SERMÃO: Você pode ter em sua vida a força do poder de Cristo para mudar

Palavra ministrada pelo Pr. Josias Moura no culto de santa ceia da Igreja Betel Brasileiro Geisel 

Você pode ter em sua vida

 

a força do poder de Cristo para mudar

Há coisas que talvez quiséssemos mudar em nós. Talvez  alguns desejassem ser mais comunicativos, menos ansiosos. Alguns certamente queiram mudar algo em si mesmos porque percebem que podem melhorar em alguma área.

Alguns não conseguem mudar, porque simplesmente não tem forças ou determinação. Alguns entram por exemplo numa rotina de exercícios pra tentar melhorar as condições de saúde, e depois voltam a velha rotina que não tem nada de saudável.

É preciso de força para mudar. Mas em muitas circunstancias percebemos que não há temos.

Você pode experimentar em sua vida o poder da ressurreição

Livros de auto ajuda muitas vezes ensinam que devemos mudar isso ou aquilo para que tenhamos uma vida melhor, mas não nos ensinam onde podemos obter forças para mudar.

O cristianismo nos traz uma resposta. Nos evangelhos ele, ele nos diz onde podemos ter forças para mudar em nossas vidas em áreas essenciais para que possamos ter uma vida mais abundante da presença de Deus.

 Na bíblia entendemos que a nossa maior força para mudar vem da graça de Deus. E esta graça se revela em nós ao compreendermos o poder e sentido da ressurreição de Cristo.

A coisa mais importante em nossas vidas é conhecer a Cristo e experimentar o poder da ressurreição.

Acerca disso Paulo escreve: “Quero conhecer Cristo, o poder da sua ressurreição” (Fp. 3:10). Ainda em outra carta escreve: “Oro para que vocês comecem a compreender como é incrivelmente grande o seu poder para ajudar aqueles que creem nele. Foi esse mesmo grandioso poder, que levantou a Cristo dentre os morros e O fez sentar-Se no lugar de honra no céu, à mão direita de Deus’ (Ef 1.19,20; BV).

Paulo utiliza a palavra grega para poder, dynamis, que é a raiz de nossa palavra dinamite. Portanto, ele está dizendo: “Deus deseja dar-lhes o poder da dinamite em sua vida, o poder que pode mudar sua vida. Sim, o mesmo poder que levantou Jesus Cristo dos mortos há dois mil anos está à sua disposição agora mesmo para transformar a fraqueza de sua vida em força.

Segundo a Bíblia, o poder da ressurreição é o poder que cancela o nosso passado, que vence nossos problemas e que transforma nossa personalidade.

O poder de Deus cancelará nosso passado

Em primeiro lugar, o poder da ressurreição é o poder que cancela nosso passado. Estou falando de fracassos, erros, pecados, arrependimentos. E, quando digo cancelar, não me refiro à negação do passado, como se nunca tivesse acontecido. A palavra cancelar significa eliminar, neutralizar, compensar alguma coisa.

Você já chegou à metade de um projeto e desejou poder começar tudo de novo? Está pintando a sala de estar, dá um passo para trás e observa a cor que parecia perfeita no mostruário. Contudo, na parede, não parece perfeita. Gostaria de poder começar tudo de novo.

Muitas pessoas se sentem a respeito da vida dessa forma: “Cometi tantos erros. Gostaria de poder apagá-los e começar de novo ’.

São fracassos, problemas, decisões erradas; todos sofrem por causa deles.

Parece que algumas pessoas simplesmente não conseguem abandonar o que ficou para trás e, assim, deixam o passado limitar as oportunidades presentes.

E assim alguns vivem em um constante estado de arrependimento. Dizem continuamente: “Ah, se não tivesse feito isso” ou: “Ah, se eu tivesse mudado”. Sempre estão conjecturando. São atormentadas por lembranças dolorosas: “Eu fracassei; vou pagar por isso o resto de minha vida”.

Hoje é tempo de libertação. Liberte-se da culpa e das marcas deixadas pelas experiências do passado. Liberte-se pelo poder do evangelho da ressurreição de Cristo.

Deus diz que não é necessário carregar um fardo pesado de culpa, velhas feridas e lembranças de erros.

Em Colossenses 2.14, lemos que ele perdoou todos os nossos pecados e cancelou cada registro de dívida que tínhamos de pagar. Deus o fez ao permitir que Cristo fosse crucificado.

E possível ter uma ficha limpa! É como uma lousa mágica. Quando uma criança cometer um erro no desenho da figura, tudo o que tem a fazer é levantar a lâmina plástica que recobre a lousa para deixá-la limpa. Depois, pode começar tudo de novo. A Bíblia diz que é isso que Deus faz com os erros que cometemos.

Ali na cruz Jesus declarou esta consumado. No grego a palavra é uma só, telestetai, cujo significado literal é “totalmente pago”, “cancelado”. Era a palavra que os comerciantes antigos usavam para dizer que estava tudo quitado, que as contas estavam pagas. Jesus diz que isso também foi feito na cruz.

Em Romanos 8.1 lemos: “Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus”. Jesus foi crucificado para que você pudesse parar de se crucificar. Ele foi flagelado por causa de suas aflições. E estas São as grandes boas-novas que dEle recebemos.

O poder da ressurreição nos ajudará a transformar a nossa personalidade

Deus utiliza um importante processo para nos transformar. Ele está explicado em 2 Coríntios 5.17: “Portanto, se alguém está em Cristo é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! ”.

Quando entregamos a vida a Cristo, esse é o ponto inicial da transformação. Não somos mais os mesmos. Começou uma nova vida. Por isso, a Bíblia chama esse processo de “nascer de novo”.

Nascer de novo não significa ser reencarnado, mas simplesmente que temos oportunidade de começar de novo. Não é virar uma nova página, mas ter uma nova vida, um novo começo. E um recomeço com uma grande diferença: agora temos nova natureza, e o Espírito Santo habita em nós.

Conclusão

Quero terminar esta palavra lhe dizendo algo importante. Não deixe para depois o que Deus quer fazer hoje.

Apenas uma coisa poderá impedi-lo de mudar e se transformar na pessoa que você e Deus querem que seja: É o que vou chamar de  procrastinação. A procrastinação é fatal. Ela leva uma pessoa a viver falando assim: Um dia desses, irei ao dentista, um dia desses farei aquele curso, um dia desses passarei mais tempo com a família, levarei a sério a vida cristã, me tornarei mais atuante na igreja, realizarei aquele sonho, entrarei em forma. Um dia desses! Em geral, esse dia nunca chega, porque pessoas procrastinadas nunca realizam, apenas sonham ou desejam algo.

 

Conheço muitas pessoas que desejam viver uma vida diferente, mas nunca vivem. “Estou querendo mudar”, dizem. E isso nos dá vontade de perguntar: “Que bom, mas quando você vai começar a fazer isso?”.

Muitos de nós fazemos assim o tempo todo. Vamos deixando pra depois as grandes mudanças que poderiam ser iniciadas agora e o tempo vai passando. E depois percebemos que anos se passaram e não mudamos, não crescemos, não avançamos, e não transformamos nossos sonhos em realidade.

Jesus Cristo quer cancelar o nosso passado e mudar a nossa vida mas é preciso de forçar de vontade e  desejo para que ocorram mudanças em nossas vidas.

Os engenheiros espaciais da Nasa dizem que a maior parte de combustível utilizado para lançar um foguete é gasto nos momentos iniciais. Nos primeiros segundos um foguete queima grande parte de seu combustível para que consiga sair de sua plataforma. Depois que está em movimento e posteriormente em orbita, gasta bem menos energia.

Assim também é conosco. Precisamos de grande força de vontade para iniciar uma mudança. Precisamos querer e também deixar Deus agir em nós nos dando a energia que precisamos para dar o impulso inicial e a mudança acontecer.

Nenhuma mudança é grande demais para  Cristo. Ele continua agindo hoje como agiu no passado ressuscitando e vencendo a morte. Portanto, abra seu coração agora e deixe que o poder transformador da ressurreição transforme-se em realidade na sua vida.

Que Deus te ajude a mudar.

 

 

 

 

 

 

 

 

3 thoughts on “SERMÃO: Você pode ter em sua vida a força do poder de Cristo para mudar

  1. Graça e paz! A palavra tocou grandemente, é o que está acontecendo comigo, mas imediatamente orei e pedi a Deus, que ajudasse a sair dessa situação. Agradeço de coração!

    Curtir

  2. Lendo aqui essa reflexão, percebi que será impossivel um relacionamento quando não se acredita em você. EU VEJO QUE EU NÃO POSSO CONVIVER COM AS MOTIVAÇÕES , (PLANOS) PESSOAIS EM QUE PESSOAS ESTÃO ME VENDO COMO OPOSITOR. VEJO NISSO INFLUENCIA DAS TREVAS,PORTANTO NÃO POSSO CONFIAR EM PESSOAS QUE ESTÃO ENTREGUES TOTALMENTE A SUA VONTADE. EU APENAS QUERO DECLARAR O QUE A BIBLIA ME AUTORIZA . FOI PARA LIBERDADE QUE CRISTO ME LIBERTOU . SOU LIVRE PARA PREGAR.NÃO TENHO INIMIGOS .QUEREM ME TOLHER, ME AMARRAR, E ISSO EU NÃO POSSO DEIXAR.EU NASCI DE NOVO , NÃO SOU HIPÓCRITA.

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s