Sermão: Propósitos de um cristão para o novo ano

Palavra ministrada pelo Pr Josias Moura no culto de ano novo da Igreja Betel em 31.12.2014

 

Propósitos de um cristão

para o novo ano

salmo 23

1 O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.

2 Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranquilas.

3 Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.

4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda.

6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Introdução

Apesar deste ser um dos salmos mais conhecidos da Bíblia, pouco se prega acerca dele.

Este é o salmo do Grande pastor que cuida de suas ovelhas e que as prepara para uma vida abundante e plena de Deus. Este salmo trata de revelar aquilo que Deus faz por nós, todos os dias da nossa vida.

Neste salmo, Davi expõe que se seguirmos ao Senhor e confiarmos nele, ele suprirá todas as nossas necessidades, em quaisquer que sejam as circunstancias. Davi nos ensina aqui que diante das dificuldades da vida Deus é o nosso guia e protetor.

Para esta ocasião, gostaria de extrair deste salmo inspirador, alguns propósitos para o novo ano.

Quero destacar alguns propósitos para o novo ano, a partir deste salmo, porque viver sem um propósito é como estar andando em círculos sem um alvo ou objetivo. Quem vive assim, sem algum propósito dificilmente chegará a algum lugar.

Propósitos são importantes em nossas vidas, porque eles estabelecem um significado para a nossa existência. Quando temos um proposito, nos empenhados em gastar as nossas energias, especialmente quando acreditamos que este propósito vale tal sacrifício.

Proposito 01: Viver confiando na provisão do Senhor ( v.1: ….”  O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.”)

Davi aqui neste verso, ao pensar sobre o seu passado, conclui que Deus o guiava como um pastor conduz suas ovelhas pelo deserto em segurança e sob sua dependência.

Ao falar de Deus como um pastor, o salmista tem em mente a imagem dos pastores orientais em seus cuidados pelas ovelhas.

No capitulo 10, do evangelho de João, Jesus também se apresenta como o supremo pastor. Ele é aquele que dá a vida pelas suas ovelhas. Ele é a porta, é o que conduz suas ovelhas em segurança.

Quando vemos a Deus, como nosso pastor, também podemos ter a certeza de que nada nos faltará.  Isto nos fala da provisão de Deus para nós. Ele suprirá as nossas necessidades.

Quando Abraão levou Isaque para o alto da montanha, o menino indagou ao pai: “Onde está o cordeiro? Abraão lhe respondeu: “Deus proverá”. O nosso Deus, é o Senhor da provisão.

É por isso que devemos ter, como um dos nossos propósitos para o novo ano, viver confiando na provisão do Senhor.

Proposito 02: Descansar no senhor em meio as dificuldades (v.2 “..Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranquilas. 3 Refrigera a minha alma; …)

Aqui neste verso Davi faz uso da linguagem do campo onde está o pastor e suas ovelhas para destacar dois elementos que são essenciais neste cenário: A água e o pasto.

O pastor guia suas ovelhas para um pasto exuberante, onde há muito alimento e descanso. Isso nos faz lembrar daquilo que Deus diz em Isaias: “Não terão fome nem sede, a calma nem o sol os afligirá, porque o que deles  se  compadece  os  guiará,  e  os  conduzirá aos mananciais  das águas.” (Isaías 49.10)

Este verso nos lembra que Deus é soberano em seu agir. É Ele que encontra pastos verdejantes e a água. A graça de Deus é suficientemente poderosa para nos socorrer e suprir as nossas necessidades.

A água e o pasto representam a mais completa figura de felicidade a qual Deus pode nos conduzir. O amor eterno de Deus é como um rio, cujas torrentes tornam alegre o coração do seu povo nas horas difíceis.

Nas terras secas e arenosas da palestina, existem lugar onde água forma verdadeiros oásis em meio ao deserto, e ali surgem pastos verdejantes onde animais sedentos sobrevivem. Do mesmo modo, Deus é o nosso Oasis em meio aos desertos de nossas vidas. E só nEle, encontramos refrigério para as nossas almas.

Por isso tudo, firmemos como nosso propósito, descansar no Senhor em meio as dificuldades desta vida.

Propósito 03: Andar por caminhos justos (“v.3…guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.

Andar nas veredas da justiça, significa trilhar caminhos, justos, honestos e coerentes com a lei de Deus. Nenhuma grande provisão material terá maior valor para nós do que a palavra que procede de Deus para as nossas vidas.

O bom pastor sabe quais são as veredas certas, e por elas guia suas ovelhas. Nosso caminhar, deve ser em harmonia com a vontade de Deus. Só assim prosperaremos e venceremos as grandes batalhas desta vida.

O mais importante na vida não a situação em que estamos, mas a direção para onde andamos.Se andamos com Deus e sob a sua direção, então Ele pode mudar a nossa situação.

Que tenhamos neste novo ano o proposito firme de sermos guiados nas veredas da justiça.

Proposito 04: Alegrar-se no livramento, consolo e correção do Senhor (v.4: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”).

O vale da sombra da morte era para Davi uma referência a situações de risco, de provável morte, de extremas dificuldades. Nas batalhas e guerras travadas, Davi vivencia esse tipo de situação. Nas armadilhas que eram preparadas contra sua vida ele experimentava literalmente estar andando em vales tenebrosos de morte.

Mas em todas estas circunstancias, Davi nunca perdeu as suas esperanças. Ele declara: “…não temerei mal algum, porque tu estás comigo”.

Deus está presente, e sua presença nos livra.

Deus não só nos livra, como também nos consola e nos corrige. Ele nos consola quando o desespero e a angustia se fazem presentes em nossos corações. E Ele nos corrige quando caminhados em direção a nossa própria ruina.

Portanto, firmemos o propósito de nos alegrarmos no Senhor, por seus livramentos, sua consolação e o correção.

Propósito 05:  Crer que Deus tem um banquete preparado de vitória: (v.5“Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda.”)

Davi agora ilustra Deus como alguém que nos hospeda em um glamoroso banquete, onde somos os convidados de honra.

Há 04 coisas importantes a destacar neste banquete:

Primeiro. Deus é quem o prepara. Ele tem todos os recursos para preparar o melhor banquete para nós. Este banquete é um símbolo da vitória que Deus para cada um nós sobre as adversidades.

Segundo. Os inimigos não são retirados do banquete. Eles o presenciam. Davi aqui nos ensina que Deus o honrava diante de seus próprios inimigos. Eles presenciavam tudo o que Deus fazia em favor de seu servo. Seus inimigos que tentavam a todo custo humilha-lo, eram humilhados. Deus não retira de nosso caminho aqueles que nos perseguem, mas preparara um banquete de honra para nós diante deles.

Terceiro. Neste banquete somos ungidos. A unção era um ato de honra e fazia parte da hospitalidade oriental. A unção no sentido espiritual simboliza a presença da graça de Deus sobre nós. Esta unção de Deus está sobre sua vida.

Quarto. Neste banquete não há escassez, mas exuberância. Davi faz questão de mencionar que seu cálice transborda. O banquete de Deus é maior que as nossas expectativas. O que Ele tem para mim e você é bem maior do que aquilo que estamos esperando.

Conclusão

Que Deus nos ajude neste novo ano. E que tenhamos em nosso coração o mesmo anseio de Davi: “…e habitarei na casa do Senhor por longos dias”.

Um feliz ano novo para todos e que toda sorte de bênçãos do Senhor nos alcancem segundo a sua vontade.

Josias Moura de Menezes

João Pessoa, 31 de dezembro de 2014

One thought on “Sermão: Propósitos de um cristão para o novo ano

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s