04.01.2015 Estudo EBD- Parte 02: Ouvindo e Praticando a Palavra

clique aqui para imprimir esta lição

 

Parte 02: Ouvindo e Praticando a Palavra

Tiago 1:19-27

Podemos encontrar em todo o Novo Testamento a orientação de ser­mos mais que ouvintes. Jesus disse:Antes, felizes são aqueles que ou­vem o palavra de Deus e lhe obedecem ” (Lucas 11:28). Paulo escrevendo aos romanos disse: “Porque não são os que ouvem a Lei que são justos aos olhos de Deus; mas os que obedecem à Lei, estes são declarados justos” (Rm. 2:13). A Palavra que nos gerou, dando uma nova vida (v. 18), e que foi implantada em nós (v.21), é a Palavra que deve ser colocada em prática.

Dos versos 23 a 25 Tiago tenta demonstrar o contraste entre o que ouve e pratica a Palavra e aquele que é apenas um ouvinte sem fortes con­vicções. Aquele que é apenas ouvinte é comparado “…a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência.” (v.23,24). Já aquele que ouve e pratica é como “o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer” (v.25). Podemos ver aqui um contraste claro entre o “esquecer” do verso 24 e o “perseverar” do verso 25.

(vs.23,24) Algumas pessoas lêem a Palavra de Deus de uma forma casual, sem permitir que ela afete as suas vidas.É como a pessoa que olha tão rapidamente no espelho, que as imperfeições não são detectadas e nada é mudado. Elas ouvem, mas não agem. A outra abordagem é o olhar atento, o estudo profundo e constante da Palavra de Deus, que permite que uma pessoa veja as imperfeições e modifique a sua vida de acordo com os padrões de Deus. O tipo de “espelho” que a Palavra de Deus fornece é exclusivo. Ele nos mostra a nossa natureza interior da mesma maneira como um espelho normal nos mostra as nossas características externas. Os dois espelhos refletem o que está ali. Quando a Palavra de Deus nos mostra que algo em nós precisa de correção, nós devemos ouvir e agir.

E o que diferencia o ouvinte do praticante? A obediência. Jesus no sermão da monta­nha faz a distinção entre o sábio e o insensato, ou seja, aquele que vive e o que não vive na prática da sua palavra (Mt. 7:24-27).

É interessante notar que aquele que pratica, vive na lei da liberdade, que é perfeita. Mas que lei é esta? Paulo escrevendo às igrejas da Galácia. disse: “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permane­çam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão…Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; ao contrário, sir­vam uns aos outros mediante o amor” (Gl. 5:1,13). A lei da liberdade é a lei do Espírito, em que somos dirigidos por Ele de forma a cumprimos a vontade de Deus em nossa vida.

E o que ocorre quando colocamos em prática a Palavra de Deus? Nós conseguimos vislumbrar a verdadeira dimensão do cristianismo. Nos versos 26 e 27 Tiago fala da verdadeira religião. A palavra grega thrêskos significa “religioso, aquele que observa cuidadosamente a ação religio­sa”, denotando, também, alguém que permanece no temor. Deve­mos entender que Tiago não está falando aqui de uma religião específica, pois nenhuma religião pode aproximar o homem de Deus. A religião aqui se apresenta como uma atitude de culto e reverência a Deus. Nosso sacrifí­cio mais agradável a Deus é uma vida reta diante dEle.

Como Tiago é prático, ele coloca as condições da verdadeira devoção a Deus. É importante entender que ele não está tentando envolver tudo, mas apon­ta para ações básicas que nos levam a entender a verdadeira adoração a Deus:

•  Dominar a língua: No verso 26 ele fala que aquele que não refreia a língua está enganando a si mesmo e sua religião não tem valor algum. Neste versículo encontramos a palavra grega chalinugôgôn  e significa “levar com um freio ou cabresto, refrear”. A idéia é que o homem tem que colocar um freio em sua própria boca, não em outra pessoa. Se um cristão não consegue refrear sua língua, então toda e qual­quer atitude de devoção sua nada mais é que um teatro, pois não tem valor (mataios) algum para Deus. No grego, mataios significa “vão, vazio, inútil, improdutivo”.

•  Cuidado Social: No verso 27 podemos encontrar esta indicação apon­tando para os orfãos e as viúvas. A palavra grega episkeptesthai significa “olhar, cuidar, visitar, auxiliar”. Geralmente esta pala­vra era usada indicando a visita aos enfermos. O cuidados aos órfãos e viúvas está prescrito no Antigo Testamento como forma de imitar o pró­prio cuidado de Deus com estas pessoas (Êx. 22:22; Dt. 10:18; 14:29; 24:17,19-21; 26:12,13; 27:19). Podemos ler o Salmo 68:5 (ARA) que diz: “Pai dos órfãos e juiz das viúvas é Deus em sua santa morada.”. Em Isaías podemos ver o profeta dizer: “Lavem-se Limpem-se Remo­vam suas más obras para longe da minha vista! Parem de fazer o mal. aprendam a fazer o bem! Busquem a justiça, acabem com a opressão. Lutem pelos direitos do órfão, defendam a causa da viúva.” (Is. 1:16,17). Os cristãos que desejam ser reconhecidos como filhos de Deus devem imitar a conduta dEle.

• A Pureza Moral: Tiago fala de “não se deixar corromper pelo mundo” (v.27). Isto significa evitar o modo de vida do mundo com seu sistema de valores corrompido. É necessário acima de tudo um coração puro diante de Deus. Como diz Paulo: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente…” (Rm. 12:2a).

O cristão autêntico é aquele que sabe ouvir, agindo não debaixo da ira humana, tendenciosa e pecaminosa, mas deixando o Espírito produzir a justiça necessária para a transformação interior do homem. Sabe praticar a Palavra, vivendo de forma coerente a ponto de demonstrar em suas atitudes a verdadeira religião.

Fonte: http://www.josiasmoura.wordpress.com

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s