SERMÃO: O Vale: lugar de encontro com Deus.

O Vale: lugar de encontro com Deus.

Texto: Ez. 37:22,23

1.     Introdução

Muitos entram em vales. O salmista David certa vez escreveu sobre eles: “ainda que eu ande no vale da sombra da morte”. Os vales são lugares de solidão, de decisões, de experiências com Deus, de crises. Talvez você esteja num vale e esteja sentindo-se só. Alan Walker disse: “O mundo está cheio de pessoas que não podem pronunciar a pequena e graciosa frase: “Pertenço a alguém”, “tenho amigos e irmãos”.

Em vales, muitos desanimam. Stefan zweig, escritor judeu austríaco suicidou-se com a esposa em 1942, abalado pela tragédia da segunda guerra mundial. Ele deixara um bilhete no qual dizia: “Depois dos sessenta anos um homem não tem em si mais reservas de energia que o ajudem  a enfrentar as dificuldades da vida…”

Meu amado irmão, se suas reservas de energia estão acabando no vale em que você está lembre-se da palavra:  “Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão” (Is. 40:31).

Deus disse a Ezequiel para ir para um vale: “Levanta-te, e sai ao vale, ali falarei contigo”v. 22. Deus queria ter um encontro com Ezequiel no vale. O vale é também um lugar onde Deus quer te encontrar e falar com você.  Davi disse: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei porque tu estás comigo”. Se você está num vale, o Senhor Deus está com você.

2.     Desenvolvimento

TESE: O que representa um vale na vida humana?

2.1     É um lugar de provação da fé(“…e me pós no meio de um vale que estava cheio de ossos…”v.1)

É difícil uma pessoa aceitar a idéia de ir ao vale. Sempre queremos que coisas boas aconteçam em nossas vidas. Porém, Deus disse a Ezequiel, que era no vale que o Senhor o queria. Ezequiel teve que se humilhar diante de Deus. A Bíblia diz: “Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará”.

Quando o povo de Deus saiu de Canaã ficaram cerca de 40 anos no deserto, e Deus testou a humildade de seu povo. Dt. 8:2 diz: “Lembrar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos”. No vale da humilhação Deus examina o nosso interior, para ver se estamos preparados para receber de sua prosperidade.

2.2     É um lugar de decisão(“Multidões, multidões no vale da decisão! Porque o dia do Senhor está perto, no vale da decisão” Joel 3:14)

No vale muitas coisas acontecem. Alguns desistem, outros abandonam Deus, outros reclamam de Deus,  .., muitas decisões são tomadas.

Um escritor disse: “Para cada indivíduo ou nação chega um dia o momento de se decidir pelo lado bom ou pelo mau, nos conflitos entre a verdade e a mentira”.

No vale o homem tem que decidir vencer ou ser derrotado, entregar-se a Deus ou fugir dEle, reclamar de tudo ou entregar todas as lutas a Jesus, adorar ou blasfemar,  ser liberto ou permanecer dominado.

Eva escolheu pecar e foi derrotada, Abraão decidiu sair de sua casa e foi abençoado, O rei Davi decidiu adulterar e foi castigado, Sansão decidiu cortar seus cabelos e ceder aos feitiços de Dalíla, e foi derrotado, Jesus decidiu morrer pela humanidade e foi coroado e exaltado.

Nossas decisões podem trazer bençãos ou gerar maldições.

2.3     É um lugar onde aprendemos a exercer a autoridade profética(“Portanto eu profetizei como se me deu ordem. Enquanto eu profetizei houve um ruído, um barulho” v.7).

O vale é um lugar onde você pode vencer e experimentar a graça de Deus. Ezequiel teve forças restauradas e ficou em pé. Deus quer te levantar, te erguer no vale. Você é vencedor. Então aprenda a profetizar vitória e milagres para sua vida.

Gn. 32:24-29- Quando Jacó estava no vale, ele lutou até ser abençoado.

“Deus não nos chamou para vivermos aos trancos e barrancos”, e sim para que experimentemos uma vida cheia de bençãos e de vitórias.

3.     Conclusão

AS BENÇÃOS DE DEUS DEMORAM PARA NOS ALCANÇAR QUANDO ENTRAMOS NA PRESENÇA DE DEUS COM OSTENTAÇÃO

Um rei estava em audiência. Lá fora dois homens aguardavam para pedir ajuda ao Rei. Um homem estava muito bem trajado e outro estava vestido com roupas sujas e rasgadas. O primeiro homem, vestido com roupas boas, entrou e passou muitas horas com o Rei. O segundo homem entrou. Ao lhe observar o Rei disse: “Volte amanhã, que vou ajudá-lo”.

O homem que estava mal vestido foi embora triste com o Rei, por não ter recebido tanta atenção. Quando voltou ao palácio no outro dia ele disse ao Rei: “Olha Rei, eu fiquei triste por não ter recebido tanta atenção como o outro homem que estava bem vestido”. O Rei respondeu: “Rapaz, não fique triste. Quando você entrou aqui, com roupas rasgadas e sem ostentar riquezas eu logo me prontifiquei para te ajudar, porque vi que você realmente era pobre. Já o outro homem teve que gastar horas para me provar que merecia minha ajuda, e que era também pobre.

MORAL: AS VEZES DEUS DEMORA PARA ABENÇOAR NOSSAS VIDAS, NOSSOS MINISTÉRIOS, NOSSAS IGREJAS, PORQUE NOS APROXIMAMOS DELE QUERENDO APARENTAR UMA RIQUEZA QUE NÃO TEMOS, OU OSTENTAR O QUE NÃO SOMOS.

 

Jesus diz: “Bem aventurados os humildes de Espírito…”. NA PRESENÇA DE DEUS NÃO HÁ LUGAR PARA EXIBIÇÃO, PARA OSTENTAÇÃO. NA PRESENÇA DO SENHOR, SÓ HÁ LUGAR PARA PESSOAS QUE REVELAM E RECONHECEM A SUA NUDEZ  E NECESSIDADE DE DEUS

One thought on “SERMÃO: O Vale: lugar de encontro com Deus.

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s