ESTUDO PARA O CULTO DE DOUTRINA. TEMA: O segredo de uma vida triunfante

O segredo de uma vida triunfante

“Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus?” Gênesis 41: 38.

Quando se fala em vida cristã vitoriosa ou bem sucedida, um dos primeiros personagens que nos vem à mente é José. Não há como falar de sucesso, vitórias, triunfo e prosperida­de sem citar este extraordinário servo de Deus. Suas virtudes nos transmitem ânimo e alento para a vida cristã.

José é símbolo de vitórias, pois apesar de uma infância e adolescência sob os olhos invejosos dos irmãos e, por isso, perseguida, e de uma juventude de grandes desafios, com a ajuda do Espírito de Deus ele alcançou um final triunfante.

I – ODIADO PELOS PRÓPRIOS IRMÃOS, Gn 37

Ninguém quer ter inimigos dentro de sua própria casa. Mas, quantas vezes os problemas surgem dentro do lar e temos grandes decepções, Mq. 7:6. José sofreu este proble­ma. Seus inimigos eram seus próprios irmãos. Eles o odia­vam muito por causa do amor que seu pai tinha por ele, Vs. 4, 5 e 8.

Alguns pontos nos chamam a atenção no estudo do relacionamento de José e seus irmãos:

a) Honestidade de José. Ele não escondia do pai os erros praticados pelos irmãos, v. 2. Seu compromisso era com a verdade. A conduta dos irmãos mais velhos poderia trazer problemas para seu pai. José não concordava com as más atitudes deles e deixava seu pai ciente de tudo. Por isso, era odiado a cada dia. Ninguém deve intimidar-se ao ser coagido por causa da verdade;

b) Alvo da hostilidade dos irmãos. José sofreu ódio e inveja em virtude dos sonhos, v. 8. Desde cedo em sua vida, Deus estava começando a revelar seus propósitos para José, através dos sonhos. Mas nem ele, nem seus irmãos entendiam isso; pensavam que ele queria governar sobre eles e fazer deles seus súditos. Em razão desse rancor, fora vendido como escravo para uma caravana que se dirigia ao Egito, vv. 7-11, 20, 28.

II – FIRMEZA DIANTE DA TENTAÇÃO, Gn 39

No Egito, José fora vendido a Potifar, comandante da guarda de Faraó, Gn 37: 36; 39: 1. José era mordomo de Potifar. Tudo ia bem, até que a mulher de Potifar desejou ter um relacionamento extraconjugal com José. E embora todos os dias insistisse com ele, v. 10, ele sempre recusava, v. 9. Certa ocasião, foi assediado pela esposa de Potifar. Desvencilhou-se dela, mas o fato chegou deturpadamente aos ouvidos de seu senhor, que mandou prendê-lo, w. 18-20. Fora um laço do inimigo para tentar deter os planos de Deus na vida de José.

O que o ajudou a vencer essa armadilha?

a)Temor a Deus, v. 9. Todo pecado é contra Deus, SI 51: 4. José sabia desta verdade, pois ele disse: “…come­teria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?”. O temor a Deus livra o cristão de situações como essa: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”, Pv. 1: 7. A falta do temor a Deus leva a perder a consciência dos ensinos bíblicos e a deixar-se levar pelos desejos da carne, Rm. 8: 1-8.

b)Graça de Deus, v. 10. José não cedeu ao assédio. O que o fortalecia era a graça de Deus. E nessa hora que o cristão precisa fazer prevalecer os princípios éticos, morais e religiosos sobre os ímpetos naturais. O Senhor disse ao apóstolo Paulo, em resposta à sua oração: “…a minha graça te basta”, II Co. 12: 9.

c) Origem da tentação, Tg 1: 13. Não podemos confundir tentação com provação. A provação é permitida por Deus, Gn 22: 1. Tentação é o resultado da cobiça, quando esta atrai e seduz. A cobiça vem sempre pelos olhos. O que os olhos não vêem, o coração não deseja. Os olhos são a lâmpada do corpo, Mt 6: 22. Mas o cristão nunca é tentado além de suas forças, I Co. 10: 13.

III – A PROMOÇÃO DO FIEL, Gn 41

José estava preso, quando Faraó teve alguns sonhos muito estranhos. Seus sábios não conseguiram interpretá-los. Então, o servo de Deus foi trazido à sua presença para dar a significação, v. 14. Aprendemos com José várias lições:

a)O Espírito concede sabedoria, v. 38. O Espírito de Deus capacitou José para dar a interpretação exata aos sonhos, w. 25 a 32. A interpretação agradara ao rei. E José, por sua prudência, foi nomeado governador do Egito. Pôs em prática o que o sonho revelava e salvou milhares da fome;

b)O cuidado com a família. Vindo os sete anos de fome em toda a região, os irmãos de José foram obrigados a ir ao Egito para comprar cereal, Gên. 42. Depois de alguns contatos com seus irmãos, José dá-se a conhecer e manda buscar seu pai para habitar nesse país, cap. 46. E ali eles começam uma nova vida. Os descendentes de Jacó vão habitar no Egito durante quatrocentos anos;

c)Capacidade para abrigar o perdão, 50: 17. As atitudes de José mostram que ele havia perdoado os irmãos. Mas, depois de Jacó ter falecido, os irmãos sentiram-se acusados pela própria consciência, v. 15. Pensavam que, agora, José iria vingar tudo aquilo que eles haviam feito contra ele. No entanto, o coração de José estava cheio do amor de Deus, v. 19 e I Jo 4: 8.

Com José, aprendemos que é sempre possível ser um vencedor na vida moral, espiritual e material sem fugir dos princípios cristãos. Por maior que seja o desafio, com a ajuda de Deus, o irmão poderá, com certeza, dar a volta por cima e ser uma pessoa triunfante como foi José.

Na próxima semana estudaremos o tema: MOISÉS, UMA LIDERANÇA EFICIENTE. Não falte.

 

Pr. Josias Moura 

5 thoughts on “ESTUDO PARA O CULTO DE DOUTRINA. TEMA: O segredo de uma vida triunfante

  1. Pastor é uma benção as mensagens postadas aqui, que Deus continuemos te abençoando mais e mais.Eu não tenho de sair quando chego aqui para estudar cada tema obrigado muitas bênçãos do céu.

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s