13.07.2014–EDB. Tema: Pensando como servo

Pensando como servo

“Medita nestas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto”.

1Tm 4.15

O servir começa no pensamento

Para ser um servo há necessidade de mudança em seu pensamento, uma mudança de postura ou atitude. O importante é o porquê você faz alguma coisa.

O propósito de sua atitude vai determinar se você é um servo. Você serve por prazer ou por interesse?

O verdadeiro servo serve a Deus com uma mentalidade que engloba cinco atitudes:

Os servos pensam mais nos outros que em si próprio

Os verdadeiros servos pensam mais nas necessidades dos outros que nas suas (Fl 2.4). Jesus foi uma autoridade que se esvaziou de seu poder de Senhor e se humilhou para beneficiar a nós pecadores (Fl 2.7).

Não podemos agir como servos enquanto pensarmos em nós mesmos, fazermos algo para que gostem de nós ou para sermos admirados, ou ainda por buscar nossos próprios interesses.

Isso não é ministério, é manipulação.

Temos uma natureza egoísta e isso entra em choque quando pensamos em ser servos. É difícil servir com abnegação quando o que fazemos não é considerado, quando recebemos ordem o tempo todo ou quando somos tratados como inferiores. Por isso você tem que mudar seus pensamentos e postura (Cl 3.17 a 23).

Os servos pensam como administradores e não como donos

Deus é o dono de todas as coisas. O verdadeiro servo sabe disso e deve agir como administrador fiel de Deus (1Co 4.1 e 2). José foi um tipo de administrador fiel quando prisioneiro no Egito. Administrou bem para Potifar, para o carcereiro e para o Faraó.

O verdadeiro servo não se deixa prender por bens materiais, principalmente o dinheiro (Lc 16.13). Ele se preocupa mais em exercer o seu ministério do que administrar seus os bens.

Os servos pensam mais no seu trabalho, e não no que os outros estão fazendo.

Eles fazem o que precisa ser feito sem se importar ou fazer comparações com as atividades dos outros. Não criticam ou competem. Ocupam-se em realizar e concluir o que Deus lhes confiou para fazer.

Os servos têm a visão de que todos estamos trabalhando na obra de Deus, e que devemos fazer para glorifica-lo.

Como no corpo, somos membros uns dos outros e temos diferentes funções, o corpo só vai funcionar se cada parte exercer sua função sem se importar com o outro.

Não pode haver ciúmes entre os servos; se você se preocupa em criticar o serviço do outro, está desperdiçando seu tempo, e seu serviço vai ficar prejudicado. Faça o seu serviço e confie em Deus que o recompensará (Cl 3.23 e 24). Não é nossa função avaliar os outros servos.

Os servos não precisam cobrir as paredes com placas e prêmios para confirmar seu valor Os verdadeiros servos não buscam títulos, formas ou recompensas. Eles servem por amor e dispensam o status. O objetivo do servo é estar a serviço de alguém ou de Deus.

Tiago, o meio-irmão de Jesus, foi um exemplo de abnegação; ele poderia se engrandecer por ser meio-irmão de Jesus e se exaltar quando escreveu sua carta. Mas, ele apenas se considerou como conservo do Senhor (Tg 1.1).

Os servos consideram o ministério como uma oportunidade, não como obrigação.

O prazer dos servos é ajudar outras pessoas, suprir suas necessidades e abençoar. Eles servem com alegria porque amam ao Senhor e reconhecem sua graça.

Os servos não ajuntam tesouros na terra e sim nos céus. Eles sabem que sendo fiéis aqui, Deus os honrará no céu (Jô 12.26).

O servir sempre é uma oportunidade para ajudar pessoas a superar problemas e a crescer mais na fé. Se começarmos a pensar e agir como verdadeiros servos, certamente haverá uma transformação na igreja e no mundo. Felizes são aqueles que aprendem a sublimidade do servir.

PENSANDO SOBRE O PROPÓSITO DE MINHA VIDA

1 – Um tema para reflexão: Para ser servo, devo pensar como servo.

2 – Um versículo para memorizar: “Tende em vós o mesmo sentimento que houve em cristo

Jesus”. (Fl 2.5)

3 – Uma pergunta para meditar: Ajo como verdadeiro servo servindo com alegria?

 

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s