LIÇÃO EBD, DIA 24.04.2016. TEMA EXPONDO I E II TIMÓTEO TEMA: CONSELHOS PARA UMA VIDA CRISTàSAUDAVEL

 

EXPONDO I E II TIMÓTEO

TEMA: CONSELHOS PARA UMA VIDA CRISTÃ SAUDAVEL

Introdução

“Procuram-se homens para viagem perigosa, salário baixo, frio intenso, longos meses de escuridão total, perigo constante, regresso em segurança duvidoso. Honra e reconhecimento em caso de sucesso”. Esse anúncio apareceu em um jornal de Londres, e milhares de homens responderam! Era assinado pelo conhecido explorador do Ártico Sir Ernest Shackleton, um detalhe que fazia toda a diferença.

Se Jesus tivesse colocado um anúncio procurando obreiros, o texto seria algo assim: Procuram-se homens e mulheres para a difícil tarefa de ajudar a edificar minha Igreja. Serão mal compreendidos com freqüência, até mesmo pelos colegas de trabalho. Enfrentarão ataques de um inimigo invisível. Possivelmente, não verão os resultados de seus esforços e só receberão a recompensa completa depois da conclusão de todo o trabalho. Pode lhes custar seu lar, suas ambições e até mesmo sua vida.

Apesar das exigências, muitos cristãos dispostos a abrir mão de tudo por Jesus Cristo respondem a seu anúncio. Cristo é, sem dúvida, o mais excelente Senhor a quem alguém podería servir, e a tarefa de edificar sua Igreja é, certamente, o maior desafio ao qual o cristão podería dedicar sua vida.

Timóteo foi um dos rapazes que aceitaram o chamado de Cristo para ajudar a edificar sua Igreja. Era um dos colaboradores de Paulo e, ao lado de Tito, cumpriu algumas das missões mais difíceis nas igrejas fundadas pelo apóstolo. Timóteo foi criado em um lar religioso (2 Tm 1:5) e foi levado à fé em Cristo pelo próprio Paulo. Isso explica por que Paulo o chama de “verdadeiro filho na fé” (1 Tm 1:2).

Timóteo vinha de uma família mista: sua mãe era judia e seu pai era grego. Tamanha era a devoção do rapaz a Cristo que os líderes de sua congregação local o recomendaram para Paulo, e o apóstolo o aceitou em sua “equipe missionária” (At 16:1-5). Em várias ocasiões, Paulo lembra Timóteo de que ele foi escolhido para esse ministério (1 Tm 1:18; 4:14). Timóteo era fiel ao Senhor (1 Co 4:17) e se preocupava profundamente com o povo de Deus (Fp 2:20-22).

Mas, apesar de seu chamado, de seu relacionamento próximo com Paulo e de seus dons espirituais, Timóteo desanimava com facilidade. Da última vez que havia estado com Timóteo, Paulo o havia encorajado a permanecer em Éfeso e a terminar seu trabalho (1 Tm 1:3). Ao que parece, Timóteo sofria de problemas de saúde (1 Tm 5:23) e passava por fases de desânimo. Também temos a impressão de que alguns membros da igreja não dedicavam a seu pastor o respeito que lhe era devido como servo de Deus (1 Tm 4:12; 2 Tm 2:6-8).

Éfeso não era um lugar fácil para pastorear uma igreja (aliás, duvido que existam lugares onde seja “fácil” pastorear…). A cidade era dedicada à adoração de Diana, deusa dos instintos sexuais. Sua imagem lasciva ajudava a promover os mais variados tipos de imoralidade sexual (ver At 19). Paulo havia feito um excelente trabalho em Éfeso durante seus três anos de ministério nessa cidade, de modo que “todos os habitantes da Ásia ouvissem a palavra do Senhor” (At 19:10). Não era fácil para Timóteo ser o sucessor de um homem como Paulo! É evidente que Satanás tinha seus assistentes na cidade, pois em todo lugar onde há oportunidades espirituais, também há obstáculos satânicos (1 Co 16:8, 9).

 

I.   Histórico da carta a Timóteo

O relato de Atos termina com Paulo preso em Roma (28:30-31). Embora o Novo Testamento não apresente um relato claro dos anos posteriores de Pâulo, muitos estudiosos concordam com a seguinte cronologia: ele foi inocentado diante de César e força­do a deixar Roma depois desses dois anos que passou preso. Isso se deu por volta da primavera de 62 d.C. Ele visitou Éfeso com Lucas e Timó­teo, onde descobriu que se cumpriu sua profecia a respeito dos “lobos” (At 20:29-30), pois os falsos mestres tomaram conta da igreja efésia. Em I Timóteo, as admoestações dele su­gerem que esses falsos ensinamentos eram semelhantes ao gnosticismo que assolou Colossos. O próprio Paulo ministrou durante pouco tem­po lá e, depois, foi para Filipos. Ele deixou Timóteo para trás como seu auxiliar especial para supervisionar a igreja efésia e livrar-se dos falsos mestres. De acordo com 2 Timóteo 1:4, a separação deles foi dolorosa.

 

II.    O conteúdo desta carta

É provável que Paulo tenha escrito essa primeira carta para o jovem Timóteo enquanto estava em Colos­sos, fazendo sua prometida visita a Filemom (Fm 22). Paulo planejava voltar logo para Éfeso (1 Tm 3:14), mas, os problemas na igreja efésia eram tão urgentes que não ousou adiar os conselhos para seu colabo­rador. Essa carta está cheia de enco­rajamento para um jovem trabalha­dor cristão que enfrenta problemas difíceis na igreja de uma cidade grande. Podemos resumir os proble­mas da seguinte maneira:

1.  Timóteo tentava fazer algo difícil para um jovem: pastorear pessoas mais velhas (4:12; 5:1-2).

2.  Timóteo sentia muita falta de Paulo e queria desistir (1:3; 2 Tm 1:4).

3.  Timóteo estava propenso a negligenciar seus deveres pastorais e sua vida devocional pessoal como líder cristão (4:11-16).

4. Timóteo tomou algumas de­cisões precipitadas, principalmente em relação aos ministros da igreja, o que causou algumas dificuldades (5:17-22).

5. Timóteo tinha uma tendência ao asceticismo e à disciplina física que, por fim, estavam comprome­tendo-o fisicamente.  (4:7-8; 5:23). O asceticismo era uma filosofia de vida na qual se refreava os prazeres mundanos em busca de uma vida de grande espiritualidade. Muitos ascéticos acreditavam que a purificação do corpo ajudava na purificação da alma. Certamente, esse posicionamento de Timóteo trouxe-lhe, por causa do excesso, enfermidades físicas. É importante que entendamos que qualquer forma de pureza no corpo e na vida do cristão deve ser produzida por uma genuína ação santificadora do Espírito, obra que não resulta apenas de nossos esforços físicos ou intelectuais, mas de uma ação sobrenatural de Deus.

6. Timóteo confessou a Paulo que se sentia tomado pelas “paixões da mocidade” (2Tm 2:22), o que não é de surpreender na ímpia Éfeso.

7. Timóteo precisa silenciar os falsos mestres existentes em Éfeso (1:3ss).

8. Timóteo precisa de orienta­ção sobre como lidar com os assun­tos da Igreja, principalmente no que se refere aos comportamentos dos líderes e o tratamento com as viúvas (3:1ss e 5:3ss)

 

Em 1 Timóteo, a palavra-chave é “ordenar” (NVI), às vezes traduzida por “dever, instrução” (1:3,5,18;4:11; 5:7; 6:13,17). É um termo militar que se refere a passar a ordem por toda a linha de combatentes. Deus encarregou Paulo de propagar o evangelho (1:11), e ele passou a tarefa a Timóteo (1:18-19; 6:20). Timóteo recebeu o “dever” de guardar esse tesouro (2 Tm 1:13-14) e passá-lo a pessoas fiéis, que, por sua vez, o passariam a outros (2 Tm. 2:2).

Primeira a Timóteo 3:15 resume o tema básico da carta — que as pessoas (não Timóteo) saibam como se conduzir como membros da igreja local. É uma epístola sobre o “saber prático” para o jovem pastor e para os membros da igreja.

A igreja local é “coluna e baluarte [fundação] da verdade”, contudo as pessoas negligenciam isso e prejudicam-na ao desobedecer à Palavra de Deus. Oremos para que o estudo de 1 Timóteo ajude-nos a nos tornar cristãos melhores e, assim, melhores membros da igreja, de forma tal que todos nós possamos gozar de uma vida espiritual mais saudável e de uma boa relação com todo o corpo de Cristo.

Até a próxima semana.

 

Lembramos a todos que estes estudos estarão disponibilizados para leitura antecipada no site da nossa Igreja.

Link para Acesso: http://igrejabetelgeisel.hospedanet.info/

 

 

  

 

 

One thought on “LIÇÃO EBD, DIA 24.04.2016. TEMA EXPONDO I E II TIMÓTEO TEMA: CONSELHOS PARA UMA VIDA CRISTàSAUDAVEL

  1. *COMUNIDADE EVANGÉLICA DE ADORAÇÃO PROFÉTICA*

    *CNPJ CNPJ 16.803.323/0001-53, *

    * Rua do Dendê, 269 – centro – Madre de Deus – BA – Brasil *

    *Email **comunidademap@gmail.com*

    Desejamos que você leia com muita atenção e nos ajude a construirmos a nossa Igreja, ajude também você mesmo a ter uma renda generosa e resolver seus problemas financeiros.

    *APRESENTAÇÃO*

    Eu sou pastor Juvenal Mesquita, presidente da Comunidade Evangélica de Adoração Profética na cidade de Madre de Deus (BA). Estamos enviando esta carta porque entendo que esta é a forma democrática de chegar a sua vida para solicitar uma *AJUDA FINANCEIRA*.

    *Mas primeiro quero explicar o motivo que nos levou a tomar esta decisão de pedirmos ajuda, já que somos uma IGREJA e vivemos dos dízimos e das ofertas dos membros,*

    Temos como propósito comprarmos um imóvel para construirmos a Igreja sede, pois, apesar de estarmos situado em cidade portuária não temos hoje condições de comprar um imóvel para a construção da nossa *IGREJA SEDE *e outro motivo é que os imóveis desta cidade custam R$ 1.300,00 por metro quadrado.

    Desta forma, venho solicitar de você que esta lendo esta carta uma ajuda financeira!

    Se o amigo(a) entender que irá nos ajudar com deposito, segue abaixo a conta:

    *CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – AG: 4973 – OPERAÇÃO – 003 – CONTA CORRENTE 49-0*

    *COMUNIDADE ** EVANGÉLICA DE ADORAÇÃO PROFÉTICA*

    *CURIOSIDADE DA COMUNIDADE EVANGÉLICA DE ADORAÇÃO PROFÉTICA*

    Temos 10 anos de existência, fizemos aniversário em 05 de maio de 2016.

    Presidente: Antonio Juvenal Santos de Mesquita e Vice Presidente Pastora Claubete de Azevedo Vasconcelos de Mesquita

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s