SERMÃO: Uma vida produtiva

Palavra ministrada pelo Pr Josias Moura no culto de santa ceia da Igreja Betel Brasileiro Geisel 

Uma vida produtiva

João 15.8: “Meu pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos”

 

1)  Introdução

Algumas pessoas são capazes de ter uma vida muito produtiva. Imagine que você tivesse que publicar um relatório individual da produtividade de sua vida. Como seria este relatório? Você apresentaria resultados positivos ou negativos, crescimento ou declínio?

Todos nós gostaríamos de concluir que temos uma vida produtiva. Todos nós gostaríamos de chegar no final da vida e dizer: Tive uma vida produtiva.

Existem duas maneiras de ser produtivo. Você pode ser produtivo na vida material, ou você pode ser produtivo na vida espiritual.

Nesta ocasião quero leva-lo a entender qual é o significado divino de uma vida produtiva.

Deus deseja que tenhamos uma vida  produtiva.   Mas aprenda uma coisa importante:

2)  Se você quer ser alguém produtivo, aprenda a cultivar as raízes

Deus nos ensina em sua palavra que sem raízes, não há fruto, não há colheita, e assim torna-se impossível sermos produtivos.

Vejamos o que diz Jeremias 17.7,8: “Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. 8 Porque é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto”.

Neste texto Deus nos compara a árvores frutíferas. Árvores frutíferas são árvores produtivas. Elas não ocupam inutilmente o espaço.  Árvores frutíferas estão junto aos ribeiros de águas. Isto nos faz lembrar que temos acesso a um grande manancial de águas. Jesus é a nossa fonte de água viva.

A ilustração de árvores frutíferas nos faz lembrar de algo importante: ARVORES FRUTIFERAS PRECISAM DE RAIZES PROFUNDAS E SAUDAVEIS. Uma grande e frutífera arvore precisa de raízes para suportar o calor, os ventos e a seca. Á arvore frutífera busca água em regiões desertas nas regiões mais profundas da terra. De igual modo, nós devemos buscar a água da vida na profundidade da graça de Deus.

Li há certo tempo que as bananeiras são quase indestrutíveis. Você pode pica-las em pedacinhos ou ate queima-las que ela continua crescendo. Há apenas uma maneira de acabar com a bananeira: arrancando suas raízes: A RAIZ É A CHAVE FRUTO.

A Bíblia diz que o justo também tem uma raiz. Em provérbios 12.3 a bíblia diz que “… a raiz dos justos não será removida”. O homem e a mulher justos enfrentam as tempestades e ventos fortes desta vida, e permanecem inabaláveis mesmo nas situações onde há escassez, porque sua raiz é profunda.

3)  Se você quer ser produtivo aprenda a tirar as ervas daninhas.

Ervas daninhas são espécies que se aproveitam da situação. Elas se alojam em outras espécies e roubam suas proteínas ou prejudicam o seu crescimento. E muitas vezes, tiram a beleza de uma planta saudável.

Árvores saudáveis podem ser tornar árvores improdutivas por causa das ervas daninhas.

Existem também ervas daninhas na vida espiritual. Ao falar da relação que temos com Deus Jesus exemplifica isso ao falar da semente que cai entre os espinhos. Os espinhos são como ervas daninhas, pois na história contada por Jesus, eles sufocam a semente. Para sermos produtivos temos que aprender a eliminar das raízes as ervas daninhas.

Mas afinal, quais são estas ervas daninhas? Elas podem ser preocupações, interesses, e tantas outras coisas que nos afastam de Deus, não deixando que nós venhamos a produzir frutos espirituais.

As vezes escuto muita gente dizer: não tenho tempo para servir a Deus. Vivo ocupado demais”. Isso é uma erva daninha que pode nos afastar da comunhão com Deus.

Cuidado, pois ervas daninhas podem nos impedir se sermos como árvores produtivas e frutíferas.

 

4)  Por fim, se você deseja ser produtivo aprendar a esperar a colheita.

Há tempo pra tudo. E o tempo da colheita vem sempre como um resultado de todo um esforço anterior.

Se alguém, por exemplo quer alcançar o resultado de ser uma pessoa bem sucedida tem que existir um esforço anterior. Talvez estudar mais, gastar menos, trabalhar mais, ter mais disciplina. A verdade é que toda colheita e todo resultado dependem de um esforço anterior ou do que anteriormente foi semeado.

As vezes, as pessoas querem colher o que não plantaram. Por exemplo, querem ter o amor de um filho, sem terem semeado amor. Querem colher a paz, tendo semeado a contenda. Querem ter a fartura tendo semeado o desperdício. Ou querem colher o conforto não tendo semeado uma  vida de trabalho e moderação em gastar seus recursos.

A bíblia é enfática em dizer que aquilo que o homem semear isto também colherá.  Observe que a colheita esta vinculada com aquilo que semeamos.

Assim, se queremos ter uma boa colheita comecemos por semear o que está sendo enfatizado nesta ocasião. Comece cultivando raízes profundas, dedicando tempo para o estudo e leitura da palavra de Deus todos os dias. Depois procure eliminar as ervas daninhas que consomem suas forças e energia desviando seu coração do principal, que é ter uma vida rica e abundante da graciosa presença de Deus. E por fim, saiba esperar o tempo da colheita, com a convicção de que o que você plantou e semeou em concordância com a vontade de Deus terá resultado.

A colheita é inevitável para aqueles que semeiam com fé. Não desanime. Confie em Deus, espere nele. Suas promessas não falham.

Que Deus te abençoe.

Pr Josias Moura

João pessoa, 11.10.2015

 

 

 

 

 

 

One thought on “SERMÃO: Uma vida produtiva

  1. Paz Pastor obrigado pelos estudos tem sido para me uma grande bença; que Deus continue, abençoando; o seu ministério; graça e paz; pra; Valnice

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s