Estudo EBD. Tema:INSTRUÇÕES DIVINAS PARA TER SUCESSO. Dia 12.01.2013

INSTRUÇÕES DIVINAS PARA TER SUCESSO

Texto da lição: 1 Reis 3:5-12; Eclesiastes 12:9-11

Leitura devocional: Servindo com base na fé – 1 Reis 2:1-4

Texto áureo: “As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos bem fixados as sentenças coligidas, dadas pelo único Pastor. “ (Eclesiastes 12:11)

Sugestão de leitura diária da Bíblia para esta semana:

Segunda: Prov. 1:1-9 Quinta: Prov. 3:1-12

Terça: Prov. 1:10-23 Sexta: Prov. 3:13-26

Quarta: Prov. 2:1-22 Sábado: Prov. 4:1-13

INTRODUÇÃO:

A busca de sucesso, nas mais variadas esferas da vivência humana, é, não só, motivação intrínseca para a vida, como, naturalmente, condição fundamental para a existência de qualidade na própria vida. Porém, tantos há que não são bem sucedidos, pois não estão dispostos a pagar o preço do conhecimento ou não conhecem a natureza do verdadeiro sucesso.

No livro de Provérbios, vamos encontrar, palavras de sabedoria vindas de Deus, o Mestre dos mestres, as quais contêm avisos e pistas para melhor lidarmos com as questões práticas do dia-a-dia.

O livro de Provérbios, onde, cada frase, condensa um sermão, não foi escrito para nos presentear com palavras agradáveis ou “tiradas” espetaculares; o seu objetivo, foi, efetivamente, servir como guia e, quanto mais adotarmos os princípios que nos apresenta, mais sentiremos o seu benefício.

Todo o sucesso tem um preço. A juventude de Salomão apresenta-nos os passos que é necessário dar para adquirir sabedoria e alcançar o sucesso, como a Bíblia o define. Antes de entrarmos no livro de Provérbios, nesta lição, faremos uma incursão na vida do escritor.

LANÇANDO OS FUNDAMENTOS PARA O SUCESSO (1 Reis 3:3-4)

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre.” (Salmo 111:10). É imensa a diferença entre um alto QI (quociente de inteligência) e sabedoria.

A sabedoria vem de Deus; dar ao Senhor o lugar de proeminência e assumir o compromisso de construir a vida com base nos princípios da Sua Palavra são provas disso mesmo. É o “temor” do Senhor que transforma inteligência em sabedoria (capacidade de discernimento e adequação correta da resposta a dar, face às circunstâncias). Só a “prática” do temor de Deus se abre como vereda para o verdadeiro sucesso. Salomão lançou os fundamentos do sucesso, amando ao Senhor, e andava nos preceitos de David, seu pai. Antes de receber, de Deus, a sabedoria necessária para ser um grande rei, encontrou sabedoria para ser um grande filho. Tinha aprendido que a sabedoria abeira-se daquele que reverencia o Senhor e cresce em sabedoria através da obediência à Sua lei. Quando se dirigiu a Gibeão, seguia a orientação de um coração sujeito a Deus, numa atitude de “prudência”, cumprindo os mandamentos do Senhor. Não obstante, não se tratava de um homem isento de erro e pecado, pois sacrificava nos “lugares altos”, altares erigidos para o culto pagão (Lev. 17:3-4, Números 33:52). Mas, porque o templo ainda não houvera sido construído e o tabernáculo retirado do seu local habitual, a geração de Salomão parece ter adoptado alguns hábitos dos povos pagãos vizinhos. Mesmo assim, Salomão amava ao Senhor e procurava guiar os seus passos de acordo com os Seus mandamentos.

Infelizmente, decorridos alguns anos, Salomão rebelou-se contra o Senhor, escolhendo, por conveniências políticas, mulheres estrangeiras como esposas (Êxodo 34:14-16), o que viria a revelar-se ruinoso para com o próprio reino. Não obstante as suas falhas, Salomão amava ao Senhor e desejava servi-Lo. Desde bem cedo, no seu reinado, soube lançar os fundamentos para o sucesso, através do seu amor ardente para com Deus, sendo Deus tolerante com ele como fora com David.

ALCANÇANDO O SUCESSO (1 Reis 3:5-12)

O sucesso com origem em Deus é diferente daquele que o homem se propõe alcançar. As pessoas medem o sucesso a partir daquilo que as pessoas possuem e não por aquilo que são. Ignoram princípios de sabedoria divina, num esforço tenaz para alcançar sucesso segundo os padrões do mundo. A Palavra de Deus mostra-nos, contudo, que o verdadeiro sucesso provém do Senhor, através do estudo da verdade de Deus e sua aplicação na vida.

Não é difícil definir “sucesso”, sob o ponto de vista espiritual. É o resultado da sujeição aos propósitos divinos, sob a liderança do Senhor. Foi esse sucesso que o Senhor prometeu a Josué, quatro séculos antes de Salomão ser rei (Josué 1:8), com vista à entrada na Terra da Promessa. Para isso, era necessário, não apenas liderar o exército, mas caminhar com o Senhor, sendo forte e corajoso, meditando na Palavra de Deus e obedecendo à Sua lei.

Deus deu a Salomão total liberdade para pedir o que quisesse. Humildemente, Salomão pediu um coração compreensivo, para julgar o povo. Foi, sem dúvida, o pedido que lhe garantiu o sucesso, como rei. Não deixou que o seu pedido satisfizesse o seu egoísmo, preferindo pedir algo que contribuísse para honrar o seu compromisso com Deus, ao serviço do povo. Deus respondeu ao seu pedido, garantindo-lhe as bênçãos que havia preterido. Enquanto governou seguindo ao Senhor, Salomão prosperou; porém, quando direcionou o seu coração para outros objetivos, encontrou fracasso e desilusão. Deus tinha feito a promessa “ dou-te um coração sábio e inteligente, de maneira que antes de ti não houve teu igual, nem depois de ti o haverá.”

PARTILHANDO AS REGRAS PARA ALCANÇAR SUCESSO (Ecl. 12:9-11)

A Salomão, Deus concedeu não apenas sabedoria para ser um bom juiz, mas também capacidade para usar o dom divino da sabedoria. Os livros de Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão registam os princípios que Deus lhe revelou para, assim, serem proveitosos a outros. Neles, podemos constatar terem por base o conhecimento de Deus e a aplicação desse conhecimento nas circunstâncias de cada dia.

A Bíblia declara que “aquele que sabe fazer o bem e não o faz nisso está pecando.” (Tiago 4:17).

No livro de Provérbios, Deus não te dá da Sua sabedoria meramente para adicionares à tua coleção de adágios e provérbios! É-te dada para a pores em prática!

Embora não conhecendo tudo o que Deus te oferece, na Sua Palavra, se O amares e persistires em seguir, fielmente, no Seu caminho, continuarás a crescer na Sua graça e conhecimento. Deus continuará a revelar-te a Sua verdade, durante a tua peregrinação neste mundo. Dar-te-á a sabedoria de que careces, para enfrentares todos os desafios.

Ao longo deste trimestre, estudaremos, juntos, acerca da sabedoria de Deus, revelada por intermédio de Salomão. Aproxima-te reverentemente, aprende submissamente, para, assim, glorificares ao Senhor, através do ministério que te confiou.

PERGUNTAS

Qual a diferença entre sabedoria e inteligência?

Como podemos receber a sabedoria de Deus?

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s