremamente pequena, com apenas 25 versículos, mas muito rica em seu conteúdo. Paulo, ao escrever a Filemom, faz recomendações específicas em forma de apelo e investe mais da metade da carta relatando a respeito de um servo chamado Onésimo.

OBJETIVO: avaliar setores da vida que necessitam de transformação.

DISCUSSÃO

Em sua opinião, o que é ser uma pessoa útil?

CONTEXTO: Onésimo era escravo de Filemom de Colossos, no entanto, por algum motivo, fugiu: “Talvez ele tenha sido separado de você por algum tempo, para que você o tivesse de volta para sempre (Filemom 1.15). Encontrou-se com Paulo em Roma e se converteu ao cristianismo. Mais tarde, Paulo o mandou de volta a Filemom, com uma carta de recomendação. O encontro de Onésimo com Paulo em Roma se tornou um divisor de águas em sua vida, pois Onésimo se encontrou com um Jesus libertador e transformador. Onésimo saiu de Colossos de uma maneira e voltou de outra, tanto que Paulo faz citações a seu respeito que talvez Filemom tenha duvidado de ser o mesmo homem que estava em seu convívio.

Vejamos duas grandes transformações na vida de Onésimo:

1ª TRANSFORMAÇÃO – SERVO ÚTIL: “Ele antes lhe era inútil, mas agora é útil, tanto para você quanto para mim” (Filemom 1.11). Paulo utiliza uma expressão um tanto forte a respeito de Onésimo, chamando-o de inútil, ou seja, uma pessoa infrutífera, sem valia, sem serventia alguma, mas agora, após o seu encontro com Jesus, se tornou um servo útil, frutífero e de muito valor para Paulo. Onésimo era um nome pessoal bastante comum para a época, no Grego seu nome significa “útil”. Com muita sabedoria, Paulo usa do próprio significado do nome de Onésimo para provar seu valor como pessoa. A Bíblia relata que aquele que faz apenas o que lhe é pedido é um servo inútil, pois não fez mais que seu dever (Lucas 17.10). Ser útil é mais que fazer o que precisa ser feito, é fazer aquilo que ninguém pediu para fazer. Quais exemplos diários você poderia dar a respeito de fazer o que não foi pedido?

2ª TRANSFORMAÇÃO – IRMÃO AMADO: “Talvez ele tenha sido separado de você por algum tempo, para que você o tivesse de volta para sempre, não mais como escravo, mas, acima de escravo, como irmão amado. Para mim ele é um irmão muito amado, e ainda mais para você, tanto como pessoa quanto como cristão” (Filemom 1.15,16). Considerando Onésimo um escravo fugitivo, Filemom certamente poderia estar furioso com ele, no entanto Paulo faz um apelo de recebê-lo espontaneamente e não forçado (v.14). Na lei de Moisés Deus humaniza o sistema de escravidão já utilizado da época, em que os donos faziam de seus escravos o que bem entendiam. No entanto a lei de Moisés colocava limites a seus donos, e, em casos de agressão, o dono deveria ser punido ou dar forro (liberdade) a seu escravo (Êxodo 21.20,26,27). Já nos casos de hebreus, que se vendiam como escravos para pagarem suas dívidas, deveriam ser considerados como trabalhadores contratados ou residentes temporários, e seus contratos deveriam ser de, no máximo, seis anos, e não poderiam ser dispensados de mãos vazias (Deuteronômio 15.12,13).

Mesmo Filemom tendo o respaldo da lei de Moisés para não recebê-lo de volta, Paulo o instrui a uma quebra de paradigma da época, para agora tê-lo não como escravo, mas como um irmão amado.

Quebras de paradigmas ditam a história da humanidade, e algumas, significativas, foram feitas por cristãos inconformados com o sistema, por exemplo:

Louis Braille, francês, cristão católico, cego por um acidente na infância, disse: “Se os meus olhos não me deixam obter informações sobre os homens e eventos, sobre ideias e doutrinas, terei de encontrar uma outra forma”, dessa maneira foi criador do sistema de leitura para cegos conhecido como Braille.

Jean-Henri Dunant, suíço, cristão, de tanto ver seu pai cuidando dos órfãos, e sua mãe cuidando dos pobres e doentes, teve a experiência de presenciar o combate na Batalha de Solferino, em 1859. E, imediatamente, teve a iniciativa de organizar um serviço de primeiros socorros, em que resultou anos mais tarde na Cruz Vermelha.

Friedrich Froebel, alemão, cristão, um educador que dizia: “Por meio da educação, a criança vai se reconhecer como membro vivo do todo”. Com essa ideia criou o jardim de infância, destinado aos menores de 8 anos.

CONCLUSÃO: transformação em Cristo gera transformação de comportamento e atitudes. Onésimo foi transformado pelo Evangelho pregado por Paulo, que fez dele um servo útil e um irmão amado.

APLICAÇÃO: pare e pense em quais áreas da sua vida precisam passar por transformação.

 

IMPORTANTE NOTÍCIA PARA

VOCÊ PASTOR, LÍDER, E CRISTÃO:

OS LINKS ABAIXO CONTEM INFORMAÇÕES ACERCA DE MATERIAIS TEOLOGICOS, CURSOS TEOLOGICOS, ESPECIALIZAÇOES EAD, LINKS DE APOSTILAS, ESTUDOS BÍBLICOS E BIBLIOTECAS DIGITAIS.
Estes materiais podem ser usados por pastores, estudantes, pequenos grupos, Escolhas bíblicas, etc….
—————————————
Link 01: Pagina de estudos biblicos para Escola, sermões, cursos EAD etc (mais de 10.000.000 milhões de acessos): https://pastorjosiasmoura.com/

Link 02: Bibliotecas digitais em Cds: http://setebras.com/bibliotecas-digitais.html

Link 03: Central de Apoio ao Estudante de teologia. https://pastorjosiasmoura.com/central-de-apoio-ao-estudante-de-teologia-2/

Link 04: Grupo de Estudos biblicos e divulgações cristãs no facebook: (mais de 20.000 membros inscritos) : https://www.facebook.com/groups/josiasmoura/

Link 05. Loja on line do Pr Josias Moura: http://setebras.com/loja.html

CURSOS TEOLOGICOS E DE ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA DO SETEBRAS – SEMINÁRIO TEOLÓGICO BRASILEIRO:
1)CURSO EAD DE TEOLOGIA BASICA.
2)ESPECIALIZAÇÃO EM MISSÕES E EVANGELISMO.
3)CURSO DE FORMAÇÃO DE MINISTROS DE LOUVOR E ADORAÇÃO.
4)ESPECIALIZAÇÃO EM ACONSELHAMENTO E CAPELANIA.
5)ESPECIALIZAÇÃO EM HERMENEUTICA BIBLICA.
6)ESPECIALIZAÇÃO EM APOLOGETICA E DEFESA DA FÉ.
Acesse nossa página, para ter mais informações sobre todos estes cursos: http://setebras.com/

Que Deus abençoe a todos vocês.

Pr. Josias Moura de Menezes.
Site: https://pastorjosiasmoura.com/
Whatsapp para informações: (83) 98780-9208

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s