Sermão: Alegre-se em Cristo

Alegre-se em Cristo

Filipenses 3:1: Concluindo, meus irmãos, quanto ao mais, alegrai-vos no Senhor. Para mim, não é incômodo escrever-vos outra vez sobre o mesmo assunto, e para vós é uma segurança a mais.

1)  Introdução

Quem não deseja ser feliz? Talvez muitos não conheçam a felicidade. Outros talvez vivam momentos de felicidade, outros não sabem o que é a felicidade.  Mas posso garantir que muitos certamente estão em busca dela.

Acontece que alguns não são felizes e terminam por usar o que vou chamar de “máscara da felicidade”. Essas pessoas sorriem o tempo todo, parecem exalar alegria, quando na verdade estão tentando ser alguém que de fato não são.

Tenho observado que tentar aparentar ser alguém feliz o tempo todo pode gerar um grande Stress. Já pensou como é desgastante pra alguém passar o tempo todo sorrindo pra os outros, mas lá no seu íntimo estar com um coração ferido e marcado pelas lutas da vida.

Tenho observado em muitas pessoas a seguinte situação

  • Muitos talvez tenham vergonha de assumir que não são felizes.  É por esse motivo passam a usar máscaras que encobrem a real situação de sua alma. 
  • A segunda coisa que tenho observado é que todos nós  temos dias e dias. Existem aqueles dias em que tudo dá certo e nos tornamos mais felizes. Mas quando se trata dos dias ruins, em que nada está dando certo, o que podemos fazer para que a infelicidade não bata em nossa porta?

Paulo faz questão de nos recomendar em Filipenses 4: “Alegrem-se no Senhor”.  Mas, surge aqui a pergunta: Como posso me alegrar no Senhor quando tudo está ruim? Como posso me alegrar nos dias ruins da vida?

No livro poder para mudar a sua vida, o Pr Rick Warren faz uma diferença entre felicidade e alegria. A felicidade depende dos acontecimentos. Assim uma pessoa costuma dizer: Estou feliz porque hoje deu tudo Certo.

Já a alegria é diferente, é mais profunda. A alegria é uma atitude, uma escolha. A alegria não depende das circunstâncias.  Em filipenses Paulo não está dizendo: “Alegre-se se as circunstâncias são boas”. Ele está dizendo: Alegre-se no Senhor. Assim, aprendemos em filipenses 4 que podemos nos alegrar independentemente das circunstâncias, pois alegrar-se no Senhor é um ato de fé e convicção que não depende de situação momentânea.

Assim, podemos em alguns momentos não estar felizes por algum problema ou dificuldade momentânea que estamos vivendo, mas podemos estar sempre alegres no Senhor em toda e qualquer situação.

 

2)  No Senhor, o cristão pode ser a pessoa mais alegre do mundo. Paulo nos apresenta alguns motivos em Romanos 5

Romanos 5 começa com as seguintes palavras: 1 Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo;  2 pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Ter esperança no Senhor é um dos motivos de nossa alegria.

Alguns pesquisadores da universidade de Cornell estudaram cerca de 25 mil prisioneiros da segunda Guerra mundial. Eles concluíram que uma pessoa pode aguentar quase tudo se tiver esperança.

Existem pessoas que tem esperança, porem fundamentam sua esperança em coisas que não são sólidas. Um exemplo disso, são aqueles que tem esperança em um bom emprego, numa boa família, numa promoção. Mas quando estas coisas não são atingidas ou desaparecem a esperança dessas pessoas também acaba.

A esperança do justo não acaba, porque esta firmada no Senhor. Por isso é uma esperança verdadeira sólida e inabalável. 

Em Romanos 12.12 Paulo nos recomenda: “Alegrem-se na esperança…”.  Ali Paulo está falando da nossa esperança em Cristo. A esperança que temos em Cristo é o nosso motivo de regozijar mesmo nas situações difíceis.

Ter a certeza de que Deus tem um proposito em tudo para as nossas vidas é um dos motivos da nossa alegria.

Em Romanos 5:3 Paulo declara: “ Também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança”.

Muitas pessoas tem a idéia errada de que livrando-se de seus problemas serão mais felizes. O detalhe é que isto não será possível enquanto estivermos vivos.  Sempre que resolvemos um grande problema aparecem outros menores ou de igual tamanho.

Com as nossas tribulações podemos exercitar o hábito de tirar as mais profundas lições. Ou ainda de aprender a conhecer melhor a Deus em intimidade. Ou ainda a nos regozijarmos e nos alegrarmos em Cristo por termos em nossas vidas a sua doce presença.

Observe bem o que Paulo diz nestes versos: “nos gloriamos nas tribulações…”. Paulo não está dizendo aqui que gostamos de sofrer, mas ao contrário ele nos mostra que podemos nos alegrar em Cristo mesmo nestas horas porque sabemos que Deus tem um proposito para nós ao estar permitindo uma situação ou outra. E assim temos uma perspectiva, uma forma de ver as lutas que os não cristãos não tem. E a nossa perspectiva faz toda diferença no mundo. A forma como reagimos aos problemas em casa, no trabalho, e as enfermidades que nos atingem depende da nossa perspectiva, depende muito da nossa forma de ver.

E assim meu querido, ter a certeza que Deus tem um propósito para nós quando estamos em meio as tempestades da vida é um motivo que nos faz alegrar-se no Senhor.

Ter a certeza que Deus está conosco é o motivo de nos alegrarmos nEle.

Em Romanos 5 Paulo declara: “Nós nos alegramos por causa daquilo que Deus fez por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, que agora nos tornou amigos de Deus”.

Fomos reconciliados com Deus por meio de Cristo Jesus e tornamo-nos seus amigos, e essa amizade durará para sempre.

Deus exprime sua amizade e seu desejo de estar conosco quando diz em Isaias 43.2: “quando você atravessar águas, eu estarei ao seu lado, e você não se afogará. Quando passar pelo meio do fogo, as chamas não te queimarão” (NTLH).

Talvez você e eu necessitemos deste versículo esta semana. Deus está dizendo que nada terá o poder de oprimi-lo ou destruí-lo: Nem o Diabo, nem as pessoas, nem as situações difíceis da vida. Você nunca estará sozinho.

3)  Conclusão

Meu querido irmão, a alegria é como um músculo. Quanto mais o exercitamos mais forte ele fica.

Quero finalizar esta palavra sugerindo alguns exercícios espirituais para que você desenvolva sua alegria em Cristo.

Primeiro, desenvolva a atitude de gratidão. Em I tessalonicenses 3:18 Paulo diz: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”

Psicólogos dizem que a gratidão é a atitude mais saudável que existe. A gratidão produz mais energia emocional do que qualquer outra atitude.

Eu o desafio a exercitar a gratidão. Procure alguém que já fez algo por você, ligue pra essa pessoa e diga que é grato pelo bem que recebeu.

Em segundo lugar, desenvolva a capacidade de se doar, e servir. Não espere que as pessoas lhe sirvam. Sirva a outros. Não espere que pessoas te amem. Ame. Não espere que outros façam o bem por você. Faça você o bem.

Terceiro. Fale de Cristo a outros. Jesus diz que há regozijo no céu quanto uma pessoa vem a Cristo pela fé. A alegria que ocorre no céu quando alguém se entregar a Cristo é compartilhada conosco aqui na terra. Eu sempre me alegro, quando alguém ouve o evangelho e se rende ao Senhor Jesus e Deus também se alegra nos céus com toda a criação celestial.

Certa vez um irmão disse a um pastor: “Perdi minha alegria pastor”. O pastor lhe perguntou: “Qual foi a ultima vez que você conduziu alguém a Cristo?”

Nossa cultura humana diz: Viva para si e esqueça os outros. Mas o nosso Senhor nos ensina com seu exemplo a morrermos para o nosso eu e vivermos para servir a outros.

Eu desafio a todos que estão aqui nesta noite a fazerem estes três exercícios e tenho a plena certeza que seremos pessoas mais felizes.

Que Deus nos ajude.

Pr. Josias Moura.

João Pessoa, 16.08.2015

 

 

One thought on “Sermão: Alegre-se em Cristo

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s