Sermão: Qualidades de uma liderança comprometida com Deus

Qualidades de uma liderança comprometida com Deus

ATOS 20.17-38

At 20:17 De Mileto mandou a Éfeso chamar os anciãos da igreja.

At 20:18 E, tendo eles chegado, disse-lhes: Vós bem sabeis de que modo me tenho portado entre vós sempre, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia,

At 20:19 servindo ao Senhor com toda a humildade, e com lágrimas e provações que pelas ciladas dos judeus me sobrevieram;

At 20:20 como não me esquivei de vos anunciar coisa alguma que útil seja, ensinando-vos publicamente e de casa em casa,

At 20:21 testificando, tanto a judeus como a gregos, o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus.

At 20:22 Agora, eis que eu, constrangido no meu espírito, vou a Jerusalém, não sabendo o que ali acontecerá,

At 20:23 senão o que o Espírito Santo me testifica, de cidade em cidade, dizendo que me esperam prisões e tribulações.

At 20:24 mas em nada tenho a minha vida como preciosa para mim, contando que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.

At 20:25 E eis agora, sei que nenhum de vós, por entre os quais passei pregando o reino de Deus, jamais tornará a ver o meu rosto.

At 20:26 Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos.

At 20:27 Porque não me esquivei de vos anunciar todo o conselho de Deus.

At 20:28 Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue.

At 20:29 Eu sei que depois da minha partida entrarão no meio de vós lobos cruéis que não pouparão rebanho,

At 20:30 e que dentre vós mesmos se levantarão homens, falando coisas perversas para atrair os discípulos após si.

At 20:31 Portanto vigiai, lembrando-vos de que por três anos não cessei noite e dia de admoestar com lágrimas a cada um de vós.

At 20:32 Agora pois, vos encomendo a Deus e à palavra da sua graça, àquele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados.

At 20:33 De ninguém cobicei prata, nem ouro, nem vestes.

At 20:34 Vós mesmos sabeis que estas mãos proveram as minhas necessidades e as dos que estavam comigo.

At 20:35 Em tudo vos dei o exemplo de que assim trabalhando, é necessário socorrer os enfermos, recordando as palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber.

At 20:36 Havendo dito isto, pôs-se de joelhos, e orou com todos eles.

At 20:37 E levantou-se um grande pranto entre todos, e lançando-se ao pescoço de Paulo, beijavam-no.

At 20:38 entristecendo-se principalmente pela palavra que dissera, que não veriam mais o seu rosto. E eles o acompanharam até o navio.

 

 

Introdução

Éfeso era uma igreja que estava crescendo. Lá acontecia um grande avivamento. Convertiam-se ao cristianismo judeus e gentios.

Em atos, encontramos registros da grande obra que estava sendo realizada naquela cidade. 

  • At 19.10 = Todos os habitantes da Ásia ouvem a Palavra. 
  • At 19.11,12 = Muitos fatos gloriosos – milagres de Deus
  • At 19.17 = Nome de Jesus engrandecido

 

Após um bom tempo naquele lugar, Paulo se reúne com aquela liderança e faz um relatório de seu trabalho junto àqueles irmãos.

Das palavras de Paulo podemos destacar qualidades que devem existir numa liderança que de fato está comprometida com Deus:

I. COMPROMISSO COM O SENHOR DA IGREJA – v. 19

Paulo destaca aqui o seu profundo compromisso em servir. Em todo o trabalho que havia realizado em Éfeso, o apostolo sempre revelava que sua maior motivação era a de servir. Liderar na verdade, implica em ser capaz de servir.

 

– “…servindo ao Senhor.” = Servir é trabalho, é empenho, é mão no arado, é esforço. Paulo prega na cadeia, nas estradas, no templo, na sinagoga, na escola.

– Quem serve ao Senhor não vive reclamando, não vive murmurando, não fica lamentando dos irmãos e da igreja onde está.

– Quem serve ao Senhor não vive procurando elogios, bajulação, destaque. Não vive correndo atrás de promoção.

– Quem serve ao Senhor não vive querendo agradar a homens, fazendo da igreja de Deus uma plataforma de relações públicas, de concessões, para agradar gregos e troianos.

– Quem serve ao Senhor precisa ser humilde – Não há lugar para vaidade, auto-projeção, soberba – I Co. 3 “Quem é Paulo? Quem é Apolo?”

– Hoje estamos precisando de homens que se comprometam mais com Jesus. Se a liderança não andar com Deus, o rebanho não vai andar. A igreja é um reflexo da sua liderança. Se a liderança falha, o povo falha. Se o líder não estiver na frente, o rebanho não terá ânimo. Exemplo: Quando Israel tinha líderes comprometidos com Deus, o povo se voltava para Deus.

II. COMPROMISSO COM A PALAVRA DE DEUS  – v. 20,27

– Paulo pregou, ensinou, de casa em casa. Seu maior propósito de vida era testemunhar o Evangelho.

– Precisamos gastar tempo com a Palavra. Temos de ser impactados com a Palavra. Temos de orar para que a Palavra em nossa boca seja: FOGO como foi na boca de Jeremias; VERDADE como foi na boca de Elias. Precisamos pedir a Deus que a Palavra seja viva nas nossas mãos e ardente nos nossos corações.

– Temos que nos alimentar da Palavra para alimentarmos o rebanho. Um líder precisa ter o compromisso de vir a Escola Biblica dominical, e ao culto de doutrina. Nestas reuniões um líder aprende a palavra e se renova interiormente.

– Os grandes despertamentos registrados na Bíblia começaram quando o povo voltou-se para a Palavra = Ezequias, Josias, Esdras, Atos 2, Ez 37, Éfeso, Tessalônica, Reforma Século XVI.

III. COMPROMISSO COM A VIDA PESSOAL – v. 28

Cuidai de vós mesmos. Das 16 características do presbítero em I Timóteo 3, quinze falam do seu caráter e uma fala de sua capacidade de ensinar.

Um líder precisa ter cuidado com as reações de seu temperamento, com sua saúde mental e física, precisa estar disposto para enfrentar e contornar crises familiares e em meio a Igreja. Precisa ser alguém que cultiva bons relacionamentos e hábitos saudáveis.

Ao dar alguns conselhos a Timóteo, que estava começando seu ministério, Paulo o recomenda: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes.” 1 Timóteo 4:16

IV. PROFUNDO COMPROMISSO COM A IGREJA DE DEUS – v. 28

Entendamos os motivos pelos quais nós lideres precisamos ter a consciência de um compromisso com Deus:

1. Fomos constituídos pelo Espírito Santo = vocação celestial.

2. Fomos encarregados cuidar, alimentar, curar, proteger, dar repouso, segurança espiritual aos nossos irmãos. Cada líder precisa trabalhar com essa consciência.

3. Somos responsáveis ao lado dos nossos pastores por TODO O REBANHO = A igreja toda. Cada ovelha. Veja  Ez. 34.1-6.

4. Servimos com a consciência de que não somos donos da Igreja = Ela é de Deus. Somos mordomos, não proprietários.

5. Devemos servir sabendo que tratamos com vidas valiosas para Deus = Ele comprou cada ovelha com o preço do sangue de Jesus.

 

CONCLUSÃO

Alguns consideram Moody como o maior evangelista que existiu depois do apostolo Paulo. Um dos discípulos de Moody sintetizou em algumas frases qual foi o segredo de tanto sucesso na vida de Moody em realizar a obra de Deus.

 

1. Ele era um homem totalmente rendido a Cristo. Moody não tinha alvos e objetivos a parte de Deus. O coração do Pai encheu o coraçào de Moody. Ele era o que hoje as pessoa poderiam classificar como fanático; mas um fanático cheio da glória de Deus e que mudou a história de milhòes de vidas sobre a face da terra.

2. Ele era um homem de oração. Moody encarava todas as dificuldades da vida através da oraçào. Absolutamente todas as coisas que surgiam em seu caminho eram resolvidas através sa oraçào.

3. Ele era um profundo e aficcionado estudante da bíblia. Cada manhã, Moody fechava-se em seu quarto e ali passava tempo com o Senhor estudando a sua palavra. Estava sempre disposto a sacrificar seu tempo para ficar a sós com o Senhor.

4. Ele era um homem humilde. Moody era totalmente convencido de sua falta de aptidão para pregar o evangelho. Isto o levou a buscar a força do Senhor e talvez isto tenha sido o seu grande triunfo. Isto também o ajudou a ter o hábito de sempre tirar os holofotes de sobre ele e dar a glória sempre a Deus e reconhecer muito os seus assistentes e colaboradores.

5. Ele era um homem que não ligava para o dinheiro. Milhões de dólares passaram pelas mãos deste homem. Ele amava angariar fundos para o trabalho de Senhor, mas sempre se recusou a ajuntar dinheiro para si mesmo

6. Ele tinha uma grande paixão pela salvação dos perdidos. Logo que se converteu, Moody resolveu nunca passar um dia sem falar do evangelho. As vezes esquecia e saia pelas ruas a noite procurando alguém com quem pudesse compartilhar as boas novas de Jesus

7. Definitivamente ele era revestido com poder do alto. “Em seus primeiros dias de convertido, ele foi um grande trabalhador; ele tinha um tremendo desejo de fazer alguma coisa, mas ele não tinha realmente poder dos céus” Assim Torrey descreveu Moody, “Ele trabalhou muito na força da carne mas isso mudou depois que ele começou a orar para que o trabalho de evangelização fosse feito pelo poder do Espírito Santo e não por esforços humanos“.

 

Há uma frase pronunciada certa vez por Moody muito marcante: – “O mundo está para ver o que Deus pode fazer com um homem que se coloque totalmente nas mãos de Deus.”

Deus nos convida para que sejamos homens e mulheres segundo o coração de Deus, usados como bons instrumentos afinados com sua vontade e proposito.

Que Deus nos abençoe!

Pr Josias Moura de Menezes

 

 

 

 

2 thoughts on “Sermão: Qualidades de uma liderança comprometida com Deus

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s