Estudo para o encontro dos departamentos de homens, mulheres e jovens na quinta feira. Tema: A grande comissão

A grande comissão

Mateus 28.18-20

 

INTRODUÇÃO

Comissão é o mesmo que “grupo de pessoas encarregadas de juntas, tratar de um assunto de interesse geral” (Dicionário Sacconi), então “Grande Comissão” no contexto do cristianismo, tem a ver com a tarefa da Igreja, da disseminação universal das boas novas de salvação em Cristo.

Em cada geração, os cristãos comprometidos com Jesus Cristo têm a responsabilidade de alcançar o mundo todo com a mensagem do amor de Deus, e ela se resume em: 1. Todos são pecadores (veja Romanos 3.23). 2. Por isso, todos estão perdidos e condenados – “…o salário do pecado é a morte” (Rm 6.23). 3. E que por conta disso, Jesus assumiu a nossa morte, para que por meio dela fôssemos salvos (lPedro 2.24). 4. Tomamos posse dessa salvação, recebendo- a pela fé, por meio de uma simples aceitação de Jesus Cristo, como Salvador e Senhor de nossas vidas (João 1.12).

Esse primeiro passo é o início do processo, que continua por meio do discipulado, cujo alvo é nos transformar na imagem ou semelhança de Jesus Cristo (veja 2Coríntios 3.18).

 

PROPOSIÇÃO:  A grande comissão não é uma sugestão, mas um dever que não pode ser negligenciado.

 

I               – “IDE, PORTANTO, FAZEI DISCÍPULOS DE TOSAS AS NAÇÕES…”

                É preciso ir, pois somos o “transporte” do Espírito Santo. Sem Ele é impossível ocorrer o arrependimento e a conversão dos perdidos. Jesus disse: “… Ele… convencerá o mundo” (Jo 16.8). Portanto nosso trabalho se limita a ir, falar e até interceder, mas convencer e salvar é papel exclusivo da terceira pessoa da Divindade.

                Todo aquele que não se esforça é desobediente. Devemos ir onde for possível, e contribuir com a intercessão e o dinheiro para os que vão aos confins da terra (veja Romanos 10.13-15). Jesus afirmou que os filhos da paz estão à nossa espera (Lucas 10.6), pois como eles vão crer se não ouvirem (Romanos 10.14,15).

                Em nossa ida, temos a garantia de que o Senhor vai conosco e nos ajudará: “.. .tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais que se seguiam” (Mc 16.20).

                Jesus declara o alcance da missão em “todas as nações”; isto revela que não há mais fronteiras, não se restringe a nação israelita (10.6). O rebanho de Cristo deve ser completado com outros: povos, tribos, línguas e nações; pois Ele mesmo disse: “… tenho outras ovelhas” (Jo 10.16).

 

II              – A TRÍPLICE MISSÃO DA GRANDE COMISSÃO.

                1. “Fazei discípulos”; fazei aponta para o por que do ir. O mandamento de fazer ou produzir seguidores vai além da evangelização, é na verdade sua continuidade (veja João 13.35). Era desejo de Jesus que o perdido visse, e não apenas ouvisse a proposta do evangelho, e isso só seria possível pelo convívio, pela comunhão. Em Lucas 10.3-9, temos um belo exemplo disso. -Apalavra discípulo no grego é mathetes, que significa aprendiz, seguidor, e seu sentido aponta para alguém que segue os ensinos e os exemplos de seu mestre. O discipulador, portanto, deve ter vida consagrada, honesta e compromissada com Deus, para que o discipulando se empenhe com seriedade para viver em novidade de vida, exercitar a oração, demonstrar amor pelo estudo bíblico, e encarnar a santificação.

       De forma geral, esse primeiro ponto da grande comissão tem a ver com todo o processo da evangelização local e mundial (veja Atos 1.8), a comunicação das boas novas em Cristo a todos que ainda não tiveram oportunidade de ouvir, e o discipulado vem logo a seguir.

       2. “Batizando-os”. Neste ponto, o novo discípulo faz sua profissão pública de fé; é a evidência inicial do seu desejo de continuar no caminho da vida. O batismo é na verdade o enterro simbólico do velho homem, bem como a ratificação da ressurreição final para a vida eterna (veja Romanos 6.3-5).

       Quem se batiza consciente, entende o que é morrer com Cristo (veja Gálatas 2.20) e ressuscitar com Ele para uma vida completamente nova (2Coríntios 5.17). A palavra nova no grego é kainé e significa novo, que nunca foi usado, feito recentemente. Isso se refere não à mudança do passado (tempo), mas de posição – pois agora nós estamos em Deus – de futuro (além do túmulo) e de qualidade (de natureza).

       Pelo batismo, o novo crente passa a fazer parte da família de Deus, pois o Espírito Santo o “mergulha” no corpo místico de Cristo que é a sua Igreja (veja ICoríntios 12.13). Essa imersão espiritual em Cristo faz referência também à comunhão que desfrutamos com Deus e principalmente uns com os outros, comunhão essa que precisa ser aprofundada na continuação de nossa vida cristã.

       3. “Ensinando-os a guardar todas as coisas…”. É o processo de acompanhamento, a fim de inculcar as doutrinas de Cristo, pela Palavra, é o aprofundamento (comida sólida) da nossa compreensão da vontade ou propósito de Deus para a nossa vida. E também a restauração da alma(veja Tiago 1.21), a exortação para o crescimento (Hebreus 10.25), é o galgar de uma glória a outra (2Coríntios 3.18) até a completa medida de Cristo (Efésios 4.12,13). Em outras palavras, nesse ponto, tem início o discipulado cristão, onde Deus vai trabalhar a imagem de seu Filho Jesus em cada um de nós.

 

CONCLUSÃO

 

O alvo da “Grande Comissão” é os confins da terra (veja Atos 1.8). O termo “nações” deriva do grego ethne, etnia, e significa grupo de pessoas; há no mundo atualmente 22 mil desses grupos. Jesus acompanhou seus discípulos por três anos, e apareceu muitas vezes, após a ressurreição, para fortalecê-los e ajudá-los no crescimento da fé, e no final, enviou-lhes o Espírito Santo. Fez tudo isso para que todos eles fossem bem-sucedidos na missão.

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s