Estudo para o culto de doutrina da Igreja Betel Brasileiro Geisel. Tema: Sansão: A força Cristã e o Espírito Santo

Sansão: A força Cristã e o Espírito Santo

Texto: Juízes 13:1-25

O Espírito do Senhor de tal maneira se apossou de Sansão…”, Juizes 14:19.

                                                                                                                            

Após a morte de Josué, Israel viveu um tempo de decadência moral, de instabilidade política e de apostasia. Não havia uma liderança nacional e, por isso, cada um fazia o que bem entendia. Quando vinham os inimigos e subjuga­vam a Israel, então o povo clamava ao Senhor, que levantava líderes, chamados de juízes. Daí o nome desse período.

Hoje você irá estudar a vida de Sansão, um dos juízes. Seu nascimento fora uma ação sobrenatural, pois sua mãe era estéril, 13:3. Estudando a vida de Sansão, aprendemos que a força do homem de Deus não está fundamentada em elementos humanos ou físicos, mas decorre da presença poderosa do Espírito de Deus.

1 – O ESPÍRITO DE DEUS NA VIDA DE SANSÃO, Jz 13: 25

Vários juízes, já haviam sido levantados pelo Senhor, tais como Débora, Gideão, Jefté. Tinham uma função de lide­rança regional, diante de uma ameaça militar externa. Um dos mais fortes e bem preparados inimigos dos israelitas eram os filisteus. Eles subjugaram a Israel por 40 anos. Foi nesse contexto que nasceu Sansão. O Senhor o abençoou e o revestiu do poder do Espírito, vv. 24, 25.

a)Sansão foi consagrado a Deus desde a sua concepção. Ele seria um nazireu, por determinação do anjo do Senhor, Jz 13: 4-5. A lei que regia a conduta do nazireu está em Nm 6. O voto do nazireado era, geralmente, por certo período de tempo, ou, como no caso de Sansão, por toda a vida. O Senhor tinha grandes propósitos para ele. O anjo diz: “E ele começará a livrar a Israel do poder dos filisteus”, Jz 13: 5.

b)O Espírito de Deus agia de forma poderosa através de Sansão, dando grandes vitórias e livramento por seu intermédio, Jz 14: 5-6; 15: 14. Sua força não vinha de si mesmo, mas do Espírito de Deus. E esse mesmo Espírito quem dinamiza a vida do cristão, capacitando-o.

II – O ESPÍRITO DE DEUS AFASTA-SE DE SANSÃO, Jz 16: 20

Embora separado por Deus para uma tarefa tão impor­tante, Sansão cometeu muitos atos reprováveis. Deus teve um plano para ele desde o seu nascimento, separou-o para ser líder num momento importante na história do seu povo e dotou-o de recursos físicos e espirituais. Mas, seu comportamento fez com que o Espírito de Deus se afastasse de sua vida.

a)O pecado da sensualidade, 16: 1-3. A lascívia sempre foi um ponto fraco para Sansão, 16: 19-21. Ele estava mais preocupado em satisfazer aos seus desejos carnais do que em agradar a Deus. Envolveu-se com mulhe­res pagas que lhe prejudicaram a fé e a espiritualidade, Jz 14: 1; 16: 1, 4. O pecado da sensualidade sempre foi uma porta aberta para o fracasso. Só quem anda no Espírito consegue refrear seus desejos, Gl 5: 16;

b)O perigo do sono, 16: 19. Uma das mulheres com quem Sansão se envolveu foi Dalila. Mulher filistéia, foi usada pelos inimigos para descobrir o segredo de Sansão. Com astúcia, Dalila soube da origem de sua força: ele era nazireu e, por isso, seu cabelo não poderia ser rapado. Ele contou o segredo e dormiu. Veio o inimigo e rapou-lhe a cabeça. Com isso, perdeu a sua força. A Bíblia adverte sobre o perigo do sono espiritual, Lc 22: 46. O cristão não pode vacilar na vida espiritual, mas precisa estar alerta a cada instante: “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará”, Ef 5: 14.

III – CONSEQÜÊNCIAS DESASTROSAS, Jz 16: 21

A ordem de Deus para os israelitas, ao entrarem na terra prometida, era que eles deveriam manter-se afastados das nações iníquas de Canaã, para não se contaminarem com seus habitantes, Dt 7: 1-4. Essa ordem, por diversas vezes, fora quebrada por Israel, principalmente no que diz respeito à união conjugai. O próprio Sansão cometeu este pecado, casando com uma mulher paga,14: 3. Ele não se lembrou de que, “andar no caminho dos pecadores”, torna o homem totalmente indefeso, sendo facilmente vencido por Satanás. Sansão sofreu sérios prejuízos em virtude de suas atitudes pecaminosas. Vejamos:

a)Cegueira, v. 21. A primeira atitude dos filisteus contra Sansão foi arrancar os seus olhos. Depois, amarram-no com cadeias de bronze. Uma lição bem prática é que o pecado tira a visão espiritual e impede o cristão de andar dentro dos planos de Deus. Sem visão espiritual, o crente fica totalmente indefeso;

b)Louvores ao diabo, v. 23. O ato de Sansão ter cedido ao pecado foi motivo para que os filisteus fizessem uma grande festa e dessem louvores ao deus Dagom. Uma falha cometida por qualquer cristão é uma grande oportu­nidade para que o diabo sinta-se vitorioso. Agradar a Deus é dar a Ele toda a glória devida, SI 37: 4;

c)Zombaria, v. 25. Um homem que era tão forte e que fez grandes proezas é trazido à presença dos filisteus, e se transforma em motivo de zombaria para os ímpios. 0 cristão precisa atentar para a Palavra de Deus, e se prevenir contra as astutas ciladas do diabo: “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia”, I Co 10: 12.

As misericórdias de Deus são a causa de não sermos consumidos, Lm 3: 22. Talvez essa tenha sido a razão principal de Sansão, sinceramente arrependido e com a fé em Deus, clamar ao Senhor, e a sua oração ser respondida. No dia de sua morte ele matou mais gente do que matara em sua vida, vv. 29-30. Sansão morreu, mas sua demonstração de fé e de arrependimento resultou na inclusão de seu nome entre os heróis da fé, Hb 11: 32.

Na próxima semana estudaremos acerca do Tema: Samuel, um filho gerado para Deus.

 

Pr. Josias Moura

One thought on “Estudo para o culto de doutrina da Igreja Betel Brasileiro Geisel. Tema: Sansão: A força Cristã e o Espírito Santo

  1. Jó. 8:5-7 5 Mas, se tu de madrugada buscares a Deus e ao Todo-poderoso pedires misericórdia,  6 se fores puro e reto, certamente, logo despertará por ti e restaurará a morada da tua justiça.  7 O teu princípio, na verdade, terá sido pequeno, mas o teu último estado crescerá em extremo.

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s