SERMÃO: ATITUDES DE UM JUSTO FRENTE AS DIFICULDADES

Palavra ministrada pelo Pr Josias Moura na Igreja Betel Brasileiro Geisel no dia 14.02.2016

 

Atitudes de um justo frente as dificuldades

Jó. 8:5-7

5 Mas, se tu de madrugada buscares a Deus e ao Todo-poderoso pedires misericórdia,

 6 se fores puro e reto, certamente, logo despertará por ti e restaurará a morada da tua justiça.

 7 O teu princípio, na verdade, terá sido pequeno, mas o teu último estado crescerá em extremo.

Introdução

Quando estamos em provações geralmente queremos encontrar alguma explicação que justifique o porque de estamos em meio as tempestades e conflitos da vida.

Bildade era amigo de Jó. Ao testemunhar o sofrimento de Jó, Bildade tenta diagnosticar os motivos de suas aflições. Bildade afirma, então que Jó estava sofrendo por causa de seus pecados, o que não era verdade, pois Jó não havia  praticado pecado algum contra Deus, que justificasse os seus sofrimentos.

Apesar de Bildade ter um discernimento errado a respeito dos motivos dos sofrimentos de Jó, devemos considerar os conselhos positivos que ele deu a Jó, sugerindo que ele tivesse algumas atitudes em meio a todo o seu sofrimento.

Vamos então examinar os conselhos dados por Bildade a Jó.

Busque a Deus individualmente

O texto que lemos diz: “5 Mas, se tu de madrugada buscares a Deus e ao Todo-poderoso pedires misericórdia…”.

Neste versículo aprendemos algumas coisas importantes.

Em primeiro lugar é importante destacar que nós temos momentos de orações coletivas com nossos irmãos. Nessas ocasiões exercemos o que chamamos de koinônia.

Koinônia é a comunhão coletiva, que pode ser exercitada uns com os outros nos momentos de culto, com a adoração coletiva, as orações dos santos, os cânticos de louvor e adoração e os dons espirituais. Nestes momentos de Koinônia nos fortalecemos, nos motivamos, nos ajudamos e apoiamos uns aos outros mutuamente.

Porém neste verso, Bildade está se referindo a momentos individuais de comunhão com Deus, onde exercitamos a nossa fé e nos renovamos diante do Senhor a sós com Ele.

Jesus nos recomenda ter estes momentos a sós com Deus em Mateus 6:6: “…Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente…”.

E na individualidade com Deus que costumamos ficar mais a vontade.

É importante destacar também que buscar a Deus em madrugadas está vinculado a idéia de fazer um esforço ou um sacrifício que nos leve a sermos atendidos pelo Senhor.

Na bíblia, Deus leva em conta o nosso esforço e determinação para nos abençoar. Como exemplos disso, temos o cego de Jericó que se esforçou, gritando e clamando pelas ruas da cidade pelo nome de Jesus. Outro exemplo, foi o da rainha Ester, que orou e Jejuou por 03 dias, antes de interceder ao rei pelo povo de Israel. Jacó também lutou determinadamente com Deus, até o dia amanhecer. Jesus faz menção, numa parábola, a história de uma viúva que incessantemente clamava por justiça aos arredores da tenda onde o juiz julgava as causas do povo, até que foi atendida.

Em Jerusalém os cristãos estavam buscando intensamente a Deus que havia-lhes prometido o Espírito Consolador. Aquele esforço foi recompensado. Deus enviou dos céus a resposta. O Espírito foi derramado sobre todos que estavam naquele recinto.

Nosso esforço em buscar a Deus em madrugadas, em vigílias, ou por meio de jejuns atrai o olhar de Deus para nós.

Portanto, esforce-se, não desanime, continue em oração, porque o impossível só Deus pode realizar.

Busque a Deus com sinceridade de intenções.

O texto lido diz: 6 se fores puro e reto, certamente, logo despertará por ti e restaurará a morada da tua justiça.

Este verso de fala de intenções puras e reais que deve estar presentes no coração de quem busca a Deus.

Deus observa o nosso coração. Há muitas narrativas na Bíblia, que nos remetem a isso. Para Jeremias, Deus declara: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.

Buscar a Deus com pureza de coração é uma condição que resulta de apenas uma atitude: busca de Deus, quebrantamento e arrependimento. Tommy Tenney costumava dizer que “…o arrependimento nos prepara para a presença de Deus. Mas é do quebrantamento que nasce a pureza”.

Numa catedral em Londres, está o famoso quadro do artista Holman Hut, intitulado “The Light Of The World” (traduzir). Nele o artista representou Jesus à porta. A porta é o coração do homem. O cenário descrito neste quadro é o de uma noite. Uma coroa de espinhos está na fronte de Jesus significando seu amor pleno. A porta é pintada com vários sinais de ferrugens. São sinais de que essa porta não se abre há muito tempo.

Jesus está sozinho neste quadro. Ele vem para encontrar cada pessoa pessoalmente. Usa vestes brancas simbolizando pureza. Tem um peitoral de jóias para indicar a riqueza da vida que promete conceder. Alguém, entretanto, observou ao artista que a porta não tem qualquer fechadura. Ao que ele explicou: “Aqui está representada a portão do coração, amigos; e esta é uma porta que só se abre pelo lado de dentro”. Por essa razão que lemos em Ap 2.10: “Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei…”.

Pessoas que buscam a Deus com intenções puras são aqueles que estão dispostos a abrir seus corações para serem visitados pela graça de Deus.

 

Creia que a tua história terá um final glorioso.

O texto que lemos diz: “….7 O teu princípio, na verdade, terá sido pequeno, mas o teu último estado crescerá em extremo”.

Não podemos medir o sucesso das pessoas apenas pela forma como começaram algo. Certamente é mais eficiente medir o sucesso de uma pessoa ou da sua história pela forma como terminam algo.

Muitos começam grandes realizações com pequenos passos, pequenos gestos, e as vezes com muitas dificuldades.

Tenho observado, que a biografia de boa parte de pessoas vencedoras, foi marcada por momentos de enormes desafios, importantes decisões ou as vezes por perdas de bens e pessoas. Mas o que também tenho constatado é que momentos como estes, foram os ingredientes catalizadores  e necessários para tornar pessoas comuns em pessoas de destaque. Na verdade, o que vejo é que as dificuldades que muitos enfrentaram no inicio de suas histórias, só os tornou mais fortes, resistentes e determinados.

O texto que lemos, no verso 7, nos ensina exatamente o mesmo princípio. Tudo que você e eu enfrentamos, todas as nossas lutas, todas as dificuldades que nos atingiram, todas as tribulações e provações,  só contribuirão para que o nosso último estado seja melhor que o anterior. Nossas lutas e provações, não nos destroem porque temos a graça de Deus investida sobre nós, e ao contrário, só nos ensinam a ter mais experiência, esperança e força de resistência.

Tome posse desta promessa: “….7 O teu princípio, na verdade, terá sido pequeno, mas o teu último estado crescerá em extremo”. Creia, Deus esta trabalhando em você e te transformando em alguém melhor e mais resistente.

Conclusão

Atenção a esta história.

Certa vez, em um sonho, Deus virou para um homem e disse-lhe:

– “Quero que empurre esta pedra sem parar, que nada te faça parar de empurrar essa pedra, empurre-a com toda tua força e toda a tua vontade.”

Surpreso o homem resolveu obedecer.

Dia a dia ele pelejava com seus ombros escorados na fria e maciça superfície da pedra, empurrando-a com toda a sua força, mas ela não se mexia. E cada noite, aborrecido, retornava a sua casa, sentindo que o seu esforço era em vão.

Percebendo o desânimo do homem, o inimigo decidiu entrar em cena colocando pensamentos em sua mente desgastada: “Você tem empurrado essa pedra por tanto tempo, e ela ainda não se moveu. Não acha melhor desistir? Deixe essa tarefa para outro.”

Esses pensamentos minavam o seu espírito e davam-lhe a impressão de que era um fracassado.

Pensando em desistir, elevou seus pensamentos em oração e disse:

– “Senhor, tenho trabalhado duro e por muito tempo em Teu serviço, colocando toda a minha força para fazer aquilo que o Senhor me mandou; entretanto, após todo esse tempo não consegui mover a pedra nem por um milímetro. O que está errado? Por que tenho falhado?”

 O Senhor respondeu-lhe:

– “Meu filho, quando eu lhe disse para me servir e você aceitou, expliquei-lhe que o seu trabalho seria empurrar a pedra todos os dias, e é o que você tem feito. Eu nunca lhe ordenei que a movesse.

Por que você pensa que falhou? Olhe-se! Seus braços estão fortes e musculosos, suas costas enrijecidas e bronzeadas, suas mãos estão curtidas, suas pernas se tornaram musculosas e firmes. Todos esses atributos lhe fazem melhor do que antes.

 

Meus irmãos, esta história tem um princípio importante para nós. Em nossas lutas diárias Deus está trabalhando em nossas vidas de forma tal, que estamos sempre mudando. Nossa fé esta mudando, nosso relacionamento com Deus esta sendo transformado, nossa maturidade tem crescido. E pode ter certeza que Deus nos transformará em alguém bem mais forte. Portanto, não desanime. Continue firme. 

4 thoughts on “SERMÃO: ATITUDES DE UM JUSTO FRENTE AS DIFICULDADES

  1. Muito boa a mensagem Bildade mostrou neste conselho para com Jó que precisamos buscar a Deus individualmente e isto e uma verdade não só em grupo principalmente a sós e de madrugada!

    Curtir

  2. Amém que palavra poderosa pra muitos que pensam em desistir pensam que são fracassados mais Deus sempre tem uma solução pra os seus . Obg pela palavra porque eu estava mim sentndo fraco até que vi esse maravilhoso estudo que vou Guarda lo e compartilhar com pessoas que estao precisando se levantar no nome de jesus.

    Curtir

  3. PAZ DO Senhor!
    Gracas dou por ter conhecimento deste site, pois muito tem me ajudado na minha vida espiritual…aprendendo e colocando em prática. ..Deus continue abençoando.

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s