Esudo EBD. 03/07/2016. Tema: Expondo o livro de II Timóteo Capitulo 03

Expondo o livro de II Timóteo Capitulo 03

Agora, Paulo olha para o futuro e, com olhos de profeta, conta-nos o que esperar. Nesse capítulo, ele apresenta seu apelo profético a Timóteo e as obrigações deste à luz do futuro da igreja.

 

I. Explicação do futuro (3:1-9)

Na verdade, os “últimos dias” começaram com a vida e o ministério de Cristo na terra (Hb 1:1 -2). Contudo, o Novo Testamento indica que a expressão “últimos dias” se refere especificamente ao estado da igreja antes da vinda de Cristo. Serão tempos “difíceis”, ou seja, será um tempo de dificuldade, de perigo. Mateus 8:28 usa essa mesma palavra para descrever os endemoninhados gadarenos. Este mundo se tornará um “cemitério demoníaco”, como aconteceu em Gadara, porque as pessoas crerão em “ensinos de demônios” (1 Tm 4:1 ss). Já estamos nestes dias!

O egoísmo será a marca dos últimos dias. Esse egoísmo trará a avareza e a jactância. Na verdade, “jac- tancioso” significa “bazofiador”. A afeição verdadeira quase não existirá mais e prevalecerá a afeição fingida. “Sem domínio de si” significa “imo- derado”; “cruel” quer dizer “selvagem”, e, sem dúvida, o homem tem uma conduta selvagem hoje. “Atrevido” significa “irreverente, insolente”, e, com certeza, vivemos em uma época irreverente, insolente, quer consideremos a velocidade em que viajamos, quer o desperdício de dinheiro, quer a desatenção em relação à vida humana.

Os versículos 5-8 indicam que nos últimos dias haverá abundância de religiões; todavia, serão apenas imitações com aparência de piedade, sem o poder transformador de vida de Deus. Em 2 Tessalonicen- ses 2, Paulo predisse um afastamento da fé que já está sobre nós hoje, embora ainda haja muitas religiões! O índice de crimes aumenta, e os problemas se multiplicam, embora a Bíblia continue a ser a campeã nacional de venda. Os cristãos verdadeiros são minoria. Os falsos mestres da época de Paulo atacavam principalmente as mulheres cheias de pecado e desviadas por suas paixões, mulheres que “aprendem sempre”, mas nunca chegam ao conhecimento da verdade.

Paulo compara os mestres apóstatas aos encantadores egípcios, Janes e Jambres, que enfrentaram Moisés, imitando o que este fazia (Êx 7:11 ss). Satanás é um imitador, e, nos últimos dias, sua igreja e seu evangelho de imitação serão muito difundidos. Mas, no fim, Cristo derrotará esses impostores dos últimos dias, da mesma forma que Moisés derrotou seus imitadores pelo poder de Deus que veio na forma de grande julgamento. Paulo alerta: “Foge também destes” (v. 5). Timóteo não devia se envolver com impostores que negavam a Cristo, mesmo que isso lhe acarretasse o rótulo “excêntrico”.

 

II. Exemplo do passado (3:10-13)

Se Janes e Jambres eram ministros da obra de Satanás, então Paulo é o nosso melhor exemplo de um trabalhador do Senhor. Ele não esconde nada. Veja Atos 20:1 7ss. Paulo menciona as cidades da região próxima à casa de Timóteo, pois são familiares a este. Timóteo conhecia a doutrina (ensino) de Paulo, sua forma de viver (procedimento), o propósito que impulsiona a vida dele (veja At 20:24; 2 Tm 4:7); a fé que o sustentava nas provações; a longanimi- dade, o amor e a perseverança que demonstrava mesmo quando perseguido; e a forma magnífica como Deus cuidou dele em meio a tudo isso. Paulo era uma fonte divina de aprendizado para Timóteo, e nós também devemos ser um exemplo para os outros.

Os cristãos não devem encorajar de propósito a perseguição; no entanto, ela surge automaticamente quando levamos uma vida piedosa (veja 1 Pe 4:12-19). A melhor tradução para o versículo 12 é a da ARA: “Ora, todos quantos querem viver piedosamente”. Satanás nos ataca quando nosso vontade é dedicada a Deus. Tenha certeza, nesses últimos dias será mais e mais difícil viver para Cristo. Mais que nunca, precisamos de cristãos que, como Paulo, vivam totalmente para Cristo.

 

III.        Exortação para o presente (3:14-17)

O que os cristãos devem fazer se esses sedutores satânicos continuarem a agir? Permanecer fiéis à Palavra de Deus. A única resposta para as mentiras de Satanás é a verdade do Senhor. Os discípulos de Satanás serão derrotados, se todo pastor e todo professor de Escola Dominical ensinar a Palavra do Senhor, e toda igreja local se voltar para a Palavra de Deus.

Esses versículos resumem o relacionamento de Timóteo com a Bíblia. Esse relacionamento começou quando, em criança, aprendeu o Antigo Testamento com a mãe e a avó. Elas deram-lhe convicção e entendimento espiritual, não ensinaram apenas os fatos bíblicos. Timóteo conhecia por si mesmo a verdade da Palavra, e não dependia de outros para preservá-la para ele. A Palavra deu-lhe fé (Rm 10:1 7), e a fé em Cristo trouxe a salvação.

Os versículos 16-1 7 são grandes testemunhos da origem e do caráter divinos da Bíblia. Algumas pessoas dizem: “A Bíblia registra apenas as palavras de Deus”, ou:  “A Bíblia foi inspirada da mesma forma que Shakespeare também o foi”. Paulo não concordaria com essas afirmações. A Bíblia é a Palavra inspirada do Senhor. A palavra “inspirada” significa “sopro de Deus — cheia do sopro de Deus”. O Espírito do Senhor capacitou os homens do Senhor a escrever a Palavra dele (veja 2 Pe 1:20-21), pois seu Espírito é o “sopro” dele (Jo 3:1-8; Ez 37:1- 14). Embora homens, como Shakespeare, tenham inspiração literária de primeira qualidade, eles não escrevem as palavras do Senhor. “Toda a Escritura” significa que toda palavra de Deus é inspirada.

Qual é o propósito da Bíblia? A salvação, claro, é seu propósito primeiro (v. 15), mas ela também objetiva o viver cristão. A Palavra é útil para o ensino (doutrina), para a repreensão (condenação), para a correção (estabelecer o que é certo) e para a educação (disciplina). Ela capacita os filhos do Senhor a tornarem-se homens e mulheres maduros nas coisas de Deus. “Perfeito” (v. 17) significa “maduro”, não “sem pecado”. E “perfeitamente habilitado” significa “totalmente equipado” (vv. 16-17). Portanto, a Bíblia transforma a criança, do versículo 15, em uma pessoa madura em Cristo e habilita os santos para ser servos. A melhor forma de o cristão se capacitar para servir a Deus é estudar e praticar a Palavra, apesar de também ser algo proveitoso fazer cursos de estudo e aprender a metodologia de ministério. Os livros de estudo mostram- nos como fazer, mas a Bíblia motiva-nos e dá-nos poder para viver o que aprendemos.

É interessante a comparação entre os usos da Bíblia e a ordem das epístolas: ensino (Romanos); repreensão (1 e 2 Coríntios); correção (Gálatas); educação na justiça (Efésios e Colossenses).

Hoje, a coisa de que as igrejas e os cristãos mais precisam é voltar-se para a Bíblia. Os impostores satânicos assumiram o comando, e, se as igrejas não se voltarem para a Palavra de Deus, milhões de pecadores perdidos irão para o inferno, pois serão desviados pelas mentiras religiosas.

 

Até a próxima semana. 

One thought on “Esudo EBD. 03/07/2016. Tema: Expondo o livro de II Timóteo Capitulo 03

  1. boa tarde, Pastor!

    leio sempre o seu post e estudo por eles, gostaria que se fosse possível me explicar porque a Igreja Adventista do Sétimo dia muitos falam que e uma seita, pois aqui na Empresa no cafe da manha tomo cafe sempre no mesmo horário com dois irmão de segue e também em Cristo por que creio que o Reino do céus não tem placas somos todos irmãos, mas sempre que nos encontramos eles falam sobre o dia do Sabado.

    Sendo assim gostaria que me explica – se melhor esta reflexão pois já estao me falando que preciso ir na Igreja deles para conhecer a verdade.

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s