Palestra sobre namoro cristão

Palestra sobre namoro

Palestra ministrada hoje, pelo Pr Josias Moura de Menezes na igreja do Betel Brasileiro Jardim das Oliveiras

Introdução

Saiba que Deus, na sua infinita sabedoria, criou o homem e a mulher (E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:27).  

A família portanto, é um projeto de sua criação (E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Gênesis 2:18).

Para se constituir família, geralmente se começa pelos laços da amizade, namoro do noivado e finamente o casamento.

Acredito que o namoro tem que ser motivo de alegria e não de tristeza. Tem que ser benção e não maldição. E tem que produzir esperança e não decepção.

O Namoro é uma fase linda e importante da vida de todo ser humano. Mas, antes de começar a namorar é importante que você reflita sobre o que é o namoro e o que ele representa para você como cristão. Uma boa conversa com alguém de sua confiança (pais, pastores, amigos, etc) pode ajuda-lo(a)  a tomar uma decisão certa e sábia.

O namoro

O namoro é visto na Bíblia, como uma preparação para o casamento, e um casamento saudável, requer no mínimo um namoro saudável. Mas, o que significa um namoro saudável? Um relacionamento de sinceridade e respeito mútuo, uma época de conhecimento, aproximação (com limites?). Para quem é cristão, espera-se a prática de padrões dignos de um jovem cristão. A oração, a leitura da Bíblia e lugares sadios devem com certeza estarem na agenda de qualquer namoro considerado puro.

O apóstolo Paulo dá umas dicas para quem quer ter uma vida em pureza.  Ef 4, 20-27

 

Condutas e Padrões

Diálogos, beijos, abraços e carinhos são momentos marcantes e presentes no namoro de qualquer jovem, porém é importante salientar que um jovem cristão possui padrões comportamentais diferentes dos quais o mundo mostra (ROMANOS; 12-2).

Os novos padrões sociais mostram conceitos opostos ao que a Bíblia ensina. O sexo, por exemplo, é quase uma prova do amor (paixão) de um pelo outro, logo “não transar é coisa de careta”. Precisamos manter firmes nosso compromisso de fidelidade a Deus e ao companheiro (a). Nem sempre é fácil, mas quando colocamos nosso namoro nas mãos do Senhor, teremos mais forças para vencer as tentações que nos sobrevêm, por isso, procure manter-se longe das tentações e não ceder aos desejos carnais. ( II TIMÓTEO  cap. 2- 22)

Tenha coragem como fez José no dia da tentação em que foi assediado pela mulher de Potifar: ( Gênesis, 39-9 ) José se recusou a pecar contra Deus ( consigo mesmo e com o seu senhor). Ciúmes, iras, invejas, desrespeitos, imoralidades, pornografias, agressões, vícios, etc, são comportamentos inaceitáveis que não devem (se possível) existir em um namoro considerado cristão , porque quem ama, respeita, suporta, confia.  Pensamento é algo que também precisa ser moderado e controlado. Use sua mente para pensar e planejar coisas boas e úteis(… irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:6-8.)

A igreja possui padrões diferentes dos quais a sociedade apresenta. Ela precisa se posicionar frente às novas formas e concepções de namoro. Jovens cristãos que namoram  com pessoas sem princípios podem acabar entrando em um mundo de drogas, bebida, sexo, criminalidade entre outras coisas. Vemos isso todos os dias. E onde estão nossos princípios como cristãos? Não somos a luz do mundo? (MATEUS 5- 14 Vós sois a luz do mundo. MATEUS 5- 16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens…) Encontros e palestras direcionada para solteiros, namorados, noivos, e casados é uma boa dica. Essa é uma função da mesma e isso ajudará o grupo a adotar bons princípios e ser um bom exemplo de conduta (Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. 1 Coríntios 10:32)

Namoro virtual

Com a explosão e a facilidade da interação pela web novos conceitos e  parâmetros comportamentais foram criados e isso, queira ou não,  acaba influenciando os hábitos de jovens de todo o mundo.

O namoro à distância ou virtualmente falando está em alta em muitos lugares. Namorar sem ver, curtir sem se relacionar, compartilhar fotos íntimas, ver e não saber quem é de verdade.

Cuidado! Existem muitos lobos com peles de ovelhas e um diabo disfarçado de leão feroz pronto para atacar (Sede sóbrios; vigiai… 1 Pedro 5:8 ).

Dicas  importantes:

  • Ore para que Deus coloque alguém  com princípios em comum no seu caminho. Mas, ore para que seja de acordo com a vontade dEle e não da sua.

  • Está namorando? Mantenha um namoro saudável.

  • Crie bons hábitos. Ore, passeie, leia a Bíblia. Fuja das paixões da mocidade ( II Tm 2-22). Não se ausente do seu grupo.

  • Caso namore alguém que não seja cristão, seja firme em seus propósitos. É mais fácil quem está em cima  cair ( descer ) do que quem está embaixo subir. (I CORINTIOS  (cap. 10- 12 Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia)

  • Mantenha-se em comunhão profunda com o Senhor.

Não tenha pressa das coisas, tudo tem seu tempo. (Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3:1(…)Tempo de amar. Vs 8)

Porque namorar?

Vivemos em uma época em que muitos não temem a Deus, e as pessoas “fazem o que querem”.

Lembre-se de que a mídia, a música, a literatura e os amigos muitas vezes se opõem às escolhas sábias que você está tentando fazer.

 

Quais são as suas motivações para começar um namoro?

 

1. Motivos errados

·        Beleza física        

·        Posição social

·        Medo de ficar só  

·        Satisfação pessoal (namorar por namorar)

·        Desejo forte (paixão)   

Consequência: defraudação, raiz de amargura, culpa.

2. Motivos certos:

·        Compartilhar ideias e Interesses

·        Consideração mútua (respeito)

·        Crescimento espiritual

·        Preparar-se para o casamento

·        Completar o outro

Resultado: amizade, comunhão e convicção correta

 

 

Com quem Vou Namorar?

A Palavra de Deu é clara quanto ao  relacionamento de um crente com um Incrédulo: “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos: porquanto, que sociedade pode haver entre a justiço e a iniquidade?… ou que unido do crente com o incrédulo? (2 Cor. 6:14-17)

No entanto, há uma mensagem ainda mais direta:

“Porque, se dele vos desviardes e vos apegardes ao restante destas nações ainda em vosso meio, e com elas vos aparentardes, e com elas vos misturardes, e elas convosco. Sabei, certamente, que o Senhor, vosso Deus. não expulsará mais estas noções de vossa presença, mas vos serão por laço e rede. e açoite às vossas ilhargas, e espinhos aos vossos olhos, até que pereçais nesta boa terra que vos deu o Senhor, vosso Deus.” (Js 23:12-13),

Esta característica é essencial. Seria tolice desobedecer a Deus nessa área, casando-nos com uma pessoa incrédula. Mas, juntamente com essa característica, temos outras muito importantes que precisamos considerar:

  1. Coloca as necessidades de outros à frente das próprias (Fp 2:3-4). Aceita as pessoas da maneira como são. amando-as mesmo quando o sentimento não é recíproco.

  2. Regozija-se em seu relacionamento com Cristo (Jo 15:11). Não é preciso perguntar se é crente, a alegria do Senhor é evidente em sua vida.

  3. Procura relacionar-se bem com todos -desde os amigos até os pais (Hb 12:14). Ouve opiniões diferentes das suas com tranquilidade. Tem força para afastar-se de uma briga. Esforça-se para perdoar aqueles que agiram mal contra si e busca corrigir os próprios erros. Não guarda rancor.

  4. Recusa-se a passar à frente de Deus (SI 37:5,7). Controla a impulsividade para que esteja no centro exato da vontade de Deus.

  5. Procura ajudar o próximo de maneira prática (Ef 4:32). Importa-se com o bem-estar de todos, dispondo de tempo, energia e recursos para ajudar.

  6. Defende o que é reto (Rm. 2:-9-10). Aqueles com os quais trabalha a consideram uma pessoa integra?

  7. É uma pessoa responsável (I Co 4:2). É digna de confiança e não abandona uma obra, ainda que difícil, sem antes concluí-la.

  8. Entende Importância de emoções e sentimentos (Cl 3:12). Toma a iniciativa de pedir perdão e perdoar.

  9. Foge da tentação de ceder (Pv 25:28). Recusa-se a permanecer em ambiente ou situação sensual, imoral ou impura.

  10. Como usa as redes sociais?. Hoje há um problema muito serio nessa área. Alguns por exemplo usam senhas para encobrir comportamentos errados em redes sociais.

  11. Tem comportamentos violentos, algum vício? Ou é excessivamente ciumento. Temos visto hoje muita violência acontecer por causa destas coisas?

 

Essas qualidades não representam ideais pouco realistas. Quando um jovem segue a Jesus, o Espírito Santo ajuda-o a alcançá-las. Se a pessoa que você gosta possui estas características, não a deixe escapar, invista nesse relacionamento. Vai valer a pena!

 

É o Momento Certo?

Há graves consequências para o jovem que decide deixar a paciência de lado e não esperar pelo tempo de Deus. Por isso, tome a decisão de esperar pacientemente pelo melhor que Deus tem para você.

Faça um auto-exame e responda sinceramente às perguntas. Se começar a namorar:

  • Afetará os seus estudos?

  • Seus pais apoiam? E os pais da outra pessoa?

  • Afetará a sua comunhão com Deus ou com os irmãos da igreja?

  • Tem a bênção do seu pastor ou líder espiritual?

  • Terá de receber ajuda financeira dos pais para sair e pagar um lanche?

  • Está preparado para resolver uma discussão ou conflito com a outra pessoa? Como você resolverá?

  • Como será o relacionamento físico de vocês?

 

O que estou realmente sentindo: Paixão ou amor?

 

Para um namoro firme, é importante saber discernir o que se sente pelo outro. É amor ou paixão? Descubra seus sentimentos e namore  com firmeza e propósito.

PAIXÃO (Juízes 16:19)

Sentimento de gostar. É algo passageiro que se perde facilmente. Se prende a coisas simples que perdem o valor com o passar do tempo. A paixão tende a olhar mais o exterior de uma pessoa.

AMOR (1 Coríntios 13:4-8 )

Sentimento profundo de cuidado, apreço, admiração. O amor, supera todas as coisas. Com o tempo, ele se fortalece e revigora dia a dia. O amor observa pequenos detalhes da vida interior de uma pessoa e faz tudo para ver o outro feliz

 

 

PAIXÃO

Pode surgir de repente, como um ralo que corta o céu.

Acontece porque você achou a outra pessoa o máximo, sem ter a mínima idéia de suas virtudes e falhas

AMOR

Cresce devagar, como se fosse uma árvore.

Continua crescendo mesmo depois de perceber que a outra pessoa dá suas mancadas

Vê a outra pessoa como meio de conseguir alguma coisa: segurança, sexo ou carinho.

Está interessado no bem-estar e felicidade da outra pessoa.

Alguém pode estar apaixonado por duas ou três pessoas ao mesmo tempo.

O amor se dedica exclusivamente a uma pessoa.

Uma pessoa apaixonada “vive nas nuvens”, sonhando, fora de órbita e da realidade.

O amor sonha, mas sem exagero. Ele sabe equilibrar os sonhos com a realidade.

Para o apaixonado o visual da outra pessoa é fundamental.

Para quem ama, o relacionamento total é mais importante que a atração física.

Gosta de estar com a outra pessoa pela excitação sexual que a outra pessoa provoca.

Gosta de estar com a outra pessoa por amizade, companheirismo, carinho.

Uma pessoa apaixonada usa “máscaras” para estar sempre agradando e não decepcionar o outro.

O amor é o que é. Já que quer viver ao lado da outra pessoa, não tem medo de mostrar suas falhas e virtudes.

A atração é mais física do que emocional e intelectual.

Há muita afinidade. Interesses, alvos, valores, atividades em comum.

Seus pais e amigos acham que devem “ir mais  ir devagar” ou até que devem “dar um tempo”.

Seus pais gostam da outra pessoa e incentivam a conhecê-lo melhor.

 

 

Conclusão

Deus tem tudo sob controle. Você, jovem, que não quer errar na sua escolha, confie em Deus e caminhe vitorioso na decisão de ser paciente.

Não permita que a impaciência lhe roube a vida que Deus deseja lhe dar como bênção, enquanto aguarda a pessoa certa. Conscientize-se de que não precisa namorar para ser feliz ou viver uma vida abundante.

Se está defendendo o namoro como um direito seu, desista dessa luta para que isso não o impeça de receber bênçãos maiores de Deus para sua vida. Ele sabe o que é melhor para você. Faz tudo no tempo certo e cuidará de sua esperança para que ela não seja frustrada.

Jackie Kendall diz: “Aprendo a esperar, e em sua vontade descansar. Mantendo-me confiante, junto ao pai. A manipulação resisto, e por sua orientação insisto”.

 

2 thoughts on “Palestra sobre namoro cristão

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s