Sermão: A lei da semeadura

Palavra ministrada pelo Pr Josias Moura de Menezes no culto de celebração da Santa Ceia, no dia 09.06.2014

A LEI DA SEMEADURA

Gl. 6: 7,8

1. Introdução

Há uma lei que chamamos de lei da semeadura. Através da lei da semeadura, percebemos que a colheita tem uma relação direta com a semente que esta sendo plantada. Nenhum agricultor discordaria deste princípio, porque não se pode colher uvas de uma terra onde foi lançado sementes de figos.

A lei da semeadura está de acordo com o princípio da graça de Deus. A grande verdade é que a graça de Deus requer, a quem muitas bênçãos são dadas, o compromisso de se esforçar para que tenhamos uma colheita bastante farta de bênçãos espirituais.

A lei da semeadura nos mostra que temos uma vida de responsabilidade no reino de Deus. Somos salvos para semear, somos salvos para produzir bons frutos, somos salvos para trabalhar pelo reino do nosso Senhor.

A lei da semeadura opera positiva e negativamente. Se plantarmos coisas boas colheremos coisas boas, e se plantarmos coisas ruins colheremos coisas ruins.

No texto que lemos, podemos definir biblicamente a lei da semeadura nas seguintes palavras: “…pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” Gl. 6:7b

Tenho aprendido que o mundo natural ou físico reflete muitas leis do mundo espiritual. Na tradução da Bíblia King James aos romanos 1:20, Paulo assim se expressa: “Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido observados claramente, podendo ser compreendidos por intermédio de tudo o que foi criado…”. Portanto, se no mundo natural, um agricultor colhe maças após plantar sementes de maças, no mundo espiritual colhe-se a corrupção se plantamos a semente da maldade.

Estejamos conscientes de que nós estamos plantando em todo tempo. Nossas atitudes e palavras são sementes. Iremos colher de acordo com o que plantarmos. Tudo começa com uma semente.

Assim sendo, a semente que lançamos na terra, determinará o tipo de planta que crescerá. A negligência em plantar boas sementes ou a semeadura de sementes defeituosas pode resultar na ausência de uma boa colheita ou numa colheita inferior. Imagine por exemplo alguém que planta ervas daninhas. Certamente colhera ervas daninhas.

Observe que há uma advertência, no inicio do texto lido. Paulo diz: “não vos enganeis….”. Ele esta dizendo que a lei da semeadura não falhará, e que não devemos viver enganados em pensar que podemos colher o bem se andamos a semear o mal”.

2. Existe os que vivem a semear na carne.

“… o que semeia da carne, da carne colherá a corrupção…”

A palavra “Carne” simboliza na Bíblia, o corpo controlado ou influenciado pelo mal. Assim se alguém vive para semear o mal, colherá corrupção. No grego, do novo testamento, a palavra corrupção vem do termo “Phthora”, que significa decadência ou destruição.

Assim, quem semeia através da carne o mal, certamente colhera destruição. Este princípio está explicito na Bíblia em muitas passagens:

“…os que lavram a iniquidade e semeiam o mal, isso mesmo colhem…” Jó 4:8

“…Semeia ventos, colhem tormentas…” Os. 8:7

“…O que semeia a perversidade colhe males…” Pv. 22:8

Muitos dos israelitas demoraram muito tempo no deserto, porque semearam a dúvida ao invés da confiança na palavra de Deus. Não creram, e se voltaram contra o Senhor. Colheram muitas perdas até entenderem que precisaram mudar a forma de semear. Quando passaram a semear a obediência muitos colheram bênçãos e a concretização a promessa de Deus.

Muitas pessoas sonham em Ter um lar feliz, mas em todo tempo estão semeando amargura, ressentimentos, ofensas, etc… Essas pessoas estão semeando o fracasso e a derrota para suas vidas.

3. Semeando no espírito

“…o que semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna…”

Existem muitos exemplos de semeadura espiritual

Semeando em nosso lar. Na vida dos filhos, na família, semeando-se, amor, perdão e bondade, Deus é quem se responsabiliza em dar e colheita. Para você plantar algo em seu marido/esposa, pode parecer difícil. Mas olhe para a recompensa: você certamente colherá.

Semeando em nosso relacionamento com Deus. Consagração, jejum, oração, tempo com a palavra, e obediência irrestrita a Deus, são sementes que podemos plantar em nossa vida cristã. Não se recebe unção, dons espirituais e revelação da Palavra sem isso! Envolver-se com a obra e com o povo de Deus é também uma semente para colher aceitação para o seu ministério. Há daqueles que querem crescer no ministério, mas não se envolvem com a obra de Deus. Se esquecem que o que abre um ministério é a aceitação. (Mt. 10: 40-44).

Semeando para a vida material. Deus quer que sejamos prósperos. Quando somos fiéis a Deus, a prosperidade é um acontecimento natural. Algumas pessoas não prosperam na vida material porque desperdiçam tudo que recebem de Deus. Gastam desnecessariamente, não são capazes de administrar suas dívidas financeiras… etc…

4. Dois tipos de semente

Muitos plantam a boa e a má semente ao mesmo tempo. A má semente pode destruir a boa e frustar todo o nosso trabalho de Ter realizado uma boa semeadura. Vejamos a palavra: 1)Lv. 19:19: “…não semearás no teu campo duas espécies de semente…”.

Não podemos amar e odiar, abençoar e amaldiçoar, dizimar a Deus e falar sobre miséria. A má semente quando semeada junto com a boa semente pode destruir a colheita.

5. O tempo da colheita

“…a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos…”

Há um tempo certo para tudo na vida do cristão. Cremos neste fato, porque Deus estabeleceu um plano para as nossas vidas.

Ec 3:1-8 diz:

1. Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu:

2. tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou,

3. tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir,

4. tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar,

5. tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter,

6. tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de lançar fora,

7. tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar,

8. tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz.

Há também um tempo para colhermos aquilo que é semeado. Mas lembre-se que você não colhe antes de plantar. Se você está colhendo hoje é porque alguém antes já plantou para você. O fazendeiro que quer uma colheita, primeiro planta a semente na terra. A colheita vem depois. Pode demorar algum tempo, mas certamente virá se não arrancarmos a semente.

Muitas pessoas querem colher imediatamente, mas há um tempo para todas as coisas (Ecl. 3: 1,2). É preciso saber esperar. Seria engraçado ver que alguém plantou uma semente de abacate num dia, e no outro dia já quisesse comer dos abacates que plantou. E, se essa pessoa ao não ver abacates se irritasse e arrancasse a semente da terra, o que diríamos e ela? Nós, muitas vezes agimos assim! Queremos colher no dia seguinte, senão ficamos irritados e destruímos a semente. Devemos perseverar em plantar a boa semente, pois no tempo certo, colheremos.

6. Quero dar alguns Conselhos finais

· Plante num bom solo! (Mc. 4:1-20)

· Entre o semear e o colher haverá muitas coisas que poderão destruir a colheita. Portanto, cuide da semente. Para que a colheita não seja perdida.

· Persevere plantando coisas boas mesmo nos momentos mais difíceis. Não desista!

“Quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seu feixes…” (Sl. 126:6)

“…Ora, aquele que dá semente ao que semeia, e pão para o alimento, também multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça…”.

Pr Josias Moura de Menezes.

3 thoughts on “Sermão: A lei da semeadura

  1. Eu louvo a Deus, porque posso ler um conteúdo de tamanha valia para minha vida espíritual; me alimento com muita vontade porque é um alimento maravilhoso! Deus te abençôe meu querido irmão.

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s