Estudo para Encontro de homens, mulheres e jovens. Tema: O milagre da multiplicação

O  milagre da multiplicação

2Reis4.1-7

INTRODUÇÃO

Um milagre é algo que não acontece corriqueiramente, mas é esporádico e acontece somente quando Deus intervém. Milagre é o mesmo que um acontecimento sobrenatural, que coloca em evidência o poder e a presença de Deus. Jesus Cristo realizou o Seu ministério terreno permeado de milagres (veja João 21.25), e em certa ocasião declarou que quando isso ocorre, trata-se de uma manifestação das obras de Deus (João 9.3). Em outras palavras, Deus não realiza nenhum ‘sinal’, ‘obra poderosa’, ‘maravilha’ por exibicionismo ou coisa parecida. Seu propósito na realização de um milagre nem sempre é conhecido, mas indiscutivelmente é sempre bom (Romanos 8.28).

No milagre da multiplicação do azeite de uma viúva, aprendemos a lição de que o desespero vai embora no exato momento em que decidimos entregar a Deus o controle e o destino da nossa vida, pois a partir daí tudo muda para melhor.

PROPOSIÇÃO: O milagre de Deus em nossa vida financeira tem lugar quando obedecemos à Sua Palavra.

I- POR QUE NOS SOBREVÊM OS CONTRATEMPOS DESAGRADÁVEIS?

As coisas ruins acontecem o tempo todo, e Jesus nos adverte sobre isso nos seguintes termos: “…basta ao dia o seu próprio mal” (Mt 6.34; Jo 16.33). Infelizmente, não podemos explicar com 100% de acerto, por que às vezes somos assaltados por situações embaraçosas, tristes e calamitosas (veja I Samuel 30.1-6). Em não poucos casos, a tragédia tem lugar por conta de nossa desobediência – algumas vezes deliberada – da Lei de Deus (Deuteronômio 28.15-68), em outros, podemos estar sob prova, como ocorreu com Abraão e Jó (Gênesis 22.1; Salmo 11.5).

Quando o problema está na área financeira, a sentença de Deus, do tipo: “O Senhor mandará sobre ti a maldição, a confusão e a ameaça em tudo quanto empreenderes, até que sejas destruído e repentinamente pereças, por causa da maldade das tuas obras, com que me abandonaste” (Dt. 28.20), pode vir em decorrência do nosso desleixo ou teimosia em descumprir as regras da nossa mordomia – devolução dos dízimos e ofertas alçadas (Malaquias 3.6-10).

O texto em estudo faz referência ao milagre da multiplicação do azeite de uma viúva, que havia sido esposa de um discípulo de profeta – talvez um auxiliar ou um aprendiz da escola de profetas que provavelmente era mantida por Elias e posteriormente por Eliseu (veja 2 Reis 2:3,15)- e que, após a morte deste, se viu em apuros para criar os filhos e tocar a vida. Nos dias atuais, a história se repete, quando ainda há pastores e missionários sem o mínimo de estrutura financeira para fazer a obra de Deus – o que lamentavelmente contraria a Palavra do Senhor (1 Timóteo 5.17,18; Gálatas6.6).

II- O POUCO QUE TEMOS, NAS MÃOS DE DEUS SE TORNA EM MUITO!

A solução humana para o caso da pobre viúva seria a venda de seus dois filhos no mercado de escravos (v. 1), a fim de quitar a dívida. Não havería perdão, nem ao menos um parcelamento prolongado, isto porque a lei permitia esse tipo de ajuste de contas (veja Êxodo 21.2,7). Que triste realidade, pois ninguém se importava com a trágica história daquela mulher. A parábola do bom samaritano comprova que somente pessoas cheias do amor de Deus possuem a disposição de ajudar aos que sofrem.

Mas em vez de chorar, lamentar a vida e acusar a Deus, ela resolveu buscar o Seu auxílio. Ao procurar o profeta Eliseu (v. 1), ela esperava uma solução divina. A saída veio por meio de um desafio de fé, pois a mulher deveria tomar emprestado o tanto de vasilhas vazias que conseguisse, logo em seguida deveria fechar as portas de sua casa, para que o milagre tivesse início. As “vasilhas vazias” representam a nossa necessidade, o “azeite” da botija original é símbolo da nossa obediência e fé na Palavra de Deus (que nos instrui), o somatório de tudo isso é o milagre de Deus.

Deus é e sempre será fiel, por isso Ele não desampara o justo ou a sua descendência (veja Salmo 37.25). A viúva testificou que seu marido era um crente fiel: “…e tu sabes que ele temia ao Senhor…” (v. 1). O profeta perguntou à viúva o que ela possuía em casa além das dívidas, e a mulher respondeu: “…uma botija de azeite” (v. 2). Essa botija seria o ponto de partida. O pouco com a bênção de Deus se toma muito, foi assim no milagre da multiplicação dos pães (veja João 6.1 -14), e assim sempre será (Eclesiastes 11.1), pois isso é regra, lei, princípio espiritual.

Precisamos entender que uma lei do Reino de Deus funciona em qualquer tempo e lugar. Note o exemplo da viúva de Sarepta, primeiro ela teve de atender ao homem de Deus – e isto fala da dependência de Deus, é a fé em ação – para só então receber do melhor e do abundante favor divino (veja I Reis 17.13,14). O caso da viúva de Sarepta é um desafio à nossa fé, que tem tudo a ver com o compromisso de que sempre devemos ter como prioridade os interesses do Reino de Deus (Mateus 6.33).

CONCLUSÃO

Várias são as lições morais e espirituais que extraímos do milagre em análise. A primeira delas vem pela certeza de que sempre haverá abundância de suprimento quando Deus intervém. A segunda nos revela que nem todos estão prontos para verem ou receberem um milagre divino (veja Lucas 8.51). A terceira lição indica que Deus não está interessado em encher nossos bolsos afim de satisfazermos caprichos ou para esbanjarmos com trivialidades. Finalmente, é a Sua vontade suprir cada necessidade que tivermos, o que ocorrerá, se aprendermos a depender Dele, obedecendo à lei do “dar e receber”, citada por Paulo aos fiéis da igreja de Filipos (Filipenses 4.15-19).

Fonte: https://pastorjosiasmoura.com/

 

ATENÇÃO AO AVISO ABAIXO:

curso-de-teologia-semi-presencial

OPORTUNIDADE ÚNICA DE CURSO DE TEOLOGIA BÁSICA EM JOÃO PESSOA

Curso para cristãos, lideres de igrejas, pastores e missionários.

Se você deseja participar deste curso, faça aqui mesmo sua matrícula no link que disponibilizamos abaixo. Temos poucas vagas disponíveis.
—————————————–

MENSALIDADE: R$ 50,00

DATA DO INÍCIO: 05/04/2017

TEMPO: 1 ano E 4 meses com CERTIFICADO DO SEMINÁRIO TEOLÓGICO BRASILEIRO (SETEBRAS)

AULAS: PRESENCIAIS COM PROFESSORES QUALIFICADOS E USO DE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PELA INTERNET.

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA MATRICULA E OBTER INFORMAÇÕES: http://setebras.hospedanet.org/curso-de-teologia-semi-presencial.html

Pr Josias Moura
Coordenador do curso.
—————————————–

Anúncios

One thought on “Estudo para Encontro de homens, mulheres e jovens. Tema: O milagre da multiplicação

  1. Com muita paz presbitero

    Escrevo apenas para agradecer as publicações que recebo esclarecendo-me sobre os Livros capítulos e verciculos dá bíblia obrigada

    Muita paz Berta desde Angola ________________________________________

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s