ESTUDO PARA O DEBATE BIBLICO NA IGREJA BETEL GEISEL. TEMA: Abraão: Submissão através da fé

Aula 01. Abraão: Submissão através da fé

Texto: Gênesis 12: 1-9

“De ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. tu uma bênção”, Gênesis 12: 2

Iremos começar a estudar a partir de hoje, uma série de estudos acerca de como vencer pela fé. A vida cristã não teria incentivo prático e concreto se não fosse o exemplo daqueles que, no passado, tiveram profundas experiências com Deus. Com eles aprendemos um pouco mais daquilo que Deus quer que sejamos e façamos.

Hoje você irá estudar a vida de Abraão. Seu exemplo de fé e de submissão nos ensina a melhor servir ao Senhor para vivermos um cristianismo autêntico, cheio de vida, e não uma religiosidade nominal.

I – CHAMADO PARA SER BENÇÃO, Gn 12

Para realizar seus propósitos, Deus usa pessoas. Quando estamos estudando a história desses homens, mais do que simples biografias, estamos estudando a história da salvação. Abraão é um desses personagens-chaves na histó­ria. Deus o escolheu e o preparou para, através dele, realizar seus propósitos de redenção da humanidade.

Deus preparou Abraão para que desempenhasse uma grande missão. Já era casado quando seu pai decidiu sair de Ur e ir à terra de Canaã, Gn 11: 29-31. Mas chegaram apenas até Harã, onde o pai de Abraão veio, mais tarde, a falecer. Em Harã, Deus se revela a Abraão e o chama para ir a uma terra desconhecida, Gn 12: 1.

Nesse chamado, estavam envolvidas algumas grandes promessas: a) fazer dele uma grande nação; b) engrandecer o seu nome; c) abençoar, através dele, todas as famílias da terra, Gn 12: 2-3.

Abraão foi uma bênção. As promessas se cumpriram. Ele é o pai da nação israelita. A bênção prometida a ele chega até nós. Alguns fatores importantes contribuíram para isso:

a)Confiança na Palavra de Deus, v. 4. Que garantias Abraão tinha para mudar-se para uma terra que nem conhecia? Paulo discute essa questão em Romanos 4. Abraão creu no chamado, v. 3; creu na promessa do nascimento do herdeiro, v. 18-21. Essa fé foi o elemento fundamental para sua justifi­cação e salvação, v. 22-25. Tal atitude de Abraão é usada em toda a Bíblia para exemplificar o que é fé, Hb 11:8. Ele tinha apenas a promessa de Deus e creu;

b)Submissão à vontade de Deus, v. 5. De nada adiantaria a Abraão simplesmente crer, se ele permanecesse em Harã. Como prova de sua fé na promessa de Deus, ele saiu de onde morava em obediência ao Senhor;

c) Desprendimento, vv.1,6.Abraão se dispôs a deixar sua parentela, sua cidade e a atender à voz de Deus. A fé sempre exige renúncia, Lc 9: 62. Não há como ter uma vida cristã dedicada a Deus sem desprendimento.

II – UMA ESCOLHA ACERTADA, Gn 13

Abraão chegou a Canaã. Seus primeiros anos ali foram muito difíceis, Gn 12: 5-9. Mas o Senhor lhe aparece e reafirma as promessas, v. 7. Para fugir da fome, emigrou para o Egito, onde Deus o abençoou e o guardou. Mais tarde, como relata Gn 13: 1, foi para o Neguebe, com o seu sobrinho Ló. Ele ia para Canaã, a terra que o Senhor lhe havia prometido.

Abraão e Ló prosperaram muito. Eram muito ricos, Gn 13: 2. Quando chegaram à região entre Betel e Ai houve discórdia entre os pastores do gado de Abraão e os de Ló, v. 7. Para resolver o problema, Abraão propõe ao seu sobrinho uma separação amigável, vv 8 e 9. Ló ficou entusiasmado ao ver toda a beleza da campina do Jordão. Escolheu para si toda essa região e partiu para o Oriente, v. 11. Abraão habitou na terra de Canaã.

Quem fez a melhor escolha? Que lições podemos extrair desse acontecimento?

a)A escolha humana, v. 10. Os olhos de Ló se encheram, logo que viram a beleza das campinas do Jordão. Mas sua escolha foi infeliz. Sodoma era uma cidade cheia de pecado e violenta, 14: 12-17. Sodoma e Gomorra foram destruídas com fogo. Ló e sua família tiveram de sair às pressas de sua casa, 19: 16-17;

b)O perigo da má escolha. Todos estamos sujeitos a fazer boas ou más escolhas. Ló fez má escolha e toda a sua família padeceu. O cristão não pode ser movido e dirigido pelos interesses humanos. Ao contrário, precisa da direção de Deus em sua vida em todas as circunstâncias. Veja II Co 5: 7.

III FÉ PROVADA E APROVADA, Gn 22

Em Gênesis 22, o Senhor pede o filho de Abraão em sacrifício. Foi um grande teste de fé: “…pôs Deus Abraão à prova…”, v. 1. Abraão obedeceu porque era possuidor de uma fé inabalável.

a)Certeza da intervenção divina, vv. 1, 5, 8.

Abraão diz aos seus empregados: “esperai aqui […]; eu e o rapaz iremos até lá e, hauendo adorado, voltaremos para junto de vós”. Ele estava certo de que Deus estava provando sua fé. Isaque pergunta: “onde está o cordeiro […]?”. Abraão responde: “Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto”. Isso é fé: a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem, Hb. 11:1. Abraão sabia que seu filho não morreria.

b)Jeová-Jiré, o Deus da provisão, v. 14. Quando Abraão estava pronto para imolar seu filho, o anjo brada dos céus: “…não faças nada…”, v. 13. Abraão vê, então, um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos. Essa foi a primeira vez que Deus se revelou como o Jeová-Jiré, o Deus da provisão.

O sucesso de Abraão não estava no fato de ser ele um homem rico, mas nos valores espirituais que cultivava. Ele foi chamado “o amigo de Deus”, II Cr 20: 7. Todos precisamos também desses valores, que nos dão condições de viver de vitória em vitória.

Na próxima semana estudaremos sobre o tema JOSÉ: O SEGREDO DE UMA VIDA TRIUNFANTE. Não perca.  

 

Pr Josias Moura 

3 thoughts on “ESTUDO PARA O DEBATE BIBLICO NA IGREJA BETEL GEISEL. TEMA: Abraão: Submissão através da fé

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s