COMPROMISSO COM A PALAVRA FAZ VIBRAR O NOSSO CORAÇÃO

COMPROMISSO COM A PALAVRA FAZ VIBRAR O NOSSO CORAÇÃO

Texto: Lucas 24:32

“Não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava e quando nos abria as escrituras?”

1.    Introdução

O que a Bíblia é para mim? É uma carta que Deus escreveu do céu para nós, que tem poder de nos transformar em pessoas semelhantes a Jesus. Satanás não quer que sejamos semelhantes a Cristo, por isso ele tenta destruir o efeito da palavra em nossa vida.

Quando os discípulos iam para Emaús, Jesus estava com eles e eles não podiam ver a Jesus. Porém, seus corações vibravam com a palavra que era ministrada. O coração de muitos crentes não arde, não vibra mais de alegria, quando a palavra é aberta e pregada. Isso é sinal de enfermidade espiritual. Coração de crente tem que vibrar quando a palavra é ministrada.

2.    O que um compromisso com a palavra faz em minha vida?

TESE: UM COMPROMISSO COM A PALAVRA PRODUZ EM MINHA VIDA AVIVAMENTO FÉ E PROSPERIDADE.

2.1    Produz Avivamento (“Ossos secos ouvi a palavra…”Ez. 37:4)

¨   Um servo de Deus disse: “Deus está mais disposto a dar avivamento do que nós a recebe-lo”.

¨   Billy Graan diz: “ Todo avivamento que já aconteceu na história do mundo ou na história da igreja da ênfase a santidade de Deus”. O avivamento começa quando desejamos fazer uma reforma em nossas vidas.

¨   Jeremias profetizou avivamento para o vale de ossos secos. Avivamento é para aqueles que estão estressados, cansados, não conseguem mais ter uma vida cristã abundante, não oram mais, não ganham pessoas para Jesus, achando tudo na Igreja rotineiro e cansativo, …. O profeta Jeremias viu pessoas que estavam nessa situação. Deus compara-as a um vale de ossos secos. Pessoas sem avivamento não experimentam mais a alegria da presença de Deus em suas vidas e se tornam meros crentes tradicionais. A Igreja sem avivamento não cresce mais, pois o povo se contenta com a mesmice.

¨   ILUSTRAÇÃO: Em 1776, James Cook, famoso explorador e capitão da marinha britânica, foi encarregado por seu país de liderar uma expedição com o fim de verificar se havia mesmo ou não uma passagem navegável entre os oceanos Atlântico e Pacífico, via costa norte do Canadá. A expedição zarpou de Plymouth, Inglaterra, no dia 12 de julho de 1776. Entre seus integrantes estava o Dr. Solander, um naturalista sueco, cuja responsabilidade era fazer observações científicas da flora e fauna encontradas ao longo do caminho.

No outono de 1779, a expedição pesquisou a área em torno do Estreito de Bering. Ali um grupo, sob o comando do tenente Hodder, e incluindo o Dr. Solander, armou um acampamento e dirigiu-se para o interior. Uma prematura tempestade de inverno apanhou de surpresa aqueles homens longe do acampamento, ameaçando-os de morrerem congelados. Devido à sua experiência com temperaturas baixas em seu país natal, a Suécia, o Dr. Solander reuniu os homens e advertiu-os acerca dos perigos da hipotermia.

Precisamos resolutamente voltar ao acampamento sem uma única parada – disse ele. – Nosso grande perigo é adormecer e não acordar nunca mais.

Mas acho que ficaremos terrivelmente cansados – comentou Hodder.

– É lógico que vamos ficar – disse Solander. – Quando o sangue começar a esfriar, os homens implorarão um pouco de descanso. Não permita que se detenham uma só vez. Incite-os com golpes, com baionetas, se for preciso. Ceder ao desejo de dormir será fatal.

Os membros do grupo de Hodder atenderam à admoestação do doutor e voltaram ao acampamento sem perder um homem.

MORAL: Jesus advertiu-nos de que, ao aproximar-se o fim dos tempos, a iniqüidade aumentaria e o amor de muitos de Seus seguidores ficaria frio, ao assimilarem o espírito do mundo ao seu redor. Vemos que isso ocorre hoje: cristãos adormecendo enquanto se conformam mais e mais com o mundo. A falta de avivamento faz com que muitos cristãos fiquem frios, sem animo, com vontade de parar a caminhada com Deus.

Avivamento é algo interior. Não podemos viver buscando avivamento fora da nossa igreja, correndo a procura de profetas. Deus nos fala onde estamos.  O fogo de Deus acontece na Igreja onde você está. O fogo começa quando você se compromete com Deus e com a palavra. E quem está frio é aquecido pelo fogo do Espírito Santo.

2.2    Produz fé (“A fé vem pelo ouvir…” Rm. 10:17)

¨   ILUSTRAÇÃO:

Um homem estava dormindo a noite no interior quando, de repente, sua casa encheu de luz e o Senhor apareceu. O Senhor disse ao homem que ele tinha um trabalho para ele e mostrou uma rocha enorme na frente da sua casa. O Senhor explicou que o homem deveria empurrar a rocha com toda sua força.

Isso o homem começou a fazer, dia após dia. Por meses o homem se esforçou do amanhecer até o por do sol, seus ombros empurrando a superfície da rocha enorme e fria, mas a rocha não mudava.

Cada noite o homem retornava a sua casa, cansado, músculos doendo e sentindo derrotado porque não havia conseguido mudar a grande rocha.

Vendo que o homem estava mostrando sinais de desistir, O Maligno começou a colocar pensamentos negativos na cabeça dele. De repente o homem se achou pensando “Você está tentando ha muitos meses mudar essa rocha e nunca conseguiu nada. Para que você está se desgastando? Isso aí não dará resultado nenhum.”

Mais tarde o homem começou a duvidar assim “Será que Deus queria que eu continuasse esse tempo todo? Ele só disse para eu empurrar a rocha, ele não disse por quanto tempo. Já faz alguns anos que estou empurrando, talvez eu posso desistir agora. Pelo menos, eu não preciso empurrar o dia todo e com tanta força. Eu posso me dedicar uma parte do dia a este trabalho e passar o resto fazendo outras coisas.”

Ele decidiu fazer isso mesmo, mas depois ele chegou a pensar que seria bom orar ao Senhor sobre o caso.

“Senhor,” ele falou, “eu trabalhei duro e por muito tempo no serviço que o Senhor me deu. Eu dei toda minha força para conseguir o que o Senhor quis. Mas, depois desse tempo todo ainda não consegui mudar aquela rocha nenhum centímetro. O que está errado? Por que eu estou sendo derrotado?”

O Senhor respondeu com compaixão. “Meu amigo, quando eu lhe pedi para me servir e você aceitou, eu lhe disse que sua tarefa era de empurrar aquela rocha com toda sua força, o que você fez até agora. Em nenhum momento eu disse que eu esperava que você mudasse a rocha. Sua tarefa era de empurrar. E agora você chega para mim pensando que você fracassou. Mas, será que foi assim, mesmo?”

“Olhe para você mesmo,” disse o Senhor. “Seus braços estão fortes e musculosos. A musculatura das suas costas agora é bem desenvolvida e vigorosa. Suas pernas estão duras e robustas, suas mãos firmes. Enfrentando a resistência você cresceu muito e agora suas habilidades ultrapassaram em muito o que você era antes.

Mas, você ainda não mudou a rocha. Porém, sua tarefa não era de mudar a rocha e sim de ser obediente e empurrar com toda sua força. Isso você fez, e fez bem. Ao contrário de ser um fracasso você foi bem sucedido e venceu. Eu apenas queria que você exercitasse sua fé e confiasse na minha sabedoria. Isso você fez. “Eu, meu filho, agora vou mudar a rocha.”

MORAL: o que Deus realmente quer é apenas uma simples obediência e fé nEle. Com certeza, devemos ter a fé que pode mover montanhas. Mas,  lembremos que quem move as montanhas e pedras em nosso caminhos é Deus.

¨   Algumas pessoas dizem: “Pastor, eu não consigo ter fé”. A fé vem quando você ouve Deus falar. Muitos não ouvem Deus. Essas pessoas estão com as mentes dispersas enquanto Deus fala, e não conseguem reter o que ouvem em seus corações.

¨   Satanás não quer que você ouça Deus. Ele tenta te distrair, ele faz você conversar na hora da ministração, ele faz você se lembrar de coisas que normalmente você nem se preocupava mais, ele produz sono, etc…

¨   Na parábola do Semeador, em Lc. 8:15, Jesus diz: “A semente que caiu em boa terra são os que ouvindo a palavra, a retém num coração honesto e bom e dão fruto…”.

¨   Portanto, a fé é gerada no coração de pessoas que ouvem a palavra. Essa fé produz resultado. Fé sem resultado, é fé morta.

¨   Alguém disse: “A fé esta morta para dúvida, surda para o desânimo, cega para as impossibilidades.”

2.3    Produz prosperidade (Não se aparte da tua boca o livro desta lei…Então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” Josué 1:8)

¨   Gênesis 13:2 diz: “Abraão era muito rico em gado, em prata e em ouro”. Abraão  possuía prosperidade porque tinha compromisso com a palavra profética de Gênesis 12:2: “Farei de ti uma grande nação e te abençoarei, e te engrandecerei o nome, e tu serás uma benção”.

¨   A verdadeira prosperidade de Deus alcança o homem em todos as áreas de sua vida. Mas ela esta comprometida com a palavra.  Dt 29:9 diz: “Guardai as palavras desta aliança, e cumpri-as para que prospereis em tudo quanto fizerdes.”

¨   Não existe prosperidade sem compromisso com a palavra de Deus. É muito estranho vermos quando pessoa começa a prosperar e também começa a deixar seu compromisso com Deus de lado. Existem pessoas quando se tornam ausentes na Igreja quando recebem a prosperidade. Deus pode retirar a prosperidade da vida destes crentes.

¨   Uma advertência para aqueles que desejam receber da prosperidade do Senhor:  Dt 6:10-12: “Havendo-te, pois, o SENHOR, teu Deus, introduzido na terra que, sob juramento, prometeu a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, te daria, grandes e boas cidades, que tu não edificaste; 11  e casas cheias de tudo o que é bom, casas que não encheste; e poços abertos, que não abriste; vinhais e olivais, que não plantaste; e, quando comeres e te fartares, 12  guarda-te, para que não esqueças o SENHOR, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.

¨   Salmos 37:27 diz: Aparta-te do mal e faze o bem, e será perpétua a tua morada.

3.    Conclusão

¨   Certa vez, um discípulo perguntou ao seu mestre qual era o valor da verdade. O mestre, então, deu-lhe o seu anel e pediu-lhe que fosse a uma loja bem simples para tentar trocar o anel por uma moeda de prata.

O discípulo foi e voltou dizendo que o máximo que lhe haviam oferecido pelo anel eram moedas de cobre. O mestre mandou que ele fosse à melhor joalheria da cidade. O discípulo voltou surpreso, dizendo que lá haviam oferecido cem moedas de ouro pelo anel.

O mestre, então, concluiu: “Esse é o valor da verdade. A verdade somente tem valor para quem a conhece.”

MORAL: De fato, o valor da Bíblia revela-se para nós que procuramos conhece-la.

 

Jesus diz: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8:32

3 thoughts on “COMPROMISSO COM A PALAVRA FAZ VIBRAR O NOSSO CORAÇÃO

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s