15.062014 EBD: Você foi criado para fazer parte da família de Deus

clique aqui para copiar arquivo formatado

Você foi criado para fazer parte da família de Deus

 Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, 

mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus.”  (Ef 2.19)

 Você foi criado para viver em família com Deus. 

 Usualmente entende-se por família um grupo de pessoas que se relacionam entre si por laços de parentesco através do matrimônio e são denominados de pais e filhos.

 Deus é amor e valoriza os relacionamentos, por isso instituiu a família. Sua própria natureza é definida em relação aos relacionamentos; Ele identifica a si mesmo em termos familiares como Pai, Filho e Espírito Santo. 

 “Deus sempre existiu e sempre teve um relacionamento amoroso consigo mesmo. Ele nunca esteve só.” (Warren 2003, pág. 103)

 Ele não precisava de uma família, mas desejou ter uma, e por isso criou você para fazer parte dela. Este é o segundo propósito de Deus para sua vida.

 Para fazermos parte da família de Deus é necessário nascer de novo e isso só é possível através da fé em Jesus Cristo (Gl 3,26).

 A nossa família terrena é temporária e frágil, pois pode se desfazer, ser rompida por divórcio, separação, distância e pela morte. Mas, a nossa família espiritual, a qual passamos a fazer parte através do novo nascimento é eterna, jamais vai se dissolver.

 

Os benefícios de fazer parte da família de Deus

 Quando pertencemos a uma família temos muitos privilégios: temos uma identidade; somos amados e apoiados pelos membros da família; temos segurança. Viver sozinho é muito difícil. Na família de Deus também temos muitos privilégios, como os da família terrena (identidade, amor, apoio e segurança). Temos nossas necessidades supridas por Deus em Jesus (Fl 4.19).

 Por pertencer à família de Deus, ainda recebemos aqui na terra, as riquezas da Sua graça, da Sua glória, da Sua bondade, da Sua paciência, da Sua sabedoria, poder e misericórdia; e, na eternidade, muito mais (Rm 2.4; 9.23; 11.33; Ef 1.7; 2.4 e 7; 3.16).    

             Uma herança inestimável está a nossa espera na eternidade (1 Pe 1.3 a 4):

Primeiro: seremos levados à presença de Deus para estarmos com Ele para sempre         (1 Ts 4.17; 5.10);

Segundo: seremos transformados à imagem de Cristo (1 Jo 3.2; 2 Co 3.18);

Terceiro: seremos livres de todo sofrimento (Ap 21.4); 

Quarto: seremos participantes da glória de Cristo (Cl 3.4; 2 Ts 2.13 e 14);  A herança da qual iremos participar por pertencer à família de Deus é inestimável, pura e perpétua. Ninguém a poderá roubar.

 “É por esta herança eterna, e não pela aposentadoria que você deveria estar ansioso e se esforçando”. (Warren 2003, pág. 105) Cl 3.23 e 24).

             

Identificando com a família de Deus

 Quando pertencemos a uma família, nós nos identificamos com ela. Para nos identificarmos com a família de Deus, precisamos dar um testemunho público de que pertencemos a ela. Este testemunho é dado através do batismo nas águas. Jesus deixou claro que era este ato externo que iria confirmar uma atitude interna de que entramos para a família de Deus (Mc 16.16).

            “O batismo é a representação física de uma verdade espiritual”. (Warren 2003, pág. 106).

 O batismo representa o que aconteceu no instante em que Deus o recebeu em Sua família. Não é o batismo que o torna membro da família de Deus, é a fé. O batismo apenas confirma que você já faz parte desta família.

 O maior benefício da vida é pertencer à família de Deus. “Sempre que você se sentir insignificante, desprezado ou inseguro, lembre-se daquele a quem você pertence”. (Warren 2003, pág. 107). 

      

PENSANDO SOBRE O PROPÓSITO DE MINHA VIDA

Um tema para reflexão: Fui criado para pertencer à família de Deus. 

Um versículo para memorizar: “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus”.  (Ef 2.19 )  

Uma pergunta para meditar: Como estou me relacionando na família de Deus?

2 thoughts on “15.062014 EBD: Você foi criado para fazer parte da família de Deus

  1. A paz do Senhor Pastor Josias, gostaria de fazer a especialização em Hermenêutica, estou precisando, porque preciso interpreta-la melhor, gosto de pregar a palavra de Deus, e tenho algumas dificuldades, em varios assuntos de interpretação, tem como fazer enviando pelo correio, você manda o numero da conta e eu faço o deposito, Ass: Pastor Francisco.

    Curtir

  2. Muito bom este estudo bem como os outros, precisamos investir pesado nas famílias para que estas não percam o foco de Deus. Acompanho muito sua página, as vezes visito JP, ministrando na igreja Batista Ágape, sou Pastor da 3 Igreja Presbiteriana Renovada de Campo Grande MS e tenho comido muito destes pães da vida. Abraços Pr.

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s