Estudo para o encontro de homens, mulheres e jovens nas quintas feiras, às 19.30hs, da Igreja Betel Brasileiro Geisel. Tema: Hoje é dia de lembrarmos de Deus

Hoje é o dia de lembrarmos de Deus

Eclesiastes 12.1

INTRODUÇÃO

Salomão foi um sábio observador da vida. Em tudo, e em todos, ele encontrava razão para refletir sobre a vida de modo geral (1.14), e na conclusão do livro de Eclesiastes ele resume em poucas palavras o que realmente importa na vida de todo ser humano, veja: “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: “Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem” (12.13). Temer a Deus é o mesmo que reconhecer a Sua soberania e procurar obedecer a Sua expressa vontade que nos é revelada nas Escrituras.

PROPOSIÇÃO: Para nos relacionarmos com Deus, primeiro precisamos lembrar Dele.

I– QUANDO DEVEMOS LEMBRAR DE DEUS?

O mesmo texto em uma linguagem mais acessível diz: “Não deixe o entusiasmo da mocidade fazer com que você esqueça o seu Criador. Honre a Deus enquanto você é jovem, antes que os dias maus cheguem, quando você não vai mais ter alegria de viver” (B V). O Espírito Santo está dizendo, por meio desse texto, que precisamos lembrar de Deus enquanto temos vigor físico e disposição de servi-lo.

O autor da carta aos Hebreus declarou que o tempo de lembrarmos de Deus é hoje, agora: “Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração” (3.7,8). A Bíblia também diz que quem é de Deus ouve a sua Palavra (veja João 8.47). Deus tem falado, pela Palavra, por Seus ministros, pelas circunstâncias, pelo seu Espírito em nosso coração etc., será que estamos conseguindo discernir a Sua voz em meio a tantas vozes que há no mundo? Veja Lucas 6.47.

Tem pessoa que só se lembra de Deus nos momentos de festividades religiosas (por exemplo: Natal), ou quando se depara com situações extremas como a morte (feriado de finados), sinistros diversos (acidente, assalto etc.), ataques demoníacos e coisas semelhantes a estas. Seja na dor seja na alegria, devemos nos lembrar de Deus no sentido de colocar nossa vida espiritual em ordem.

II- POR QUE DEVEMOS LEMBRAR DE DEUS?

A principal razão para lembrarmos de Deus vem pelo fato de que Ele nos ama e pensa em nós o tempo todo. Sobre isso o profeta declarou: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor: pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais” (Jr 29.11). Devemos sempre lembrar de Deus porque Ele conhece o futuro e deseja nos orientar em um caminho seguro que nos conduzirá em segurança à vitória e à salvação eterna. Se fizermos Dele o nosso guia e comandante em chefe, nunca pereceremos em nossa jornada. -A bem da verdade, uma vida sem a presença de Deus produz toda sorte de sentimentos ruins e inconsoláveis como: a amargura, o desespero, a insegurança, a solidão etc. Em decorrência disso, o salmista aponta várias razões pelas quais devemos nos lembrar de Deus e dentre elas destacamos uma: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações” (SI 46.1).

Porque a existência humana continua para além da morte física: “…e o pó volte à terra, como era, e o espírito volte a Deus, que o deu” (12.7), ou seja, no ato da morte encerra-se qualquer oportunidade de arrependimento e salvação {veja Hebreus 7.27), pois a partir daí estamos sob os cuidados de Deus. É verdade que o Senhor pode permitir que tenhamos uma dificuldade qualquer, uma espécie de “pedra no sapato”, por exemplo, a saúde debilitada (Paulo padecia de algum mal, que de alguma forma o inibia de ser destruído pela soberba; veja 2Coríntios 12.7) para nunca esquecermos de quem é que está no comando das coisas.

III- O QUE ACONTECERÁ SE DEUS NUNCA FIZER PARTE DE NOSSA VIDA?

Na Bíblia, está previsto uma prestação de contas escatológica, por exemplo, no versículo 14 do texto em estudo observamos essa verdade nos seguintes termos: “Porque Deus há de trazer ajuizo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más”. Em outras palavras, tudo que fizermos até a nossa morte, será registrado em um livro e um dia esse livro será aberto e nós seremos julgados segundo o que nele estiver anotado {veja Apocalipse 20.12).

Se lembrarmos de Deus antes de nossa morte, teremos nossos nomes escritos no livro da Vida do Cordeiro {veja Apocalipse 13.8) e essa condição nos dará salvo-conduto no dia do juízo final: “E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo” (Ap 20.15). A inscrição nesse maravilhoso livro nos dá a cidadania celestial.

-Além do que já foi dito, a vida sem Deus é vazia de conteúdo e propósito, pois o homem foi criado para Deus, e somente Ele preenche o seu vazio existencial. De fato, sem Deus o homem não pode realmente viver. Sobre isto Salomão afirmou o seguinte: “pois, separado deste (de Deus), quem pode comer ou quem pode alegrar-se?” (Ec 2.25). Ele é a razão ou o motivo da nossa existência, e o Seu amor nos é plenamente revelado na pessoa e obra de seu Unigênito Filho Jesus Cristo (veja João 3.16).

CONCLUSÃO

O que realmente significa lembrar de Deus? Será que é participando de atividades religiosas como: o Natal, a Páscoa, finados etc., ou reconhecendo nossos pecados e desgraça espiritual? (veja Romanos 3.23; 6.23). A Bíblia diz: “Atenção! Eu tenho permanecido à porta e estou batendo constantemente. Se alguém me ouvir chamá-lo e abrir a porta, eu entrarei e farei companhia a ele, e ele a mim” (Ap 3.20; BV). Quem dá ouvidos aos inúmeros chamados de Deus (por exemplo: ao arrependimento) está lembrando Dele.

Fonte: https://pastorjosiasmoura.com/

One thought on “Estudo para o encontro de homens, mulheres e jovens nas quintas feiras, às 19.30hs, da Igreja Betel Brasileiro Geisel. Tema: Hoje é dia de lembrarmos de Deus

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s