Estudo Bíblico para a EBD da Igreja Betel Geisel. Tema: O poder da esperança

O poder da esperança

Eclesiastes 9.4

INTRODUÇÃO

O mundo está repleto de desesperança. O número de separações conjugais, filhos abandonados, perdidos e de dependentes químicos cresce a cada dia e a razão disso é o desespero no mais alto grau, causado pela ausência de Deus nos corações. Os telejornais da noite apresentam matérias que revelam uma sociedade agonizante e sem perspectivas. Diante desse quadro desolador, devemos voltar nossa atenção para Deus e para o que Ele nos promete em Sua palavra (veja 2Coríntios 4.8,9). Em Cristo, a esperança renasce com força total.

PROPOSIÇÃO: Deus é a nossa fonte de esperança.

I- O QUE É A VERDADEIRA ESPERANÇA?

O Dicionário Aurélio define a palavra esperança nos seguintes termos: “Ato de se esperar o que se deseja; expectativa, espera; fé, confiança em conseguir o que se deseja”. Já o antônimo de esperança é: “aflição extrema; desânimo, desalento”. Existem adágios e ou pensamentos que exaltam ou menosprezam a esperança, por exemplo: “a esperança é a última que morre – mas morre”; “a esperança é um empréstimo que se pede à felicidade” (Rivarol); “Os pobres têm o segredo da esperança” (Bemanos); “Quem tem algo por que viver é capaz de suportar qualquer ‘como’” (Nietzsche).

O conceito bíblico de esperança (elpis) está baseado no fato da obra redentora de Cristo no Calvário (veja ITimóteo 1.1). Por Sua morte e ressurreição, Jesus Cristo garantiu a vida eterna para todos aqueles que nele crê (João 11.25,26). Nesse caso, podemos alimentar uma expectativa confiante, ou aguardar com alegria a bem-aventurada promessa de vivermos etemamente com Cristo na glória celestial. Para o cristão praticante, a esperança plantada em seu coração é como uma “…âncora da alma, segura e firme” (Hb 6.18,19).

II- SINAIS NÍTIDOS DO DESESPERO.

O desespero surge quando situações difíceis nos assaltam, sem que tenhamos controle algum sobre elas, por exemplo: desemprego, contas atrasadas, falta de gêneros de primeira necessidade (alimento, roupa, abrigo etc.), abandono de amigos ou familiares, saúde precária, avisos de más notícias (por exemplo: diagnóstico médico de câncer), morte de pessoas próximas etc.

Não é difícil notar uma pessoa desesperada, pois isso fica estampado no seu semblante ou no seu modo de agir (ansiedade, ações ilógicas etc.). O rosto demonstra sinais de abatimento (tristeza, desânimo, desejo de largar tudo), as lágrimas são abundantes (as emoções ficam à flor da pele), perda de apetite e de fazer outras coisas básicas: tomar banho, escovar os dentes, vestir roupas limpas etc.

Os hospitais e clínicas psiquiátricas estão cheios de pessoas desesperadas. Países desenvolvidos como o Japão, a Suécia batem recordes de suicídios, sobretudo entre os jovens. O patriarca Jó em sua profunda tribulação faz uma declaração que revela o desespero no seu apogeu: “Acaso,

pensais em reprovar as minhas palavras, ditas por um desesperado ao vento?” (6.26). Devemos notar que em um único dia Jó perdeu tudo, família, recursos, amigos, saúde etc.

III- EM DEUS, NOSSA ESPERANÇA SE RENOVA CONTINUAMENTE.

É verdade que às vezes temos a sensação de que Deus nos abandonou ou de que estamos entregues à nossa própria sorte. Davi também experimentou isso em alguns momentos de sua vida; veja: “Digo a Deus, minha rocha: por que te olvidaste de mim?” (SI 42.9); “Por que. Senhor, te conservas longe? E te escondes nas horas de tribulação?” (SI 10.1). Ninguém esta isento dessas aparentes ausências de Deus, na verdade Ele permite isso para percebermos as nossas limitações e buscarmos pelo Seu socorro (veja Salmos 103.13,14; 109.26).

Há três palavras consideradas as mais importantes no cristianismo: Amor, fé e esperança (veja I Coríntios 13.13). Na verdade, uma deriva da outra e todas se originam em Deus. Paulo afirma que é “…o Deus da esperança” que nos faz ser “ricos de esperança” (Rm 15.13). Com Deus existe o “ainda”, veja: “Por que estás abatida, ó minha alma? (…) Espera em Deus, pois ainda o louvarei” (SI 42.11). Neste caso, o “ainda” equivale a que nem tudo está perdido; há uma chance; Deus é maior etc.

Lançamos mão da vitória, da “volta por cima”, de uma nova oportunidade, mesmo em meio ao desespero, nos agarrando em Deus pela fé em Cristo, pois Ele é a nossa esperança (veja 1 Timóteo 1.1). Com Cristo, nossa paciência é renovada, obtemos novas forças e confiança para continuar lutando até a completa vitória. Jeremias sabia disso e escreveu: “Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca” (Lm 3.25).

CONCLUSÃO

A fé é o antídoto para o veneno do desespero, pois ela nos dá forças para suportar a tribulação e para confiarmos no socorro divino. O autor do livro de Hebreus definiu fé nos seguintes termos: “…a certeza de coisas que se esperam” (Hb 11.1). Pela fé em Cristo, nosso ânimo (coragem, força) se renova para continuarmos na lida sem fraquejar ou voltar atrás (veja João 16.33), pois Deus é fiel. V. Raymond Edman certa vez disse o seguinte: “Nunca duvide na escuridão do que Deus lhe disse na luz”.

FONTE: https://pastorjosiasmoura.com/

curso-de-teologia-semi-presencial

ATENÇÃO: AVISAMOS A TODOS QUE MORAM EM JOÃO PESSOA, QUE NO DIA 05 DE ABRIL, COMEÇARÁ NA IGREJA BETEL BRASILEIRO UM CURSO DE TEOLOGIA BÁSICA. ESTA SERÁ UMA OPORTUNIDADE ÚNICA PARA FAZER UM CURSO TEOLÓGICO COM PREÇO ACESSIVEL.

PÚBLICO ALVO: Lideres, Pastores e missionários, e cristãos em geral que desejam adquirir mais conhecimento da palavra.

MENSALIDADE: R$ 50,00

DATA DO INÍCIO: Quarta feira, dia 05/04/2017, a partir das 19.30hs.

TEMPO: 1 ano e 4 meses com CERTIFICADO DO SEMINÁRIO TEOLÓGICO BRASILEIRO (SETEBRAS)

AULAS: PRESENCIAIS COM PROFESSORES QUALIFICADOS E USO DE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PELA INTERNET.

COMO FAZER SUA MATRÍCULA: 1)Pegando a ficha de matrícula na Igreja Betel Geisel, 2)Ou pelo site no endereço: http://setebras.hospedanet.org/curso-de-teologia-semi-presencial.html

Pr Josias Moura
Coordenador do Curso

 

 

One thought on “Estudo Bíblico para a EBD da Igreja Betel Geisel. Tema: O poder da esperança

  1. pastor estou pressisando de um estudo sobre jaco osenhor poderia me ajudar por fafor se posiveu fo eu agradesso fica na paz

    ________________________________

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s