Estudo para o encontro de homens, mulheres e jovens da Igreja Betel Geisel da quinta feira. Tema: A recompensa da fidelidade

Atenção: Faça um esforço para estar presente em nossos encontros nas quintas feiras. Este é um momento onde você poderá estar com outras pessoas de seu departamento exercitando comunhão.

 

A recompensa da fidelidade

Mateus 25.21

INTRODUÇÃO

Por toda a Bíblia está implícita a vontade de Deus em abençoar os homens, entretanto, ter uma vida bem-sucedida, feliz, é o resultado direto da nossa obediência à verdade claramente descrita nas Escrituras (veja Deuteronômio 28.1,2).

Um belo exemplo disto vem pelo testemunho do apóstolo João, sobre um discípulo chamado Gaio (3 João 1-6). Em todos os casos, o indivíduo próspero é sempre aquele que é compromissado com os interesses do Reino de Deus. Jesus afirmou em Mateus 6.33, que todo aquele que priorizar as coisas de Deus, Ele próprio, se responsabiliza em suprir tudo o que viesse a precisar. Isto nos encoraja a continuarmos fiéis.

A vida abençoada é o fruto da obediência irrestrita e continuada da Palavra de Deus.

 

I      – “MUITO BEM, SERVO BOM E FIEL…”

       Este texto é apresentado na parábola dos talentos (v. 14-30).

Talento é uma expressão de unidade financeira, com o peso aproximado de 32 kg, de ouro ou prata. Nessa parábola, Jesus nos ensina uma linda e severa lição sobre a fidelidade na mordomia ou na administração dos dons, recursos (dinheiro), tempo, oportunidades, saúde etc., que Deus nos dispõe.

       Esta palavra de Cristo tem uma conotação escatológica, e faz referência à prestação de contas (veja 2Coríntios 5.10), ao juízo que testará a qualidade, e não a quantidade (v. 15) das nossas obras (I Coríntios 3.13). Quem deseja ouvir um “muito bem, servo bom e fiel”, precisa esforçar-se para ser leal também nas menores e insignificantes coisas. Podemos servir a Deus por medo (v. 25), egoísmo (como Judas – João 12.6), ou amor.

       Jesus destacou duas qualidades do servo da parábola em estudo: 1. Bom, do grego agathós, benévolo (tem sempre boa vontade), alguém que cumpre ao pé da letra seus deveres, é benfazejo.

2.     Fiel, do grego pistós, confiável, digno de confiança. Em outras palavras, o Mestre valoriza o crente que atende às suas expectativas, que obedece à sua Palavra, que é útil no Reino, íntegro nos seus deveres, firme de propósito (persevera, mesmo diante das dificuldades) e é um exemplo para os demais.

 

II      – “FOSTE FIEL NO POUCO, SOBRE O MUITO TE COLOCAREI…” (V. 23).

       É prazer de Deus confirmar a fidelidade de Seus servos, por meio de bênçãos, vejamos: “Cantem de júbilo e se alegrem os que têm prazer na minha retidão; e digam sempre: Glorificado seja o Senhor, que se compraz na prosperidade do seu servo!” (SI 35.27). Essas bênçãos geralmente se convertem em livramentos, saúde, oportunidades (veja Deuteronômio 8.18), encorajamento, aprovação etc.

       Como já foi mencionado, em Deuteronômio 8.18a, está escrito que a fonte das oportunidades e de todo bem, inclusive a saúde, é o próprio Deus. Isto indica, em síntese, que o progresso material, espiritual, ministerial, familiar etc, não é o produto da capacidade individual pura e simplesmente (veja 1 Coríntios 1.26-29), mas a manifestação da graça de Deus, em resposta à obediência de Seus filhos aos Seus justos mandamentos.-           O Senhor felicita e recompensa o servo dedicado, esforçado, fiel, obediente; não o omisso (v. 26), nem o negligente ou o descomprometido com a causa do evangelho de Cristo, esse na verdade é censurado, reprovado e punido severa e exemplarmente (v. 30).

       Paulo relata em 2Coríntios 15.58 sobre uma recompensa escatológica, futura, por nossa lealdade, perseverança e serviço na obra do Senhor, entretanto, em Mateus 19.29, Jesus afirma que Deus compensará abundantemente – ainda nesta presente vida – quem “deixar” (ou “oferecer” – Mateus 5.40) qualquer coisa, por amor à obra de Deus. Veja o exemplo de Barnabé -Atos 4.37.

       No Antigo Testamento, encontramos inúmeras promessas de Deus, que nos garante e encoraja a esperarmos bênçãos em resposta à nossa obediência a Sua vontade, por exemplo: “Servireis ao Senhor, vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água e (…) completarei o número dos teus dias” (Êx 23.25,26).

       Jesus destacou a fidelidade sobre o “pouco”, e tanto o que ganhou cinco, quanto o que ganhou dois talentos, foram elogiados, não houve distinção. Deus recompensa a lealdade no serviço, seja qual for a produção de cada um. Ele sempre nos dá muito, mas exige pouco (veja Lucas 13.6-9). O “pouco” se refere aos nossos deveres básicos, como dizimar, ofertar (João 6.9), ou ainda qualquer outro serviço para Deus em sua obra.

       A promessa “sobre o muito”, que nos dá a idéia de abundância, e assiste somente ao que compartilha (v. 29). Quem “esconde” (v. 18) e não dá, perde ainda mais (veja Provérbios 28.16,27). Deus confia ao fiel mais do que ele pode precisar, para que semeie e colha ainda mais (2Coríntios 9.8).

 

CONCLUSÃO

Surge no coração de todo crente dedicado, uma alegria incontida, um prazer maravilhoso, quando conclui determinada tarefa e alcança o objetivo proposto. Essa alegria vem de Deus (veja Romanos 14.7), pois é a sua forma de nos dizer “muito bem, servo bom e fiel”.

Ser infiel e indiferente com as coisas de Deus é mau negócio, pois Ele nos considera negligente (que não faz o que deveria fazer – v. 27) e inútil (imprestável), pior que um ímpio, visto que tivemos a oportunidade e a capacidade de fazer, mas nos omitimos. O resultado será o juízo com os ímpios (v. 30).

Na próxima teremos um novo encontro para homens, mulheres e jovens. Não perca. A cada semana teremos sempre um debate especial.

 

Perguntas:

Em que áreas preciso ser mais fiel a Deus?

Sou fiel a Deus na vida financeira, na área afetiva, etc…?

Você acha que é mais fácil ou mais difícil ser fiel a Deus nos dias de Hoje?

Ate a próxima semana.

 

 

One thought on “Estudo para o encontro de homens, mulheres e jovens da Igreja Betel Geisel da quinta feira. Tema: A recompensa da fidelidade

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s