EDD 29.06.2014 – Tema: Usando o que Deus lhe deu

CLIQUE AQUI PARA COPIAR:

https://www.dropbox.com/s/n5nnibl4vlqo673/29.06.2014%20-%20Usando%20o%20que%20Deus%20lhe%20deu.docx

 

Usando o que Deus lhe deu

 “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração,  como para o Senhor, e não para homens ”.  ( Cl. 3.23)

Deus merece o melhor de você.

Deus tem um propósito para você e espera sua máxima dedicação. Ele não quer que você se aflija ou deseje talentos que não possui. Você deve se concentrar apenas nos talentos que recebeu.

 Se você procura servir a Deus de uma maneira que não seja a sua natural, você acaba se frustrando, desperdiçando seu tempo, talento e energia.

 O serviço a Deus só vai ser bom quando você O servir de acordo com sua natureza. Isso só acontece quando você descobre sua FORMA (Formação espiritual, Opções do coração, Recursos pessoais, Modo de ser e Áreas de experiências), aprende a aceita-la e a aprecia-la para depois desenvolve-la da melhor maneira possível.

 

Descubra sua FORMA

 Para descobrir sua FORMA, não deixe para amanhã, comece a verificar e ver com clareza quem Deus quer que você seja e o que ele quer que você faça. Avalie de forma demorada e honesta em que área você é bom e qual a que não é (Rm 12.3 a 8).

 Peça ajuda para avaliar e descobrir onde você tem facilidade com seus dons e talentos, pois eles são quase sempre confirmados por outras pessoas. Você pode pensar que tem o dom do ensino, mas ninguém te ouve; ou pensar ser um líder e ninguém o seguir. Você está no lugar errado. 

 Uma boa maneira para descobrir suas habilidades é experimentar várias áreas de ocupação. Comece a servir em diferentes ministérios e descobrirá seus dons, sua paixão. Comece a fazer algo que pensa que não tem habilidade e descobrirá o contrário.

 Temos muitas habilidades que desconhecemos, porque não as colocamos em prática. Não se preocupe em entender seu dom, seja voluntário e comece a servir em algum lugar. Você só descobre seu dom ao se envolver em um ministério. Se envolva no ensino, na liderança, em organizar eventos, tocar instrumentos musicais, trabalhar com adolescentes, adultos, jovens ou crianças. 

 Se não tentar, não vai saber se tem o dom. Se não der certo, considere como experiência e não como fracasso. Em alguma área você vai se descobrir bom.  

      Considere seu coração e sua personalidade

   Olhe para você mesmo, ninguém o conhece melhor do que você mesmo. O que você realmente gosta de fazer? Que momentos trazem mais vida a você? Qual a atividade que o leva a perder a noção do tempo? Gosta de rotina ou variedade? Prefere equipes ou individualidade? É introvertido ou extrovertido? Gosta de competir ou cooperar? Estas são perguntas feitas a você mesmo que o levarão a descobrir suas habilidades e paixão.   

      Examine suas experiências e aprenda com elas

 Faça uma retrospectiva da sua vida e reutilize experiências que foram boas e produtivas. É bom olharmos para o passado e examinar a maneira como Deus moldou nossas vidas. Muitas vezes foi através da dor, fracasso ou vergonha, e hoje podemos notar que Deus usou tudo isso para o nosso bem e quer que as utilizemos para a edificação de outros.

 Analisar o passado e extrair lições leva tempo. Muitas vezes é necessário tirar um tempo para estar a sós com Deus e ver como Ele trabalhou em vários momentos decisivos de nossa vida para nos moldar.

 

Aceite e desfrute de sua FORMA

 Você deve ser grato a Deus por ser como é, pois ele sabe o que é melhor para você (Rm 9.20 e 21). Você deve se alegrar por ser único, não tente ser o que você não é e nem pode ser.   Aceitando sua FORMA, você está reconhecendo sua limitação. 

 “Ninguém é bom em tudo, e ninguém é chamada para ser tudo. Todos temos missões definidas” (Warren 2003, pág. 219) (2Co 10.13; Gl 2.7 e 8).

            O nosso limite foi determinado por Deus, dentro da nossa esfera de serviço. Sua FORMA determina sua especialidade. Se procurarmos sair da esfera para a qual Deus nos determinou, experimentamos frustrações e derrotas. A alegria de Deus está em você aceitar sua FORMA e atuar dentro de seus limites. (Gl. 6.4)

Lembre-se: você será criticado por pessoas que não compreende sua FORMA para o ministério e tentarão leva-lo a fazer o que eles pensam que você deve fazer. Faça aquilo para o que foi designado.

 

Continue desenvolvendo sua FORMA

 Na parábola dos talentos, contada por Jesus, demonstra que Deus quer que façamos o máximo com o que Ele nos dá. Devemos cultivar nossos dons e habilidades, manter nosso coração em chamas, desenvolver nosso caráter e nossa personalidade e ampliar nossas expectativas para que sejamos cada vez mais eficientes em nosso serviço”. (Warren 2003, pág 220)

 Se você não fizer exercícios físicos, seu corpo vai atrofiando. Da mesma maneira acontece com suas habilidades. Se você exercitá-las, melhor elas ficarão, com mais facilidade você vai realizar seu ministério (1Tm 4.14 a 16)

 Os dons e talentos precisam ser trabalhados e desenvolvidos com a prática. Ninguém recebe um dom ou talento já desenvolvido. Através de estudos, opiniões e com a prática um bom professor pode se tornar melhor e até vir a se tornar  mestre do ensino. 

 Você não pode se contentar com um dom desenvolvido pela metade, você deve buscar a excelência (2Tm 2.15).

 “Aproveite todas as oportunidades de treinamento para desenvolver sua FORMA e aquecer suas habilidades para o serviço de Deus”. (Warren 2003, pág 221).  

 

PENSANDO SOBRE O PROPÓSITO DE MINHA VIDA  

Um tema para reflexão: Deus merece o melhor de mim.  

Um versículo para memorizar: “Procura apresentar-te a Deus, aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”.    (2 Tm 2.15)

Uma pergunta para meditar: Qual a melhor maneira de usar o que Deus me deu?

 

 

One thought on “EDD 29.06.2014 – Tema: Usando o que Deus lhe deu

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s