Estudo Bíblico para o encontro de Homens, mulheres e Jovens. Tema: O segredo será revelado

O segredo será revelado

Marcos 4.21-23

INTRODUÇÃO

Fazia parte da pedagogia de Jesus, empregar os vários exemplos ou figuras da vida cotidiana dos discípulos para ensinar verdades espirituais. No caso em tela, a lição tem a ver com o comportamento do crente. Lâmpada é símbolo de bom testemunho. Dessa forma, somos responsáveis por divulgar o evangelho de Cristo, mas nesse caso sem palavra, com o exemplo de vida. Quem vive no pecado, está em trevas, e geralmente busca ou se sente atraído por quem tem luz, talvez, foi por isso que Jesus declarou: “Vós sois a luz do mundo” (Mt 5.14); e, para irradiar essa importante luz, devemos nos adequar ao evangelho de Cristo.

PROPOSIÇÃO: O verdadeiro cristão deve ser neste mundo como uma coluna de bronze polida, refletindo o brilho de Cristo.

 I- A CANDEIA DEVE FICAR NO VELADOR.

-A candeia em destaque era uma pequena vasilha com formato de um vaso com bico, em que se armazenava azeite, havia também um cordão torcido, que se projetava para fora e neste acendia-se o fogo. A palavra grega empregada aqui para candeia é luchnos, e nos revela que talvez Jesus tivesse em mente um pequeno menoráh ou lâmpada usada na festa de hanukkah, que normalmente era acesa para louvar a Deus na Festa da Dedicação (veja João 10.22).

-Quem recebe a Cristo como Senhor e Salvador, é feito ou transformado – pelo Espírito Santo – em uma tocha, ou “farol” em suas poderosas mãos (veja Provérbios 20.27). Nas Escrituras, Deus é conhecido como fogo consumidor (Hebreus 12.29) e também “Pai das luzes” (Tg 1.17), isto significa que Ele é o autor da luz, em outras palavras, Nele o brilho e a luminosidade são perfeitos, pois sua beleza de caráter é absoluta, total e plena. Tiago diz que Deus “nos gerou” (1.18), e isto significa literalmente que Ele nos “deu à luz”, nos tirou das trevas, nos iluminou ou acendeu.

-Dessa forma, em Cristo nós somos uma bela lâmpada, mas para brilhar, toda lâmpada precisa ser continuamente reabastecida! Por essa razão, Deus nos oferece o “azeite celestial” ou seja, o Seu glorioso Espírito Santo, Aquele que infunde ou faz fluir por meio de nós a mais poderosa energia do céu (veja Mateus 25.1 -13). O crente não tem luz própria, mas reflete a luz que vem do “Sol da Justiça”, que é Cristo, o nosso Senhor.

-Está escrito que a candeia deve ficar no velador, isto é, em um lugar de destaque, para que o seu brilho seja apreciado por todos. O crente deve permitir que a luz de Cristo brilhe em sua vida, para que os perdidos “enxerguem” o caminho, a porta (veja João 10.9), e para que entrem no Reino de Deus e sejam salvos.

-Quem já está aceso precisa colocar-se ou se manter firme no velador de Deus! O Espírito nos diz: Aproveite cada oportunidade que Deus lhe dá para brilhar e brilhe por meio de bons atos (ajuda ao próximo: socorro, abraço, um prato de sopa etc.) e palavras (pregação do evangelho, testemunhar, compartilhar as bênçãos de Deus, aconselhar etc.).

II- “POIS NADA ESTÁ OCULTO (…) SENÃO PARA SER REVELADO” (V. 22).

-A palavra oculto no original grego é kryptós, e significa escondido, totalmente oculto da vista humana. O que será que está oculto? O versículo 11 fala do mysterion, ou aquilo que o homem não pode conhecer à parte da palavra revelada nas Escrituras (veja Mateus 13.11). Jesus é o maior segredo de Deus, que veio para ser revelado. Primeiro para os judeus (foi inicialmente oculto dos gentios) e depois para o mundo inteiro.

-No versículo 23 e 24, lemos: “Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. Então lhes disse: Atentai no que ouvis”. Isto nos mostra uma grande verdade, que Jesus busca ouvintes atentos, pois Deus somente irá revelar seus segredos àqueles que dão ouvidos à Sua palavra, que estão realmente interessados no Seu ensino (veja Mateus 13.10-17). Um segredo não é exposto abertamente! Há inúmeros segredos no mundo espiritual (Mateus 28.20b), e somente os mais consagrados o percebem e compreendem.

-Aprendemos aqui, que o que recebemos de Deus, às vezes “sussurrado no ouvido”, devemos pregar em voz alta sobre os telhados deste mundo (veja Mateus 10.27), e para isso precisamos usar todos os meios possíveis para espalhar as boas novas em Jesus Cristo. De outro lado, não podemos permitir que o brilho de Cristo em nós seja apagado, ou que se tome nulo por meio de maus testemunhos ou de uma vida religiosa apenas aparente.

CONCLUSÃO

O contrário exato de escândalo ou mau testemunho são aqueles atos ou palavras corretas, boas que manifestamos com a preciosa ajuda do Espírito Santo. Nesta parábola, Jesus conclama Seus verdadeiros discípulos a colocar suas vidas (candeias) no velador, em destaque no seu lugar de convívio: trabalho, escola, vizinhança etc. Como testemunhas vivas (acesas) de Sua obra salvadora. Nenhuma bênção divina é só para nós, nunca deveríamos esconder o que Deus tem feito. Veja, no livro de Marcos, o maravilhoso exemplo do ex-endemoninhado (5.18,19; cf. Atos 4.20).

2 thoughts on “Estudo Bíblico para o encontro de Homens, mulheres e Jovens. Tema: O segredo será revelado

  1. meu pag ja foi aprovado e ainda nao recebi o login,

    Sua compra está aprovada e o produto já está disponível para ser acessado.

    Dados da sua compra:

    Produto: Curso Bacharel em Teologia Nome do Vendedor: Instituto Mundo Bíblico E-mail do Vendedor: suporte@institutomundobiblico.com.br Número da Transação: 11648132 Data do pedido: 07/12/2016 Preço do Produto: R$ 197,00

    Enviado do Outlook

    ________________________________

    Curtir

  2. a paz do senhor pastor josias,eu agradeço a deus pelos os estudos que o senhor tem me enviado,tem sido de muito valor,eu gostaria de um estudo sobre cantares,eu nâo vejo ninguém com estudo de cantares de salomão

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s