Estudo para EBD. Tema: ANDRÉ – SERVINDO NA OBSCURIDADE- Data: 30.03.2014

ANDRÉ – SERVINDO NA OBSCURIDADE

Texto da lição: João 1:35-42

Leitura devocional: Missionando no lar – 1 Pedro 3:1-6

Texto áureo: “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.” (Fil. 2:3)

INTRODUÇÃO:

É desejo de todos os crentes servir o Senhor e ser bem sucedidos na realização do Seu Serviço. Porém, embora perseguindo esse objetivo, encontramo-nos em fraqueza, porque não encontrámos o segredo que a vida de André ilustra. A sua vida nos mostra que o bom serviço prestado na causa ao Senhor não se consegue tentando ser melhor do que os outros, mas numa atitude de humildade e obediência ao Senhor. Um espírito humilde capacita-nos para responder ao Senhor e à Sua chamada, sentindo alegria, ainda que à sombra de outros servos cujo trabalho é mais reconhecido e apreciado.

Se ainda não conheces Jesus como teu Salvador, a vida de André também tem algo a dizer-te: Hoje, pode ser um dia de grandes transformações na tua vida, se reconheceres, à semelhança de André, que Jesus é o Messias, o Cordeiro de Deus, com poder para te livrar do pecado e das suas consequências.

I – SEGUINDO A JESUS (João 1:35-38a)

André e o seu companheiro deram ouvidos à pregação de João Baptista, com um espírito humilde e um coração obediente. Quando ouviram a exclamação de João “Eis o Cordeiro de Deus”, deixaram João, começando a seguir Jesus. Pelo relato bíblico, ficamos com a sensação de que não estavam muito seguros do que, efetivamente, fazer. Porém, não obstante a sua indefinição, o apelo de João Baptista continuava a orientar os seus passos na direção do Messias. Porque Jesus reconheceu que os dois homens procuravam a verdade, não os deixou caminhar titubeando, mas procurou encorajá-los a segui-Lo.

A forma como Jesus foi à procura daqueles dois homens revela-nos o modo como continua a trabalhar naqueles que dão passos para O encontrar. Se te decidires a dar um passo na Sua direção, virá ao teu encontro, de braços abertos e com voz cativante. Se o teu coração estiver decido a seguir a Jesus, Ele assegura que encontrarás a verdade que procuras! Jesus promete: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.” (Mat. 7:7-8).

O Senhor está sempre pronto para fazer com que a luz da verdade brilhe no coração dos que O seguem e ajuda-os a encontrar o caminho. “A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.” (Rom. 10:8-10).

É Ele Quem coloca, no coração, o desejo de vir ao Senhor, pois é Ele Quem coloca no coração o desejo de O conhecer. “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;” (Efés. 2:8). Se algum desejo há em ti, foi Deus Quem o concedeu. Ele quer que encontres o Salvador que tu procuras.

Jesus perguntou àqueles dois homens que O seguiam: “Que buscais?”, pondo à prova o seu coração. Podia tratar-se de dois curiosos, tentando satisfazer a sua curiosidade a respeito do homem a Quem João declarara como “o Cordeiro de Deus”. Visto que estavam, realmente, interessados em conhecer o Messias, precisavam de ter consciência do impacto que essa descoberta iria ter nas suas vidas.

É bom, de vez em quando, parar e fazer a nós próprios, a pergunta de Jesus: “O que estamos a seguir?” Seria trágico, correr uma vida inteira, sem parar para responder a esta pergunta tão pertinente. Torna-se demasiadamente fácil cair nas malhas da loucura do mundo, dando prioridade à busca da fama, da fortuna, de prazer ou prestígio, objetivos secundários, que, apenas, trazem desapontamento. Não há segurança nem no dinheiro, nem na posição social. A única segurança está no Senhor, e o único sonho é o Novo Céu que aguardamos. Correr atrás daquilo que o mundo oferece é ambicionar muito pouco. Jesus revelou qual o primeiro objetivo que devemos pretender alcançar: “buscai, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mat. 6:33)

II – A RESPOSTA ADEQUADA (João 1:38b-39)

Quando Jesus perguntou “Que buscais?”, André e o seu companheiro perguntaram “onde moras?”. Não estavam interessados, apenas, em acompanhar Jesus, numa conversa ocasional. Desejavam estar mais tempo com “o Cordeiro de Deus”, na expectativa de estreitar o seu relacionamento com Ele. Jesus, conhecendo o seu desejo, convidou-os a acompanharem-No. “Vinde e vede” era uma expressão comum entre os rabinos, usada para convidar os alunos a estudar em busca da verdade. Com estas palavras, convidava-os a seguirem-No e serem Seus discípulos. Os dois homens aproveitaram a oportunidade, seguiram o Mestre e ficaram com Ele durante aquele dia.

No fim desse dia, estavam plenamente convictos de que tinham encontrado o Messias de quem João pregara. Quanta alegria não haveria no seu coração, por terem encontrado o Messias desejado! Ao longo dos séculos, quantos não têm sentido a mesma alegria por terem reconhecido em Jesus o “Cordeiro de Deus”! Mas André e o seu companheiro foram os primeiros, três dias após o regresso da tentação, no deserto, de acordo com a cronologia de João (1:19-39).

A abertura do coração de André às palavras de Jesus mudou a sua vida. Um dia após o diálogo com o Mestre, saiu da Sua presença com uma mensagem destinada a mudá-lo a ele próprio e a todos quantos quisessem ouvir o seu testemunho (v. 41). Tinham sido, ele e o seu companheiro, os primeiros a ouvir de Jesus e da Sua missão no mundo, desejando, ardentemente, partilhá-la com os outros.

III – ALCANÇANDO OUTROS (João 1:40-42)

O fato de terem sido os primeiros a estar com Jesus, não dava a André e ao seu colega, o direito a alguma proeminência entre os que vieram após eles. Realmente, o que aconteceu foi André ter ficado em segundo plano. Há, apenas, três ocasiões nas quais André sobressai, entre os apóstolos: a primeira, quando traz Pedro a Jesus: mais tarde, quando Jesus alimentou a multidão, André trouxe o menino que tinha o pão e os peixes (João 6:8-9); a terceira ocasião verifica-se quando André e Filipe trazem a Jesus um grupo de gregos que procuravam uma audiência com o Mestre (João 12:20-22). Deus nos ajude a seguir os passos de André, ajudando outros a encontrarem-se com Jesus, em vez de buscarmos protagonismos vãos. O espírito humilde de André e o seu desejo de partilhar Cristo com os outros, transformaram-no numa das personagens mais atrativas, entre os apóstolos.

A Bíblia não refere o tipo de relacionamento entre André e o seu irmão Pedro, antes de virem para junto de Jesus; depois, podemos verificar que Pedro exercia algum domínio sobre o irmão, ficando André na sombra de Pedro, logo que Jesus o chamou “Cefas” (pedra). André nunca é referido como o apóstolo que levou Pedro a Jesus, mas como André, “irmão de Simão Pedro” (Mat. 4:18; 10:2; Marcos 1:16; Lucas 6:14). Embora fiquemos com a impressão de que André é menos referido, nunca o vemos ficar ressentido pelo facto de os outros apóstolos receberem maior atenção do que ele, continuando a servir, fielmente, o seu Mestre. A sua vida permanece como um modelo de humildade, colocando os outros em primeiro lugar, não buscando a sua própria glória, exemplo extraordinário para todos os servos de Jesus.

É interessante notarmos o facto de ter ficado registada a hora em que André e o seu companheiro encontraram Jesus, o que indicia a importância do momento, que mudou as suas vidas, servindo o Senhor até à morte.

One thought on “Estudo para EBD. Tema: ANDRÉ – SERVINDO NA OBSCURIDADE- Data: 30.03.2014

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s