SERMÃO: ERROS QUE UM PASTOR E A IGREJA NÃO DEVEM COMETER

Palavra ministrada na ocasião de ordenação de pastor

ERROS QUE UM PASTOR

E A IGREJA NÃO DEVEM COMETER

Jr 3:15 Eu darei a vocês líderes que me obedeçam, e eles governarão com sabedoria e inteligência.

2Tm 2:15 Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

 

INTRODUÇÃO

Uma certa vez perguntaram a um pastor já experiente: “O que você faria se estivesse começando de novo? Ele respondeu: “Há muitas coisas que eu não faria.”

Pensando na resposta desse pastor eu gostaria de compartilhar sobre algumas coisas que um pastor que está iniciando sua vida pastoral deve evitar fazer. Estes são apenas alguns conselhos importantes para que a vida pastoral se prolongue por muitos anos.

Então hoje, eu quero falar sobre os erros que o pastor e a igreja não podem cometer.

 

Vamos primeiramente sobre os erros que um pastor deve evitar cometer…

1) Querer agradar mais aos homens do que a Deus. At 5.29

Em gálatas Paulo encontra-se enfrentando grandes lutas contra os judaizantes, que eram judeus que procuravam introduzir no cristianismo as antigas tradições da religião judaica, e assim causavam muitos conflitos com os novos convertidos que compreendiam que em Cristo tinham liberdade obtida na graça de Deus.

Paulo então é levantado por Deus para pregar a verdade. E em certo momento declara em  Gl 1:10: “Pois busco eu agora o favor dos homens, ou o favor de Deus? ou procuro agradar aos homens? se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo”.

Paulo tinha a consciência de que não podia agradar a todos quando falava a verdade.

Outra situação que devemos examinar está em atos 5, quando os apóstolos foram perseguidos por estarem pregando o evangelho. Mais tarde quando estavam diante de seus perseguidores no sinédrio Pedro declara em At 5:29: “Importa antes obedecer a Deus que aos homens.”

 

Um erro que muitos pastores podem ser tentados a cometer é o de pregarem o que agrada a homens.

Temos observado que alguns dos modernos modelos de crescimento de igreja estão mais preocupados em ser politicamente corretos agradando a pessoas do que biblicamente corretos agradando a Deus.

O pastor, muitas vezes vai ter que dizer coisas que as pessoas não gostarão de ouvir, mas que necessitam para que seu crescimento espiritual ocorra saudavelmente.

Nós pastores, devemos sempre procurar se apresentar a Deus procurando ter sua aprovação:

Paulo nos recomenda em 2Tm 2:15: “Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”

Há três coisas a serem destacadas aqui na vida de quem procura agradar a Deus:

  • Primeiro. Quem agrada a Deus se preocupa com a aprovação de Deus em tudo o que faz.

  • Segundo. Quem agrada a Deus procura viver de forma honrada, não tendo do que se envergonhar.

  • Terceiro: Quem agrada a Deus procura manejar bem a palavra da verdade.

 

2) Achar que o rebanho é sua propriedade : 1Pe 5.1-3

Vejamos aqui os conselhos que Pedro esta dando a jovens pastores:

·          1Pe 5:1 Aos anciãos, pois, que há entre vós, rogo eu, que sou ancião com eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: 1Pe 5:2 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade; 1Pe 5:3 nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho.

 

É importante destacar alguns princípios aqui:

  • O rebanho é de Deus. E por isso devemos cuidar dele, sem ganancia, mas espontaneamente como algo que é propriedade de Deus.

  • Em relação a liderança, não devemos agir como dominadores, mas devemos servir como Jesus serviu, fazendo-se servo e servo obediente. E por isso foi exaltado.

Algo que precisa ser sempre lembrado por nós pastores é que a igreja não nos pertence. Uma igreja não é um negócio ou uma empresa. Ela é ao contrário, o corpo de Cristo.

Essa maneira de ver o ministério é de especial importância para a saúde psicológica e espiritual do pastor, pois o pastor passara compreender que sua permanência ou até mesmo sua saída de uma determinada igreja, depende da vontade maior de Deus, que foi que o colocou em tal lugar.

 

3) Colocar a igreja antes de Deus, do cuidado para com si mesmo e da família. 1 Tm 3.5

Esta é deveria ser a ordem de prioridades de um pastor para que tenha uma vida saudável:

1. Deus ; 2. Cuidado de si;  3. A Família; 4. Igreja

Ninguém se escandalize porque um pastor vai colocar a igreja em quarto lugar na sua vida.

Deus vem sempre em primeiro; Em seguida vem o cuidado do pastor para com si mesmo. Esta segunda prioridade é importante porque um pastor doente, sem saúde física, emocional e espiritual não pode cuidar de filhos, ou até mesmo de uma igreja.

Em 1Tm 4:16 Paulo recomenda ao jovem pastor Timóteo:Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”.

Novamente enfatizo que um pastor precisa cuidar bem de si mesmo, para que possa cuidar de outros. Precisa se preocupar com sua saúde, tendo uma vida saudável, se alimentar e dormir bem, precisa estar espiritualmente e emocionalmente bem. Fazendo isso, terá condições de ajudar sua própria família e igreja.

Portanto nunca esqueçamos desta ordem de prioridades: Deus, cuidado de si mesmo, família e Igreja.

 

4) Achar que os erros de outros não poderão ser cometidos por ele.

Em I coríntios 10, Paulo está mencionando muitos erros que os israelitas haviam cometido na caminhada do deserto que os impediram de entrar na terra da promessa de Deus.

Prosseguindo em seus conselhos e recomendações Paulo então no verso 12 nos recomenda: “Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia”.

As quedas de outros servem de alerta para nós mesmos. Nunca devemos dizer: “que vergonha, isso nunca poderá acontecer comigo”. Lembremos sempre que “a soberba precede a queda”. E portanto, andemos sempre na humildade e dependência de Deus.

 

Erros que a Igreja deve evitar cometer:

1) Achar que o Pastor tem que fazer tudo. Jo 6.55

Lembremos meus amados, que o pastor nem sempre possui todos os dons!

Existem igrejas que querem um pastor que seja um magnífico pregador, um exímio administrador, o melhor conselheiro que já viram, o mais carismático dos homens, e … obviamente… jamais encontrarão alguém assim.

O que fazer então? A igreja deve suprir nos pontos fracos do seu pastor, ajudando-o e cooperando. Portanto, ao invés de procurarem um pastor do tipo faz tudo, que nós cristãos saibamos ajudar aos nossos pastores em seus limites.

 

2) Achar que o Pastor é responsável por todos os problemas da igreja.

Não. O pastor não é responsável por todas os problemas da igreja. Veja por exemplo, que Acã, um único soldado de Israel, levou todos ao fracasso.

Nunca esqueçamos que os ataques são maiores contra quem está à frente,e o pastor é um ser humano que tem sentimentos, frustrações e é tentado pelo Inimigo a desistir.

E cabe a todos que são membros fazer a sua parte, orando, e apoiando sua liderança para que problemas quando surgirem sejam vencidos.

Muitos acham que o crescimento de uma igreja é responsabilidade só do pastor.

Mas, entendamos que “Ovelha também gera ovelha”; não é apenas o pastor que gera ovelha. Imitemos o exemplo da igreja de Atos, onde os crentes individualmente faziam a sua parte e não jogavam toda a responsabilidade em cima dos apóstolos.

 

CONCLUSÃO

Erros sempre serão cometidos por todos nós. Mas se cada igreja e cada pastor estiverem alertas e humildemente buscarem a ajuda de Deus – ambos, pastor e igreja serão abençoados e vencerão para honra e glória do Reino de Deus.

Que Deus ajude a cada de um de nós, e especialmente ao pastor, que nesta ocasião, está sendo ordenado.

 

Pr Josias Moura de Menezes

João Pessoa, 27.12.2014

 

 


 

2 thoughts on “SERMÃO: ERROS QUE UM PASTOR E A IGREJA NÃO DEVEM COMETER

  1. Parabens Pastor que Deus te abencoe e lhe conceda mais sabedoria para falar deste Evangelho maravilhoso.
    Feliz 2015 so sr. e seus entes queridos.

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s