Encontro de homens, mulheres e jovens. Estudo: O PODER DO LOUVOR EM COMUNIDADE

O PODER DO LOUVOR EM COMUNIDADE

REFERÊNCIA BÍBLICA: “A minha alma se alegrará no Senhor; alegrar-se-á na Sua salvação. Todos os meus ossos dirão: Senhor, quem é como Tu, que livras o pobre daquele que é mais forte do que ele? Sim, o pobre e o necessitado daquele que o rouba […]. Mas eles com a minha adversidade se alegravam e se congregavam; os abjetos se congregavam contra mim, e eu não o sabia; rasgavam-me, e não cessavam. Com hipócritas zombadores nas festas, rangiam os dentes contra mim. Senhor, até quando verás isto? Resgata a minha alma das suas assolações, e a minha predileta dos leões. Louvar-Te-ei na grande congregação; entre muitíssimo povo Te celebrarei” (Salmos 35.9-10,15-18).

EXPOSIÇÃO DO TEXTO: o Salmo 35, como tantos outros, foi produzido em momento de grande angústia do salmista, mostrando o reconhecimento da sua incapacidade diante do inimigo e o clamor pela ajuda de Deus. A essência dessa oração de Davi é a fé no auxílio celestial e a certeza do livramento.

DISCUSSÃO

1- Quais são os tipos de reunião apresentados no Salmo 35?

2- Como podemos evitar que a nossa separação dos zombadores não se torne uma forma de alienação?

OBJETIVO: demonstrar o valor da comunhão cristã e do louvor congregacional.

CONTEXTO: o Salmo 35 cita dois tipos de congregação: a primeira, dos zombadores; a segunda, dos servos de Deus. Cabe a cada um de nós escolher a que grupo pertencer. Não é apenas uma questão de comparecer a determinado local, embora esse aspecto também seja importante, mas o principal é saber qual é a comunidade que nos atrai devido à natureza que nos domina. Davi não participava da reunião dos escarnecedores, mas seu coração desejava reunir-se com aqueles que servem e louvam ao Senhor. A Palavra de Deus nos incentiva a congregar (Salmos 133.1; Hb 10.25). O individualismo não é uma atitude sábia (Pv 18.1).

REUNIÃO, UNIÃO E UNIDADE: a reunião é importante, pois na companhia dos irmãos encontramos ajuda, apoio e orientação. Podemos compartilhar nossos problemas, experiências e vitórias que servirão como estímulo para outros. Porém a união é mais do que estarmos juntos, é um compromisso. Até o joio pode reunir-se com o trigo, mas jamais estará unido a ele. A Igreja de Jesus não é como um ônibus lotado, em que as pessoas se ajuntam por acaso. A Igreja é a comunidade dos salvos, cujo compromisso com Cristo nos faz também comprometidos uns com os outros. Isso vai além dos limites da reunião. A unidade, porém, é mais do que união, é ser um só (João 17.21). Esse é o propósito de Deus para nós na qualidade de Igreja, Noiva singular do Senhor Jesus.

O LOUVOR CONGREGACIONAL: um dos principais motivos das nossas reuniões é o louvor. “Cantai ao Senhor um cântico novo, e o Seu louvor na congregação dos santos” (Salmos 149.1). Deus instruiu Israel a reunir-se para festejar e alegrar-se em Sua presença. As festas judaicas, Páscoa, Pentecoste e Tabernáculos eram oportunidades de alegria e louvor, sendo o templo o principal lugar de tais manifestações. Percebemos, portanto, que é desejo de Deus que nos reunamos para louvá-Lo, como está escrito: “Tu és Santo, entronizado entre os louvores de Israel” (Salmos 22.3). Da mesma forma, a Igreja foi instruída a reunir-se para glorificar o nome do Senhor: “Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração” (Ef 5.19).

CONCLUSÃO: existem tantas coisas, boas ou más, que podem servir como motivo de alegria, ainda que passageira, mas o salmista disse: “Alegrei-me quando me disseram, vamos à casa do Senhor” (Sl 122.1). O que nos alegra revela o nosso caráter. O salmo 35 mostra que o perverso se alegra com o mal, mas o servo de Deus alegra-se em Sua presença, ainda que as circunstâncias sejam desfavoráveis. Quando nos regozijamos diante do Senhor, em louvor e adoração, Ele Se encarrega de enfrentar o inimigo por nós.

APLICAÇÃO: substitua as reclamações pelo louvor. Ainda que você esteja vivendo situações difíceis, alegre-se por ter o seu nome escrito no Livro da Vida (Lc 10.20).

QUER FAZER UM CURSO TEOLÓGICO OU DE CAPACITAÇÃO EM LIDERANÇA CRISTÃ? ASSISTA AGORA NOSSAS AULAS GRATUITAMENTE.

Caso você deseje fazer um curso a distância em nosso seminário, estamos disponibilizando a oportunidade de assistir gratuitamente qualquer uma das nossas aulas nos links abaixo.

Se você desejar se matricular em qualquer um dos dos nossos cursos, entre em nosso site, e na página do curso desejado preencha a sua ficha de matricula.

CURSO DE TEOLOGIA BÁSICA. ASSISTIR AULA DO MÓDULO 01: http://setebras.com/01.-bibliologia—visao-panoramica-e-aspectos-gerais-da-biblia.html

CURSO DE MISSÕES E EVANGELISMO. ASSISTIR AULA DO MODULO 01: http://setebras.com/modulo01missoeseevangelismo.php

CURSO DE ACONSELHAMENTO E CAPELÂNIA. ASSISTIR AULA DO MODULO 01: http://setebras.com/modulo01aconselhamento.php

CURSO DE LOUVOR E ADORAÇÃO. ASSISTIR AULA DO MODULO 01 E 02: http://setebras.com/modulo-01-modulo-02.php

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HERMENEUTICA. ASSISTIR AULA DO MODULO 01: http://setebras.com/modulo01hermeneutica.php

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM APOLOGÉTICA. ASSISTIR AULAS: http://setebras.com/aulas-de-apolegetica.html

ATENCIOSAMENTE.
PR JOSIAS MOURA
COORDENADOR.
WHATSAP: (83) 98780-9208
SITE: http://setebras.com/

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s