Sermão: O valor espiritual da Santa Ceia

O valor espiritual da Santa Ceia

Lucas 22.7-20

7 Chegou o dia da Festa dos Pães Asmos, em que importava comemorar a Páscoa. 8 Jesus, pois, enviou Pedro e João, dizendo: Ide preparar-nos a Páscoa para que a comamos. 9 Eles lhe perguntaram: Onde queres que a preparemos?
 10 Então, lhes explicou Jesus: Ao entrardes na cidade, encontrareis um homem com um cântaro de água; segui-o até à casa em que ele entrar 11 e dizei ao dono da casa: O Mestre manda perguntar-te: Onde é o aposento no qual hei de comer a Páscoa com os meus discípulos? 12 Ele vos mostrará um espaçoso cenáculo mobilado; ali fazei os preparativos.
 13 E, indo, tudo encontraram como Jesus lhes dissera e prepararam a Páscoa.

 14 Chegada a hora, pôs-se Jesus à mesa, e com ele os apóstolos. 15 E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento. 16 Pois vos digo que nunca mais a comerei, até que ela se cumpra no reino de Deus. 17 E, tomando um cálice, havendo dado graças, disse: Recebei e reparti entre vós; 18 pois vos digo que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus.
 19 E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. 20 Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.

Introdução

Celebramos a Ceia do Senhor todos os meses, mas não podemos nos acomodar a isso e deixar que este momento passe como uma atividade comum. É preciso refletir e entender o significado da Santa Ceia “pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si” (I Coríntios 11.29).

Jesus deixou a ordenança de celebrar a ceia e ele mesmo fez isso para ensinar aos seus discípulos como deveriam dar continuidade a este propósito. Podemos saber a maneira correta de ministrar ou participar da Ceia vendo o exemplo de como o Senhor Jesus fez.

Este texto nos mostra princípios sobre o significado da ceia para nós, e de como dEla devemos participar e celebrar.

1-PREPARAÇÃO > Jesus nos convida a  prepararação: v.8,9

8 Jesus, pois, enviou Pedro e João, dizendo: Ide preparar-nos a Páscoa para que a comamos. 9 Eles lhe perguntaram: Onde queres que a preparemos?

Jesus mandou os discípulos prepararem a Ceia. Isso mostra que a Ceia deve ser preparada e de acordo com a vontade de Deus. Como discípulos de Jesus, o Senhor nos ordena preparar a Santa Ceia como Igreja e principalmente em nossa vida espiritual.

De forma semelhante, não podemos participar da Santa Ceia sem nos preparar: “por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor” (I Coríntios 11.27).

Por isso é indispensável refletir sobre a própria vida (I Coríntios 11.28 e 31), estar em comunhão com Deus, com sua Igreja e pedir perdão pelos pecados antes de ceiar (I João 1.9).

Você tem se preparado para a Ceia do Senhor? Prepare-se para participar do maior banquete do mundo!

2-CONHECIMENTO > Deus sabe todas as coisas a respeito de nós: v.10-12

10 Então, lhes explicou Jesus: Ao entrardes na cidade, encontrareis um homem com um cântaro de água; segui-o até à casa em que ele entrar 11 e dizei ao dono da casa: O Mestre manda perguntar-te: Onde é o aposento no qual hei de comer a Páscoa com os meus discípulos? 12 Ele vos mostrará um espaçoso cenáculo mobilado; ali fazei os preparativos.

Jesus mandou os discípulos entrarem na cidade e encontrariam um homem com um cântaro de água que deveriam seguir até a casa que entrasse, então deveriam procurar o dono da casa e pedir para celebrar a ceia ali. O homem mostraria o lugar adequado, mas os discípulos deveriam preparar tudo.

Jesus conhecia a cada um e sabia que Judas seria o traidor e mesmo assim partilhou a ceia com ele como um ato de compaixão por sua vida (Lucas 22.21-23). Ele mostrou sua Divindade e Onisciência. Jesus nos ama mesmo conhecendo nossos erros.

Ao participarmos da Ceia do Senhor devemos entender que Jesus sabe de todas as coisas, conhece nossas fraquezas e dificuldades.

E Sabendo que Ele conhece tudo em nós, hajamos com verdade de coração em sua presença. Diante do Senhor nossas máscaras são inúteis e incapazes de esconder qualquer coisa a nosso respeito.

3-OBEDIÊNCIA > Quando obedecemos tudo dá certo: v.13

13 E, indo, tudo encontraram como Jesus lhes dissera e prepararam a Páscoa.

Os discípulos fizeram tudo como Jesus ordenou, por isso deu tudo certo. Entraram na cidade, viram um homem andando com um cântaro de água, o seguiram e bateram na porta onde entrou pedindo ao dono da casa autorização para cear ali e este lhes mostrou um cenáculo espaçoso e mobiliado.

Para que sejamos bem sucedidos é preciso obedecer a Jesus. Muitas coisas dão errado em em nossas vidas, porque não obedecemos ao que Jesus manda.

Muitas pessoas dizem que “se Deus abençoar farei isto ou aquilo”. Não devemos impor condições a Deus, não devemos barganhar com Ele. A Obediência a Deus não deve ser condicionada ao que Ele pode dar ou fazer por nós.

Quando estivermos dispostos a obedecer a Deus, então compreenderemos melhor o sentido da oração do Pai Nosso: “Venha a nós o teu reino, seja feita a tua vontade.

Quando estivermos dispostos a obedecer também estaremos dispostos a buscar o reino, como Jesus nos ensina:  “….buscai, pois, em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça” e depois “todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6.33).

Na vida de muitos há uma inversão de prioridades: Muitos buscam as coisas do reino em vez do reino. E assim deixam de viver sob o governo do rei do reino. E como consequência perdem os privilégios e honram concedidos pelo rei.

Obedeça ao rei do reino, o Senhor Deus que é soberano, e tudo dará certo!

4-PRESENÇA > Jesus deseja estar conosco: v.14,15

14 Chegada a hora, pôs-se Jesus à mesa, e com ele os apóstolos. 15 E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento.

Ao iniciar a ceia, o Senhor Jesus disse que estava ansioso para estar junto com seus discípulos antes de sua morte. O desejo de Jesus era estar com seus discípulos ceando como sinal de comunhão.

A Santa Ceia é um momento em que Jesus se faz presente, não em corpo nem materializado no pão, mas em Espírito. A Ceia não pode ser celebrada sem a presença de Jesus, ou seja, deve ser um momento cristocêntrico, onde Jesus seja o maioral e o principal em tudo.

Outra coisa importante é que Jesus quis celebrar “antes do seu sofrimento” ensinando que a Santa Ceia é um momento de preparação para vencer as lutas. Como um alimento espiritual que nos fortalece. Na Ceia devemos invocar a presença de Jesus através do Espírito Santo e buscar forças para as dificuldades que enfrentamos no dia a dia.

Você tem desejado ceiar com Jesus? Jesus quer estar com você e te fortalecer para a vitória!

5-PROPÓSITO > Evidenciar gratidão e Comunhão: v.17

17 E, tomando um cálice, havendo dado graças, disse: Recebei e reparti entre vós;

Jesus quis passar seus últimos momentos com seus discípulos, pois seria um tempo para concluir seu ministério e marcar definitivamente a vida daqueles homens. E assim sentaram-se juntos e comeram do mesmo pão bebendo do mesmo cálice.

A Santa Ceia é um momento de: Gratidão pois deram graças(“havendo dado graças”). E Comunhão (“reparti entre vós”).

Quando ceiamos devemos ter o coração grato a Deus pela salvação em Cristo e também de compartilhar o que Deus nos tem dado entre os irmãos.

Por meio da comunhão cada um deve sentir-se parte do corpo de Cristo: porque “o cálice da bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo?”  (I Coríntios 10.16). A Ceia não é um ritual qualquer, mas um símbolo de comunhão e amor entre os irmãos.

Você está em comunhão? Seja grato e reconcilie-se com os irmãos!

6-Restauração: Renovar a Aliança: v.19,20

19 E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. 20 Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.

Quando ceamos, Deus nos faz lembrar que fazer parte de uma aliança que temos com Ele. E assim devemos renovar dentro de nossos corações a convicção de que esta aliança não será nunca quebrada.

Nunca esqueçamos que o corpo e o sangue de Jesus foram vertidos por nós. Assim como Jesus entregou sua vida totalmente, também devemos nos entregar a Ele sem restrições. As últimas palavras do Senhor Jesus foram “Está consumado!” (João 19.30) mostrando que Ele já fez tudo por nós. Agora é tempo de nós fazermos a vontade de Deus.

Naquele momento Jesus estava comendo pão e bebendo vinho com seus discípulos e falando de seu corpo e sangue, mas só entenderam isso de fato depois de sua morte na cruz. Hoje, como discípulos de Jesus, podemos entender o objetivo da Santa Ceia.

Nas palavras de Jesus a Santa Ceia é uma:

         – LEMBRANÇA: “fazei isto em memória de mim”

         -ALIANÇA: “nova aliança no meu sangue”

Quando ceamos lembramos o que Jesus fez por nós e reafirmamos nosso compromisso com Deus. A Aliança de Jesus conosco é eterna e imutável (Hebreus 13.20), mas nós precisamos sempre renovar nosso compromisso com Deus a cada dia.

Você falhou em seu compromisso com Deus? Santa Ceia é uma oportunidade de renovar sua Aliança com Jesus!

CONCLUSÃO

O apóstolo Paulo lamentou que em Corinto, as pessoas não se preparavam para o momento da comunhão e por isso havia “muitos fracos e doentes e não poucos que dormem” (I Coríntios 11.27).

Não deixe que a Ceia seja um momento qualquer em sua vida. Aproveite este privilégio e responsabilidade que Jesus nos deixou preparando-se para este momento.

A Santa Ceia é bênção de Deus pra sua vida!

Pr Josias Moura

João Pessoa, 05.02.2017

Para Mais informações acesse: http://setebras.hospedanet.org/

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s