20.07.2014–EBD. Tema: O poder de Deus na fraqueza

O poder de Deus na fraqueza

“A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza”.

2Co 12.9a

É na fraqueza que Deus nos usa.

Todos nós temos nossas fraquezas, elas podem ser físicas, emocionais, intelectuais ou espirituais. Algumas situações podem nos enfraquecer nos colocando obstáculos. Normalmente tentamos negar nossas fraquezas; às vezes nos defendemos, outras damos desculpas ou as escondemos, mas elas estão sempre presentes.

Enquanto não assumimos nossas fraquezas, Deus não poderá usá-las para seu propósito. Sempre imaginamos que Deus quer usar somente nossos pontos fortes, mas Ele quer nos usar em nossas fraquezas 1Co 1.27).

Na Bíblia encontramos vários exemplos de pessoas imperfeitas que Deus usou para realizar coisas maravilhosas, e isso deve nos incentivar a assumir nossas fraquezas.

A fraqueza não é pecado. Você não pode fugir ou mudar isso. A fraqueza é limitação que você herdou e tem de aprender a conviver com ela e deixar que Deus o use através dela.

Não se sinta inferiorizado, saiba que Deus não está limitado pelas nossas limitações (2Co 4.7). Como o vaso de barro somos frágeis, quebradiços e falhos, mas Deus nos usará se assim o permitirmos.

Para que isso aconteça, é preciso seguir o exemplo de Paulo:

Admita suas fraquezas

Não esconda suas imperfeições. Pare de fingir que é perfeito e confesse suas fraquezas.

Paulo quando abordado em Listra depois da cura de um coxo pela multidão que queria exaltá-lo como “deus”, se recusou e disse que era falho, pois era humano como eles (At 14.15).

“Se você quer que Deus o use, deve saber quem é Deus e quem é você” (Warren 2003, pg 236).

Regozije-se na sua fraqueza

Depois que Paulo admitiu suas fraquezas e reconheceu o poder de Deus, pode dizer “Sinto prazer nas fraquezas… Porque quando sou fraco, então, é que sou forte”. Com isso Paulo aprendeu a lutar na força de Deus.

As fraquezas fazem com que venhamos a depender unicamente de Deus. Elas nos livram de arrogância, nos fazem humildes (2Co 12.7). Devemos aprender a depender de Deus e lutar na sua força como Paulo, Josué (Js 7.3; 8.3); Gideão (Jz 7.2,3,6 e 7) e outros heróis da fé (Hb 11.34).

Nossas fraquezas podem nos levar a uma comunhão mais íntima. Enquanto a força nos leva a independência (não preciso de você), a fraqueza ou limitação, demonstra o quanto dependemos uns dos outros. “Os cristãos são como flocos de neve: isolados são frágeis, juntos param o trânsito”. (Vance Hayner in Warrem 2003, pg 237)

Partilhe sua fraqueza de forma sincera

Seu ministério de serviço começa quando você “baixa a guarda”, tira a máscara e conta suas lutas. Assim Deus o usará no serviço da comunidade cristã.

Podemos aprender com Paulo o que ele revela de suas fraquezas:

• Suas falhas – Rm 7.19;

• Seus sentimentos – 2Co 6.11;

• Suas frustrações – 2Co 1.8 e 9

• Seus medos – 2Co 2.3

Revelar fraquezas é arriscado, pois pode ser que ao revelar fracassos, sentimentos, frustrações e temores, você seja rejeitado. Por isso, precisamos ser confiáveis, sinceros e autênticos.

A maior qualidade que podemos ter não é a perfeição, mas a credibilidade e sinceridade.

PENSANDO SOBRE O PROPÓSITO DE MINHA VIDA

1 – Um tema para reflexão: Deus opera melhor quando admito minhas fraquezas.

2 – Um versículo para memorizar: “Então ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de cristo”. (2Co 12.9)

4 thoughts on “20.07.2014–EBD. Tema: O poder de Deus na fraqueza

  1. Pastor Josias que DEUS continue te abençando cada vez mais te usando dessa forma tremenda que nos compartilha a sua palavra que é poderosa.abraços! Obrigada.

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s