Sermão: Vitória frente as provações da vida

Vitória frente

as provações da vida

Tiago 1: 2-8

2. Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações,

3. sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança;

4. e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.

5. Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada.

6. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento.

7. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa,

8. homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos.

1) Introdução

Alguem já disse que “não há pessoa que alcance o topo da montanha sem antes caminhar pelo vale”.

A estrada da vida não é um caminho fácil de percorrer. Ela está cheia de todos os tipos de provações como doenças, acidentes, decepções, tristezas, sofrimento e morte.

O que nós precisamos é de uma maneira infalível para superarmos e triunfarmos diante de todas as provações da vida. E a resposta está na mensagem gloriosa desta passagem: Existe uma maneira de conquistarmos e triunfarmos na vida, não importa quão grave seja a provação ou tentação. Qual seria esse caminho? A principal maneira para vencermos é termos um espírito de alegria e perseverança ao enfrentarmos as provações e tentações da vida.

2) O fato: Teremos muitas provações e tentações (1:2)

A palavra grega usada para provações em toda a epistola de Tiago é “peirasmos” que significa testar, avaliar, por alguém a prova.

Em toda a Bíblia a palavra peirasmos e suas diversas formas são usados para se referir a provações da vida. Mas note que a palavra significa muito mais do que apenas tentar, ela também que dizer…

• Avaliar

• Testar

• Por a prova

Ou seja, as tentações e provações da vida são para nos testar: eles surgem com um propósito benéfico; elas são permitidas por Deus para um bom propósito. Qual seria o propósito? Para tornar-nos mais fortes e mais puros.

⇒Quando vencemos a provação, nós nos tornamos uma pessoa muito mais pura santo, valiosa e justa.

⇒Quando triunfantemente vencemos as provações da vida, nos tornamos uma pessoa muito mais forte, mais firme, resistente e perseverante.

⇒Quando superamos ás provas, nos tornamos uma testemunha para todos aqueles que nos veem: demonstramos a presença viva e o poder de Cristo, de que Ele realmente vive em nossos corações e atitudes e vai nos conceder a vida eterna.

Como dissemos, Deus permite as provações para um propósito bom e benéfico: A sermos posto à prova nos tornarmos muito mais forte e muito mais puros e justos. Deus deseja que enfrentemos e vençamos as tentações e provações da vida para nos tornarmos muito mais parecido com Cristo, e para através de nossas conquistas possamos fazer Cristo mais plenamente conhecido no mundo.

Observe uma outra coisa que Tiago diz: ele disse que vamos passar por diversas provações. O estudioso grego AT Robertson comenta: "Essa palavra significa que seremos cercado (peri) por diversas provações".

A idéia é que passaremos por muitas provações e tentações de todos os tipos e de toda espécie. Mas devemos sempre ter em mente que não importa qual seja a prova ou tentação, é para o nosso bem e para o nosso benefício. É para nos ajudar. É para capacitarmos a tornar-nos mais fortes e muito mais puros e justos, para que sejamos testemunhas perfeitas do amor de Cristo. Deus permite provações e tentações para que possamos nos tornar mais e mais como Jesus.

Há muitas passagens na Bíblia sobre provações. Vejamos algumas:

"…pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles." (2 Coríntios. 4:17).

" Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados." (Hebreus 12:11).

"Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a paciência de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia." (Tiago 5:11).

“Mas ele conhece o caminho por onde ando; se me puser à prova, aparecerei como o ouro.” (Jó 23:10)

3) A atitude necessária: Alegria (.1:2-4)

A atitude necessária para enfrentarmos as provações da vida é surpreendente, devemos ter Alegria. Devemos enfrentar as tentação e provações com um espírito de alegria. Como isso é possível? Como é possível um crente ser alegre…

• Quando encontra-se diante de tais provações como doenças, acidentes, dor, tristezas, decepções, sofrimento, dor e morte?

• Quando encontra-se diante das seduções das tentações do mundo?

Alegria geralmente não é o que enche o nosso coração quando nos deparamos com essas coisas.

Quando provações graves surgem em nosso caminho, muitas vezes nos se desesperamos e se sentimos derrotados e desanimado. A maioria de nós certamente não sentimos alegria.

Há apenas uma maneira de enfrentarmos as provações e tentações com um espírito de alegria: Temos de mudar o nosso pensamento; ter uma mudança de atitude diante das provações e tentações que surgem ao nosso redor. Temos de parar de pensar negativamente e pensar positivamente.

As escrituras nos mostram que devemos saber de uma coisa e fazer uma coisa.

1. Devemos saber de uma coisa: que provações trabalham a nossa paciência (Tiago 1:3). Precisamos saber de um fato: que provações e tentações não são para nos derrotar e nos desencorajar, mas para nos provar, para nos tornar muito mais fortes, mais puros e justos.

A palavra "paciência" (hupomonēn) significa ser fiel; perseverante e resistente. O crente deve saber que as provações vão deixá-lo mais firme, mais perseverante e mais maduro. Eles vão fazê-lo muito mais forte, não mais fraco. Ela vai torna-lo forte como Jesus e eles vão dar-lhe um caráter puro e justo, assim como Jesus. Quando o crente mantém este fato em sua mente, ele pode enfrentar as provações e tentações de uma forma muito mais positiva. Ele pode, então, começar a se mover em direção ao espírito ter a alegria em meio das provações e tentações.

2. Precisamos fazer uma coisa: devemos permitir que a paciência trabalhe dentro de nós. Como dito acima, a paciência significa estar firme, perseverante e resistente. Mas significa mais do que isso no grego. Significa muito mais do que apenas suporta as provações e tentações. Significa muito mais do que apenas seguir o conselho de medicina e psicologia: para se ter calma; ficar calmo; para relaxarmos em situações estressantes. Isso significa muito mais do que aprender a negar a existência das provações e tentações.

Paciência significa …

• perseverar e manter-se perseverante, nunca desistir.

• tomar a iniciativa e exercer a energia e esforço para conquistar e alcançar a vitória e triunfo sobre a provação e tentação.

Agora observe o ponto: Como podemos ter alegria quando uma provação ou tentação nos confronta? Ao saber que ele vai fazer-nos mais fortes e, também pela grande perseverança que conquistaremos em quanto estivermos a enfrentando.

Quando olhamos para as provações como oportunidades, então vamos começar a enfrentá-los com alegria. E quando começamos a perseverar e conquistá-los, então vamos começar encara-los com a alegria do Senhor.

Há muitas promessas de Deus para aqueles que estão sendo provados:

"Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. "(1 Coríntios. 10:13).

" Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam." (Tiago 1:12).

"Vemos, portanto, que o Senhor sabe livrar os piedosos da provação e manter em castigo os ímpios para o dia do juízo," (2 Pedro 2:9).

"Visto que você guardou a minha palavra de exortação à perseverança, eu também o guardarei da hora da provação que está para vir sobre todo o mundo, para pôr à prova os que habitam na terra." ( Ap 3:10).

"Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo." ( Efes. 6:13).

"Portanto, amados, sabendo disso, guardem-se para que não sejam levados pelo erro dos que não têm princípios morais, nem percam a sua firmeza e caiam." ( 2 Pedro 3:17).

4) O resultado: Torna-nos perfeitos e completos: ( 1:4)

Observando o trabalho de um perito em jóias vemos que uma jóia não pode ser polida sem fricção, e do mesmo nós não podemos alcançar a perfeição e crescimento sem provação.

Os benefícios de enfrentarmos as provações podem ser maravilhosos.

O texto diz que nos tornamos mais perfeitos (teleioi). A palavra não significa perfeito no sentido de se tornar uma pessoa perfeita. A palavra significa perfeição num de maturidade e crescimento na vida espiritual.

Por exemplo, uma criança totalmente crescida é uma criança perfeita; ele teve a sua infância e alcançou o seu objetivo como criança. Isso não significa perfeição do caráter, isto é, estar sem pecado. É pleno desenvolvimento da maturidade e piedade. (Ver Efes 4:12-13.;. cf . Phil 3:12; 1 João 1:8, 10.)

Isso significa pelo menos duas coisas.

1. Primeiro, quando uma pessoa enfrenta as provações e vence…

• ela aperfeiçoa o propósito que Deus pretendia. Ou seja, ele se torna uma pessoa mais forte e mais pura, ou seja uma pessoa um pouco mais parecida com Jesus.

• ela aperfeiçoa seu objetivo e propósito pelo qual veio a Terra. Deus tem um propósito duplo para cada crente: tornar-se mais e mais como Jesus e que ele possa cumprir sua tarefa ou trabalho específico pelo qual veio a terra. Quando o crente persevera e vence as provações e tentações, ele aperfeiçoa esses dois propósitos um pouco mais. Ele se torna mais parecido com Jesus e ele cumpre a sua missão um pouco mais.

2. Segundo, uma pessoa torna-se mais e mais completo em todas as áreas (AT Robertson. Palavra Pictures, no Novo Testamento , vol. 6, p.12). A pessoa torna-se inteiro ( holoklēroi), totalmente em forma, em perfeito estado, completo, sem fraquezas, mancha, defeitos ou falhas. Isso significa uma coisa muito maravilhosa. Quando uma pessoa persevera e vence as provações e tentações …

• ele se torna mais completo, mais apto, mais firme e mais completo.

• ele também elimina mais fraquezas, mais falhas, mais defeitos, e mais deficiências. Todos os dias quando uma pessoa persevera e vence as provas e tentações da vida ela se torna um pouco mais completa. Ele se torna mais forte, mais pura e justa, e mais e mais parecido com o Senhor Jesus.

Como as duas últimas palavras de Tiago 1:4 diz: " não lhes faltará coisa alguma." O crente que enfrenta provações e tentações na alegria de Cristo conquista tudo, e não precisará de mais nada.

⇒ Ele se torna cada vez mais perfeito, cumprindo a sua tarefa e propósito pelo qual veio a Terra.

⇒ Ele se torna mais e mais completo e em maduro, eliminando as fraquezas e deficiências em sua vida.

5) Conclusão

Ilustração. Viajantes contam de uma árvore em países tropicais, cujas artes internas são, às vezes, comidas por formigas enquanto a casca e as folhas se mantêm aparentemente bonitas, e sua debilidade só é percebida quando algum vento forte a derruba. Mas não é a tempestade que a torna fraca, apenas revela o quão fraca era. E sua debilidade é o resultado da atuação de insetos que, por um longo período de tempo, a destroem por dentro.

De certa forma, se nós permitimos que nossa fé seja minada aos poucos, e não cuidarmos de nos mantermos interiormente firmes, poderemos esperar nada mais do que a ruína, quando as provações nos atingirem.

Então, não deixe seu homem interior desfalecer diante das lutas, porque ao fim das provações seremos premiados com mais crescimento e conhecimento de Deus.

Não desista porque em cada deserto de tribulações Deus tem um oásis de conforto.

E como diz o evangelho de Lucas: " É perseverando que vocês obterão a vida." (Lucas 21:19).

O apostolo Paulo nos lembra: "Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração." (Romanos 12:12).

2 thoughts on “Sermão: Vitória frente as provações da vida

  1. Texto principal (Tiago), maravilhoso. Exposição e comentário, bastante elucidativos. Tremendamente importante e útil para nós, nos dias atuais. Muita unção do Espírito Santo na mensagem transmitida. Que Deus seja sempre louvado através da vossa e das nossas vidas, Pastor Josias.

    Curtir

  2. Pr. Josias,A Paz do Senhor Jesus Cristo,
    Dentro das possibilidades, envie para mim, um estudo sobre o Tema: Crê no Senhor Jesus, e serás salvo, tu e a tua casa. Atos 16:31. Irei da um ensinamento sobre este tema.
    A Paz.
    Pr. Gustavo.

    Date: Sun, 17 Aug 2014 20:35:45 +0000
    To: gustavogmota@hotmail.com

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s