Esboço da parte 02–uma vida com propósitos–curso bíblico na igreja do Betel Geisel as quintas feiras as 19.30hs

Parte 01 de uma vida com propósitos
Parte 02 de uma vida com propositos
O que dirige sua vida? (2ª parte)

“Entretanto, procurai com zelo os melhores (maiores) dons”.

“E eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente.”(1Co 12.31;Rm 12.3-8)

Introdução:

Quando Paulo fala em “procurai com zelo”, ele usa o verbo no imperativo. Isto significa que é uma ordem a ser cumprida. Paulo está recomendando: “Sede zelosos na busca dos melhores dons”, ou então: “Esforçai-vos por buscar os dons espirituais.”

“Os melhores dons” literalmente seriam os maiores dons os quais podem trazer mais vantagens a nós como igreja. Para uma boa edificação são necessários os melhores dons e estes seriam as profecias. (1 Co 14.1). No versículo 1 do capítulo14, Paulo fala em mostrar um caminho mais excelente. Que caminho é esse?

O crente deve buscar os dons mais elevados, mas deve procurá-los através do amor cristão. “Pois é através do amor que o uso dos dons espirituais devem ser controlados.” (Champlin, Vol IV Pg 201).

Assim, quando encontramos nossos dons conforme Rm 12.3-8 e através do amor, vamos encontrar nossos propósitos e ver as vantagens de ter a vida dirigida por eles (propósitos).

As vantagens de ter uma vida dirigida por propósitos:

1. Conhecer o propósito de sua vida faz com que ela tenha sentido.

Fomos criados para sermos importantes. Muitos buscam descobrir o significado de suas vidas e a direção das mesmas em consultas aos astros, na psicologia e em outros métodos obscuros.

Se você não tiver Deus, sua vida não tem propósito; se não tem propósito, não tem significado e sem significado, não tem importância ou esperança. (Is 49.4 NVI; Jó 7.6 BV).

“A maior de todas as desgraças, não é a morte, mas uma vida sem propósito.”

(Warre6n 2003 pag 29)

Não se desespere se você ainda não encontrou o propósito na sua vida; busque em Deus para compreender sua vida e Ele fará maravilhas em você. (Jr 29.11; Ef 3.20)

2. Conhecer seu propósito simplifica a vida.

O que vamos fazer ou não é definido quando conhecemos nosso propósito. Ele se torna o padrão que nos ajuda a avaliar ações que são essenciais e as que não são. Com o propósito definido, você define se sua ação cumpre o propósito de Deus em sua vida. “Sem um propósito claro, ficamos sem alicerce sobre o qual fundamentar decisões, destinar o tempo e empregar recursos.” (Warren 2003 pag 29)

Quando não se conhece o propósito, você tende a realizar coisas além do necessário.

“É impossível fazer tudo o que as pessoas querem que você faça. O seu tempo só é suficiente para fazer a vontade de Deus.” (Warren 2003 pag. 30)

Quando você define seu propósito, sua vida se torna mais simples e sua agenda mais equilibrada.

3 – Conhecer seu propósito direciona sua vida.

Quando seu propósito o direciona, seus esforços e energias são concentrados no que é importante. Ao selecionar seus objetivos, você o faz com mais eficiência. O ser humano tem a tendência de se distrair com coisas sem importância. Sem um alvo definido você direciona mal seus objetivos e acaba por não chegar a um resultado satisfatório e fica fazendo tentativas para acertar. (Ef 5.17)

Uma vida com propósito tem poder de direção. Homens e mulheres que marcaram a história tiveram vidas direcionadas por propósitos. (Fl 3.13) Paulo tinha um propósito.

“Se você quer que sua vida tenha impacto, focalize-a! Deixe de ser inconstante. Pare de fazer de tudo. Faça menos. Corte até mesmo as boas atividades e faça somente o que for mais importante. Nunca confunda atividade com produtividade. Você pode estar ocupado sem ter um propósito.” (Warren 2003 pag 31)

Lembra-se de Marta. Ocupada e distraída com tantas coisas, menos com a mais essencial. Maria ao contrário, canalizava sua atenção e energia para o que Jesus estava ensinando.

4 – Conhecer seu propósito estimula a sua vida.

Quando você tem um propósito, se dedica a ele, tem êxito no que faz e trabalha com mais animação. Um propósito compreendido traz mais entusiasmo e vigor. Sem propósito a paixão passa, se evapora.

“É normalmente o trabalho sem sentido, e não o excesso de trabalho, que nos esgota, solapa nossas forças e rouba o nosso prazer.” (Warren 2003 pag 31)

George Bernard Shaw escreveu “Esta é a verdadeira alegria da vida: ser usado por um propósito reconhecido por você mesmo, como digno. Ser uma força da natureza, em vez de ser um exaltado e egoísta amontoado de ressentimentos e frustrações, sempre reclamando que o mundo não se devota a torna-lo feliz.” (Shaw in Warren 2003 pag 31)

5 – Conhecer seu propósito o prepara para a eternidade.

Pessoas vivem tentando fazer coisas para que quando partirem daqui, outros se lembrem deles para sempre. Querem deixar como herança seus feitos. Mas para Deus, isso não é importante. Deus quer apenas que você cumpra com dignidade o seu propósito. Todas as realizações dos homens serão esquecidas um dia. Outros vão supera-lo. Depois outro e mais outro. Recordes são superados, homenagens esquecidas.

Viver para criar um legado na terra é um objetivo tacanho. Uma utilização mais sábia do tempo é construir um legado eterno. Você não foi posto na terra para ser lembrado. Você foi posto aqui para se preparar para a eternidade.” (Warren 2003 pag 31 – Rm 14.10b-12).

Ao nos apresentarmos diante de Deus, duas perguntas podem nos ser feitas:

A. O que você fez com meu Filho Jesus Cristo?

Deus certamente não vai perguntar sobre sus religiosidade ou convicção doutrinária; mas perguntará: Você aceitou o que Jesus fez por você, aprendeu a amá-lO e confiar nEle (Jô 14.6)

B. O que você fez com o que Eu lhe dei?

O que você fez com sua vida, dons talentos, oportunidades, energia, relacionamentos e recursos que Deus lhe deu? Como você usou tudo isso? Em benefício próprio ou para o

propósito de Deus?

Estas perguntas vão prepara-lo para a eternidade: a primeira determina onde você passará a eternidade; (com Deus ou sem Deus?) a segunda determina o que você fará na eternidade (se alegrar ou chorar?).

PENSANDO SOBRE O PROPÓSITO DE MINHA VIDA

1 – Um tema para reflexão: Viver direcionado por um propósito é o caminho para a paz.

2 – Um versículo para memorizar: “Tu Senhor, dás a paz e prosperidade às pessoas que têm uma fé firme, às pessoas que confiam em ti.” (Is 26.3 NT LH)

3 – Uma pergunta para meditar: A opinião de minha família e de meus amigos é a força que dirige minha vida? Que força quero que dirija minha vida?

4 – Criado para ser eterno

“Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem…” Ecl 3.11

Nossa vida não se resume a esta terra.

Estamos aqui na terra sendo preparados para a eternidade. O tempo que passamos aqui é insignificante em relação à eternidade.

O homem foi feito para ser eterno, por isso ele luta contra a morte, ele não quer morrer.

O nosso corpo mortal é apenas a habitação temporária de nosso espírito que é eterno (2 Co 5.1 – ! Co 15.53).

A vida na terra pode nos oferecer muitas opções, mas para a eternidade são só duas: céu e inferno.

“Seu relacionamento com Deus aqui na terra, determinará seu relacionamento com Deus na eternidade.” (Warren 2003 pag. 33)

Ao compreendermos que a vida não se resume ao tempo aqui na terra e que estamos sendo preparados para a eternidade vamos ter uma nova perspectiva de vida e vamos viver diferente, viver à luz da eternidade.

Ao viver à luz da eternidade vamos mudar nossos valores, nossos relacionamentos, trabalho, estudo e até mesmo algo que parecia importante vai se tornar quase insignificante e indigno de atenção maior.

Valorize mais a sua personalidade e seus relacionamentos, bens materiais, devem ficar em segundo lugar (Mt 6.33 – Fl 3.7).

“A morte não é o fim, mas a transição para a eternidade.”(Warren 2203 pag. 34) Por isso suas ações aqui vão soar na eternidade.

”Você deve manter sempre em sua mente a visão da eternidade e em seu coração, o valor que ela representa.” Warren 2003 pag. 34)

A nossa vida não se resume ao aqui e agora, mas temos uma eternidade pela frente. Deus tem algo mais para nós (1 Co 2.9).

O propósito de Deus para sua vida não termina aqui. As pessoas só pensam na eternidade quando estão em um velório, mesmo assim são pensamentos superficiais, pois não têm uma noção do que é a eternidade.

“Se você possui um relacionamento com Deus por meio de Jesus, não é preciso temer a morte. Ela é a porta para a eternidade.” (Warren 2003 pag. 36) (Jô 14.1 e 2 – Hb 13.14) Viva cada dia como se fosse o último, esteja preparado para a eternidade.

PENSANDO SOBRE O PROPÓSITO DE MINHA VIDA

1 – Um tema para reflexão: Fomos criados para a eternidade.

2 – Um versículo para memorizar: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim ainda que morra viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá eternamente. Crês isto?

3 – Uma pergunta para meditar: Uma vez que fui feito para ser eterno, qual é hoje a única coisa que eu deveria parar de fazer e a única que eu deveria começar a fazer?

One thought on “Esboço da parte 02–uma vida com propósitos–curso bíblico na igreja do Betel Geisel as quintas feiras as 19.30hs

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s