14.12.2014 lição EBD. Tema: A humildade

copie aqui esta lição para impressão

A Humildade

Tiago 1:9-11

Introdução

Certa vez uma pessoa perguntou ao famoso maestro Leonard Bernstein: “Maestro, qual é o instrumento mais difícil de ser tocado?” E ele respondeu com muita firmeza: “É o segundo violino. Temos muitos primeiros-violinos, mas é uma dificuldade encontrar alguém que queira tocar segundo-violino tão bem ou com o mesmo entusiasmo com que tocaria na posição do primeiro. O mesmo se dá com alguns outros instrumentos e, no entanto, se não houver o segundo instrumento, não haverá harmonia”. Palavras muito sábias e verdadeiras.

Tiago passa a trabalhar aqui um tema muito importante: a Humildade. Infelizmente muitos cristãos têm perdido a visão correta da humildade. Jesus em sua vida andou como servo e humildemente cumpriu sua missão. Ele disse de Si mesmo o seguinte: “Venham a mim…Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração…” (Mateus 11:28,29).

Paulo quando falou de Jesus aos filipenses, lembrou-lhes um antigo hino da igreja que dizia: “E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!” (Filipenses 2:8).

O verso 9 está escrito assim: “O irmão de condição humilde deve orgulhar-se quando estiver em elevada posição”. É certo que Tiago, quando fala de “irmão humilde”, tem em mente a condição financeira. A palavra grega tapeinos não está aqui no sentido espiritual, como aparece em outros textos do Novo Testamento.

O sentido é de pobre e afligido, em contraste com o rico. É possível que Tiago, escrevendo para os irmãos da Judéia e da Síria, esteja ressaltando a condição econômica daqueles irmãos. A Bíblia nos fala de uma grande fome que ocorreu na Palestina e que isso tenha produzido muito sofrimento aos cristãos (At. 11:28,29; 2 Co. 8:16-9:5).

Diante disso o apóstolo recomenda: “…deve orgulhar-se quando estiver em elevada posição.”. Aqui parece ter uma contradição, mas não é. Este “orgulhar-se” não significa vanglória ou arrogância, mas, como diria Douglas J. Moo, “o alegre orgulho possuído pela pessoa que valoriza o que Deus valoriza.”. A palavra grega hypsei vem de hypsos  e significa “alto”. Aqui em Tiago, esta palavra está em contraste com tapeinos, e pode ser traduzida como “exaltação” (ARA), “dignidade”.

Esta dignidade aponta para o status espiritual daquele que vive na esperança de participar do reino glorioso de Cristo. Daí porque Tiago afirma posteriormente: “…Não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam?” (Tg. 2:5). O cristão pobre deve lembrar-se que é servo de Deus, e que não há outro título mais importante que este.

Nos versos 10 e 11 Tiago continua: “E o rico deve orgulhar-se caso passe a viver em condição humilde, porque o rico passará como a flor do campo. Pois o sol se levanta, traz o calor e seca a planta; cai então a sua flor, e a sua beleza é destruída. Da mesma forma o rico murchará em meio aos seus afazeres”.

A orientação do apóstolo é que o rico, da mesma forma que o pobre, deve olhar para além das circunstâncias adversas, procurando vislumbrar os valores espirituais. Nosso olhar não deve estar voltado para as coisas ou circunstâncias deste mundo, e sim para o reino celestial. Nunca podemos esquecer que as coisas deste mundo são transitórias e que, ao invés de buscarmos as riquezas materiais, devemos buscar as riquezas espirituais, pois estas são verdadeiras. Jesus disse: “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam.” (Mt. 6:19,20). Por isso é estupidez gloriar-se nas riquezas materiais.

O cristão rico deve aprender duas lições aqui:

  • A primeira é estar consciente de que, aos olhos do mundo o status é um, porém diante de Deus a coisa é diferente. A lição é manter a visão correta, ou seja, a verdadeira posição que permanece é a espiritual. Só assim é possível experimentar as bênçãos de Deus.

  • Em segundo lugar, o cristão rico deve se identificar com Jesus e ter a mesma postura que Ele teve (Fp. 2:8), pois como disse Jesus, aquele que se humilha será exaltado (Mt. 23:12).

Tiago está exortando tanto cristãos ricos como pobres. Humildade não tem nada a ver com “coitadinhos”, com pessoas com uma aparente pobreza exterior e uma dureza de coração. Em ambos os casos o cristão deve colocar sua confiança em Jesus Cristo.

Por isso no verso 11 Tiago traz à memória uma cena comum para aqueles cristãos da Palestina, citando Isaías 40:6,7.

As flores que surgiam na primavera secavam de repente com o calor escaldante do sol. Tiago está lembrando aqui a finitude humana e que por isso é vã a confiança em coisas deste mundo. O “murchar” refere-se claramente à morte. Não esqueçamos que a vida passa rápido mesmo: “é do pediatra a geriatria”. Um autor anônimo nos lembra: “A vida é curta demais para que façamos tudo o que queremos, mas é longa o bastante para que façamos tudo o que Deus quer que façamos”.

Meu amado irmão, seja humilde, pois, até o sol com toda sua grandeza se põe e deixa a lua brilhar.

Que Deus nos abençoe.

.

2 thoughts on “14.12.2014 lição EBD. Tema: A humildade

  1. A paz do Sr. Pr. Josias Moura. Tenho agradecido a Deus pela a sua vida a forma como Deus se utilizado do Sr. como instrumento de benção para muitos que tem estudado os seus ensinamento. Sou auxiliar de uma congregação no campo de Itaporanga Dàjuda em Sergipe. No pov. Costa, tem treis anos que Deus tem me colocado nessa missão. Não tenho nenhum cursos para adquirir mais conhecimento, se o Sr. poder min ajudar para que eu adquira mais conhecimento agradeço a sua ajuda. Repito moro em um povoado onde os recursos é precário. att: Roberto Farias.

    Date: Sun, 7 Dec 2014 17:16:36 +0000 To: robertosfarias_@hotmail.com

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s