Estudo Biblico para EBD. Tema: Exemplos de transformação. Data: 16.03.2014

EXEMPLOS DE TRANSFORMAÇÃO

Texto da lição: Mateus 10:2-15

Leitura devocional: O custo do discipulado – Lucas 14:25-33

Texto áureo: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. “ (Lucas 9:23)

INTRODUÇÃO:

A obra que Jesus desejava realizar necessitava da participação ativa e empenhada de homens e de mulheres. Por isso, logo no início do Seu ministério, selecionou doze cooperadores que treinou para se tornarem úteis no Seu trabalho. Para a sua formação, convidou-os a estarem com Ele e a ajudá-Lo, durante o Seu ministério terreno, para que, depois, fossem os continuadores da obra, após a Sua partida. Estes homens constituíam a Sua equipa de trabalho, escolhidos para ajudar na realização da Sua Obra. Neste trimestre, as nossas lições terão, como base, os textos que contêm referências às vidas dos doze apóstolos.

Tendo em vista a preparação dos apóstolos, Jesus, no texto que serve de base à nossa lição, comissiona-os e instrui-os, relativamente aos lugares onde ir e o que dizer. Explicou-lhes, outrossim, o que deviam fazer a favor dos outros e apresentou-lhes o lema que deviam seguir, nas suas vidas. Mostrou, igualmente, a atitude que deviam tomar, tanto no caso de aceitação da mensagem, quer no caso de rejeição, prevenindo-os, ainda, da possibilidade de terem que enfrentar inúmeras dificuldades.

Convém, ao longo do estudo, saber adaptar à nossa vida tudo quanto seja susceptível de aplicação. Convém-nos, igualmente, meditar na grande transformação que Jesus realizou na vida destes doze homens, ponderando, igualmente, a forma como Ele pode transformar a cada um de nós.

I – JESUS TRANSFORMA PESSOAS COMUNS EM TRABALHADORES EXTRAORDINÁRIOS (Mat. 10:1-2)

No verso 1, os doze homens são chamados de “discípulos”, seguidores de Jesus, exemplos, para nós, quanto à forma de manter um relacionamento com Ele e quanto à forma de O servir. No verso 2, são apresentados como apóstolos, homens escolhidos e treinados para uma missão especial e única, investidos de responsabilidades e poderes únicos. Estes homens ilustram a forma como Jesus nos pode, também, transformar e preparar para o Seu serviço.

Embora possuindo qualidades especiais em cada um daqueles homens, as quais determinaram a sua escolha, há um aspecto comum a todos eles – tratava-se de homens comuns. Não eram notoriamente ricos, com educação e formação esmeradas, tendo sido, até, chamados de iletrados e incultos (Atos 4:13); não descendiam de famílias poderosas ou de posição social; tal como a grande maioria dos galileus, não integravam a elite religiosa que, geralmente, morava em Jerusalém.

O fato de Jesus ter escolhido este género de pessoas para uma tarefa tão extraordinária deve encorajar-nos, afastando todo o género de temor, desafiando-nos, antes, a escolher servir ao Senhor. Jesus não procura pessoas com extraordinários talentos ou recursos, mas pessoas simples que decidam servi-Lo lealmente, fazendo uso dos seus talentos e recursos. Deus concedeu-te, caro leitor, o potencial necessário para fazer coisas grandiosas, o que pode ser uma realidade, se decidires colocar a tua vida nas Suas mãos, para a realização da Sua Obra. Aquilo que Paulo disse de si mesmo, aplica-se, também, a ti: “tudo posso naquele que me fortalece.” (Fil. 4:13).

Jesus escolheu os apóstolos pelo que podiam fazer, desde que Lhe pertencessem, se sujeitassem a Ele e Lhe obedecessem. Pela nossa força, somos incapazes de fazer o que quer que seja; porém, se deixarmos que Ele nos prepare e capacite, seremos as pessoas indicadas para realizar a Obra de Deus, “perfeitamente habilitados para toda a boa obra.” (2 Tim. 3:17). Nunca digas não ter nada a oferecer. Jesus pode usar-te para fazeres grandes coisas em Seu Nome!

II – JESUS TRANSFORMA PESSOAS COMUNS NUMA FORTE EQUIPE DE TRABALHO (Mat. 10:3-4)

É interessante notarmos que Mateus enumera doze homens, mas menciona, apenas, a ocupação de um deles – o escritor “Mateus, o publicano”. Sabemos que os homens referidos no verso 2 foram pescadores (Mat. 4:19), conhecedores da sua arte, mas não preparados para lidar com a alma dos homens, pelo que Jesus os transformou de pescadores em evangelistas.

Como publicano, Mateus era um corretor de impostos, ao serviço de Roma; Simão, referido no verso 4, era cananita, conhecido como Zelote, pessoa que se opunha ao domínio romano, adversário e inimigo de todo o publicano. Porém, com Jesus, o leão e o cordeiro viveram juntos, cooperando e interajudando-se, num mesmo espírito. O seu relacionamento com Jesus ajudou-os a aprenderem a amar-se mutuamente, não obstante o seu posicionamento político, cultural e social. Só Jesus permite que todos os crentes consigam trabalhar como uma família. Em oração, Jesus pediu “Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós.” (João 17:11)

III – JESUS TRANSFORMA PESSOAS COMUNS, EM PESSOAS DE DESTAQUE NO SEU REINO (Mat. 10:5-7)

Os apóstolos foram homens a quem fora confiada a mensagem do “reino dos céus”. Primeiramente, pregaram para os judeus, que procuravam o reino de Deus; mais tarde, Jesus enviou-os aos gentios, que não sabiam o que era o reino de Cristo.

A grande maioria dos apóstolos fez o trabalho que lhes fora confiado, sem grande notoriedade; outros, como Pedro e João, tornaram-se famosos pelo seu desempenho, ainda que o Novo Testamento, surpreendentemente, não revele muitos pormenores. A história universal, porém, revela a mudança de rumo que o mundo seguiu, fruto da ação dos apóstolos de Jesus. Não tiveram o reconhecimento dado pelo mundo, mas tê-lo-ão, naturalmente, pela pessoa de Jesus, na Nova Jerusalém, após a Sua vinda, em glória. Até os muros dessa cidade testificarão da sua relevância no serviço do Senhor. “A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e estavam sobre eles os doze nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.” (Apoc. 21:14).

Como transformou Jesus os doze em pessoas tão influentes? Começou pela sua escolha, pois nenhum deles decidiram tornar-se apóstolo; Em resposta à chamada, deixaram as suas ocupações, tendo sido transformados em líderes na maior obra que pode haver à face da terra.

Jesus continua a transformar homens e mulheres comuns, dotando-os para trabalharem para o Seu Reino. A chamada pode colocar-te numa posição de destaque ou na realização de alguma tarefa que poucos reconheçam ou aplaudam; porém, qualquer serviço para a obra do Senhor é importante e deve ser realizada com fidelidade.

Conclusão

Tal como o apóstolo Paulo, somos devedores a todos aqueles que o Senhor traz até ti (Rom. 1:14-15). Deves-lhes o amor e o temor do evangelho na tua vida. Não necessitam de nossas opiniões, mas sim da preciosa verdade que Jesus colocou no teu coração.

Não nos esqueçamos de seguir os passos que os apóstolos seguiram: 1. Dá, gratuitamente, do que recebeste do Senhor (Mat. 10:8); 2. Conhece e serve a Jesus, de uma forma pessoal (v. 1-4 e Marc. 3:14); 3. Vai e prega fielmente (Mat. 10:7); 4. Sustenta aqueles que dedicam a sua vida ao ministério do evangelho (v. 11-13); 5. Resiste perante as dificuldades que surgem na tua vida (v.14). Independentemente daquilo que faças para o Senhor, fá-lo não nas forças da carne, mas na força que vem do Senhor, que te transforma num servo extraordinário, na Sua Obra!

2 thoughts on “Estudo Biblico para EBD. Tema: Exemplos de transformação. Data: 16.03.2014

  1. DEUS CONTINUE TE INSPIRANDO POIS NESTE DOMINGO TEREMOS SANTA CEIA E ESTUDAREI ESTA MENSAGEM PARA APLICA-LA COM SUA AUTORIZAÇÃO E CLARO QUE O SENHOR JESUS CONTINUE TE ABENÇOANDO COM TODA SORTE~DE BENÇÃO PARA VOCE E SUA FAMILIA, PR SERGIO PINTO – IGREJA PENTECOSTAL DEUS DE MILAGRE

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s