Estudo Bíblico para Encontro de Homens, mulheres e Jovens. Tema: Características de um Servo Bom e Fiel

 

Sermão pregado pelo Pr Josias Moura de Menezes no culto de celebração da Igreja do Betel Brasileiro Geisel

Características de um Servo Bom e Fiel

Texto: João 3:22-30

22 Depois disto Jesus e seus seguidores saíram de Jerusalém e ficaram juntos por algum tempo na Judéia, onde batizavam.  23 Por esse tempo João Batista ainda não estava na prisão. 24 Batizava em Enom, perto de Salim, porque ali havia bastante água.
 25 Um dia alguém começou uma discussão com alguns dos seguidores de João, dizendo que o batismo de Jesus era melhor. 26 Então ele vieram a João e disseram: “Mestre, o homem que o Senhor encontrou no outro lado do rio Jordão – Aquele que o Senhor disse que era o Messias – também está batizando, e todo mundo vai para lá, ao invés de vir para nós aqui”.
 27 João respondeu: “Deus no céu dá a cada homem o seu trabalho. 28 Meu trabalho é preparar o caminho para aquele Homem, para que todo mundo vá a Ele. Vocês mesmos sabem como eu já falei claramente que eu não era o Messias. Eu estou aqui para preparar o caminho para Ele – isso é tudo. 29 As multidões irão naturalmente atrás da atração principal – a noiva irá para onde o noivo está! Os amigos do noivo alegram-se com Ele. Eu sou o amigo do Noivo. e estou cheio de alegria com o sucesso dEle. 30 Ele deve tornar-Se cada vez maior, e eu devo diminuir cada vez mais.

Introdução

No início do ministério de Jesus, antes de ser preso, João continuou exercendo o seu ministério em paralelo; a mensagem de ambos era semelhante (arrependimento), ambos batizavam.

Aparentemente, os discípulos de João ficaram com ciúmes do sucesso de Jesus. Não é fácil perceber que outro ministério está crescendo mais do que aquele do qual você faz parte! João também tinha plena consciência do crescimento do ministério de Jesus. E mediante este acontecimento ele age com discernimento e humildade.

No entanto, Jesus disse mais adiante que João era o maior dentre os nascidos de mulher (Mt. 11.11). Podemos dizer que João foi um servo bom e fiel.

Na resposta de João ao questionamento de seus discípulos, vemos as características de um servo bom e fiel.

I.) O servo bom e fiel deve ter consciência de que só pode e deve receber o que lhe for dado por Deus – v. 27 (“… João respondeu: “Deus no céu dá a cada homem o seu trabalho.”).

Não queira nada que não lhe seja dado por Deus. Só receberemos (e só devemos receber) aquilo que Deus quiser nos dar, não devemos ‘forçar a barra’.

Se percebermos que algo não é da vontade de Deus para as nossas vidas temos de fugir de tal coisa. João tinha consciência da missão que havia recebido, e estava satisfeito com ela. Nós só podemos ser felizes quando nos contentarmos que o que temos recebido de Deus. Não queira mais do que Deus planeja lhe dar. A ambição tem sido o motivo da queda de muitos. O próprio Lucífer ambicionou mais do que Deus havia lhe dado. Ele queria a própria glória de Deus. E isto custou-lhe caro. E lhe fez perder sua posição de honra.

A uns, Deus deu 1 talento, a outros 2, e a outros 5. Você pode trabalhar esses talentos, mas deve ter consciência de que sempre haverá os que estão à nossa frente e os que estão atrás de nós. Não devemos nos depreciar e nem nos orgulhar e muito menos, menosprezar a nossos irmãos.

Temos forçado a barra para receber de Deus aquilo que Ele não tem planejado nos dar?

II.) O servo bom e fiel deve ter consciência de quem ele é no reino de Deus – v. 28 (“…Meu trabalho é preparar o caminho para aquele Homem, para que todo mundo vá a Ele. Vocês mesmos sabem como eu já falei claramente que eu não era o Messias. Eu estou aqui para preparar o caminho para Ele – isso é tudo.”)

João sabia que era o precursor do Messias, mas tinha consciência plena de que não era o Messias e não iludia ninguém quanto a isso. Muitos estão querendo ser mais do que de fato são, ou do que Deus determinou que sejam! Almejemos ser antes de tudo, servos. Esta é a melhor e mais honrosa posição no reino de Deus.

Ninguém tem todos os dons espirituais ou todas as habilidades! Devo reconhecer e exercer os dons que recebi, mas também devo reconhecer os dons que não possuo e incentivar aqueles que os têm a exercê-los. Nenhum líder tem todas as habilidades de liderança. Deve reconhecer as que tem e se cercar de pessoas que possuam as habilidades que ele não possui!

III.) O servo bom e fiel deve ter consciência de que o seu papel é cumprir bem a função ou a missão, que lhe foi confiada – v. 29,30 (“… As multidões irão naturalmente atrás da atração principal – a noiva irá para onde o noivo está! Os amigos do noivo alegram-se com Ele. Eu sou o amigo do Noivo. e estou cheio de alegria com o sucesso dEle.)”

Segundo as tradições judaicas antigas, era o amigo do noivo quem organizava e presidia um casamento na Judeia, mas no momento da cerimônia quem se destacava era o noivo. João havia cumprido bem a missão de “amigo do noivo”, de precursor do Messias. Ele diz: “Pois esta alegria já se cumpriu em mim”, ou seja, ele está satisfeito por ter se saído bem em sua missão. Temos cumprido bem a missão que Deus tem nos reservado? Temos servido a Deus de modo que o noivo da Igreja brilhe?

Assim como João nós somos os amigos do noivo e servimos para que a sua glória se revele através de nossas obras.

Conclusão

O servo bom e fiel deve ter consciência de que ele deve diminuir, enquanto Cristo deve crescer – v. 30 (“…Ele deve tornar-Se cada vez maior, e eu devo diminuir cada vez mais.”). Somos apenas atores coadjuvantes, a estrela é Jesus. Os holofotes devem estar colocados em Cristo e não em nós mesmos! Devemos promover a Cristo, e não a nós mesmos!

Não apenas Cristo deve “crescer”, mas nós temos que diminuir! Isto é Desafiador! Por que Ele deve crescer e nós devemos diminuir? Porque Ele é o Senhor e nós somos os seus servos, e não o contrário!  Que nós a cada dia nunca esqueçamos disso.

Que Deus abençoe a sua vida.

Pr. Josias Moura, João Pessoa, 08/01/2016

Para Mais informações acesse: http://setebras.hospedanet.org/

2 thoughts on “Estudo Bíblico para Encontro de Homens, mulheres e Jovens. Tema: Características de um Servo Bom e Fiel

  1. A paz do senhor Jesus pr
    O sermão que vc pregou foi bênção
    Deus continue te dando. Sabedoria para pode
    Compartilhar com com os irmãos
    Desde já agradeço

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s