Curso Bíblico Uma vida com propósitos. Tema: Como Crescemos e Transformados pela renovação

Estudo para o Curso Biblico da Igreja Betel.

Tema:

Como Crescemos

Transformados pela renovação

 

Como crescemos.

 

“Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo”. 

                                                                     Ef 4.15

 

Deus quer que você cresça espiritualmente. O Pai celestial tem como objetivo para você o amadurecimento e desenvolvimento das características de Jesus.

É lamentável notar entre os cristãos aqueles que envelhecem na igreja e não buscam um crescimento em direção à semelhança de Cristo (Ef 4.11 a 15). Eles permanecem como bebês, “emperram numa eterna infância espiritual, permanecendo de fraldas e usando sapatinhos de crochê”. Warren 2003, pág 156)

Crescimento espiritual não é algo automático. È necessário que haja um compromisso voluntário. Você deve querer crescer, fazer um esforço para crescer e persistir em crescer”. (Warren 2003, pág 156)

O crescimento começa com uma decisão, Jesus chama e nós devemos reagir (Mt 9.9).

Decidir tornar-se semelhante a Cristo é o que você precisa para começar a crescer. O comprometimento seu com Jesus é que vai molda-lo à sua imagem e semelhança. Se você não se comprometer com Jesus, certamente vai se comprometer com o mundo.

Este comprometimento nos leva a uma parceria com Deus. Você sendo criatura deve caminhar em direção à santidade, deixando para traz velhos hábitos. O Espírito Santo é quem vai nos ajudar na parceria com Deus.

Filipenses 2.12 e 13 mostra as duas partes no crescimento espiritual: “desenvolver” é a nossa parte, enquanto “efetua em vós” é a parte de Deus. Deus trabalha conosco e não em nós.

Quando exercitamos nosso corpo é para que ele se desenvolva e não para conseguirmos um corpo. O fazendeiro trabalha para desenvolver o que já possui, não para obter a terra.

Deus te deu uma nova vida, você agora é responsável para desenvolve-la com tremor e temor, não para consegui-la. Isso implica em seriedade no seu crescimento espiritual.

Se você quer mesmo crescer, deve mudar sua forma de pensar. Todo projeto começa com um pensamento.

“Todo comportamento é motivado por uma crença, e toda ação é estimulada por uma atitude”. (Warren 2003, pág 158)

Se você quer mudar o seu modo de pensar, deve deixar que Deus faça isso.

Ilustração da lancha:

Uma lancha em piloto automático segue a direção programada. Se você quiser mudar a direção dela, tem duas opções: primeiro – toma a roda do leme nas mãos e muda a direção, mas vai encontrar uma resistência constante e ao largar a roda do leme, ela volta à direção primária.

Isso acontece quando você tenta mudar sua vida por esforços próprios. Você pode até alcançar alguns resultados, porém, serão por breve período e voltarão aos padrões anteriores, pois encontrarão sempre uma oposição interior, e a mudança não é natural.

  A segunda opção é você reprogramar a direção da lancha. Quando você muda sua forma de pensar, você vai mudar sua forma de sentir e de agir (Rm 12.2) e desenvolver a mente de Cristo.

Você pensando como Deus, certamente vai caminhar em direção ao crescimento, chegando à maturidade espiritual.

 

 

 

 PENSANDO SOBRE O PROPÓSITO DE MINHA VIDA

 

1  – Um tema para reflexão: Deus quer que eu cresça espiritualmente

 

2  – Um versículo para memorizar: “Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”  (Rm 12.2)

 

3  – Uma pergunta para meditar: O que devo fazer para alcançar o amadurecimento espiritual?

 

 

 

 

Transformado pela renovação.”

 

E não somente isto, mas também nos gloriaremos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.”

                                                                                              Rm 5.3 e 4

As provações nos transformam.

Dentro dos propósitos de Deus, nosso caráter é transformado através das circunstâncias. Durante as 24 horas do dia enfrentamos dificuldades e é através delas que Deus nos molda à semelhança de Cristo.

A cada problema que resolvemos, deparamos com outro. Nem todos são grandes, mas cada um é importante para que possamos alcançar um crescimento sadio. (Tg 1.2 a 4)

Deus utiliza os problemas para que possamos nos aproximar dEle. É deixando que enfrentemos os problemas que alcançamos crescimento e não nos tirando deles.

Vemos isto acontecer nas vidas de José, Daniel e seus amigos, Jeremias, Paulo e outros. (Gn 39.20 a 23; Dn 3.1 a 26; 6.16 a 23; Jr 38.6; 2Co 11.23 a 30) 

Ao passarmos por problemas nos achegamos mais a Deus, e passamos a depender dEle e não de nossas próprias forças. (2Co 1.8 e 9)

“Você nunca saberá que Deus é tudo o que você precisa, até que Ele seja tudo o que você tiver.” (Warren 2003, pág 169)

Independente da causa, nada acontece a nós sem a permissão de Deus, e tudo é usado para o nosso crescimento em direção a plenitude de Cristo.

Somos como pedras preciosas nas mãos de deus, para que nosso valor aumente é preciso nos moldar ou nos purificar. Quanto mais impurezas tivermos, maiores serão as provações. Para se obter maior pureza do ouro, mais calor deve ser usado. Assim também acontece conosco.

“Perguntaram a um ourives: Como você sabe que a prata é pura? Ele respondeu: Quando vejo meu reflexo nela.” (Wareen, 2003, pág 171)

Assim é com todo aquele que refinado pelas provações, reflete a imagem de Cristo. (1Pe

1.6 e 7)

 

O propósito de Deus para você é bom.

 Deus te conhece e sabe o que é melhor para você. Ele quer apenas o seu bem (Jr 29.10 a 14; Gn 50.20; Rm 12.2).

Para suportarmos as provações o segredo é lembrarmos que o sofrimento é temporário, mas a recompensa é eterna (2Co 4.17 e 18).

Devemos nos concentrar nos propósitos de Deus e não nos problemas. O poder da concentração está em olharmos para Jesus e descansarmos nEle, pois, se olharmos para o mundo ficaremos aflitos, se olharmos para nós mesmos, ficaremos deprimidos.

Olhe para o alvo e não para a distância a percorrer até alcançá-lo. 

 

Alegre-se e agradeça pelas provações

Deus não quer que você seja agradecido e se alegre pelo mal, pelo pecado e pelo sofrimento em si.Mas quer que você se alegre e agradeça por Ele usar os problemas que o aflige para cumprir Seus propósitos em sua vida (1Ts 5.18).

A alegria deve ser no Senhor e não no mal (Fl 4.4).

A nossa alegria e gratidão são por saber que Deus está sempre conosco. Ele está ao nosso lado. Ele não é um Deus distante. Ele não nos deixará sermos provados além do que podemos suportar (2Co 1.8 e 9); 1Co 10.13).

                Deus jamais o deixará por conta própria.       

 

Recuse-se a desistir

 A paciência e a resistência levam a vitória. A formação do caráter é um processo lento. Sempre que evitamos ou recusamos enfrentar provações, tornamos mais lento ainda o processo de formação do caráter.

 Conforme vamos amadurecendo nosso caráter, começamos ver a mão de Deus agir em tudo e qualquer acontecimento, mesmo naqueles que parecem não ter sentido.

 Sempre que enfrentamos problemas, a pergunta deve ser: O quê o Senhor quer que eu aprenda com isso? Para que está acontecendo? E nunca: Porque eu? Porque comigo?.

 Confie em Deus e continue fazendo o que é bom e certo. Não desista, siga sendo transformado pelas provações (Hb 10.36).  

 

 

 

 

 

PENSANDO SOBRE O PROPÓSITO DE MINHA VIDA

 

1    – Um tema para reflexão: Somos transformados pelas provações..

 

2    – Um versículo para memorizar: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”  (Rm 8.28)

 

3    – Uma pergunta para meditar: Você está aproveitando as provações para ser transformado?

 

 

One thought on “Curso Bíblico Uma vida com propósitos. Tema: Como Crescemos e Transformados pela renovação

  1. Bom dia Pastor. A Paz do Senhor na sua vida e familia. Obrigada pelos emails q tenho recebido, tenho sido edificada ao le-los. O desejo do meu coraçao é crescer espiritualmente a cada dia, e Deus tem me moldado atraves das lutas e provaçoes q enfrento, e a maioria dentro da minha casa. Tenho filhos e esposo crente. Meu esposo é missionario mas precisa ser moldado pelo Senhor Jesus. Por favor ore por mim, pois minha luta é grande. Me glorio por saber q nao estou só tenho um general com esta comigo em todo momento e no tempo certo me dará a vitoria. Abraço afetuoso Teonizia Martins Barroso

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s