Sermão: Mudança de Postura Quanto aos Propósitos de Deus

Mudança de Postura

Quanto aos Propósitos de Deus

TEXTO: Ex 3.10

INTRODUÇÃO
O texto que lemos agora, se refere a chamada de Deus para Moisés. Ao estudar sobre a vida de Moisés, somos levados a entender que Deus tem uma missão de vida para cada um de nós. Você sabe qual é a missão de vida que Deus tem para sua vida?

Vejamos qual era a missão de alguns homens de Deus. Moisés: usá-lo para tirar o povo de Israel do Egito e conduzi-los através do deserto para a Terra Prometida; Gideão: usá-lo para livrar Israel das mãos dos midianitas; Isaías e Jeremias: usá-los para transmitir a Sua mensagem aos seus contemporâneos.

Você precisa descobrir qual é a missão, qual é o propósito que Deus tem para sua vida nas seguintes áreas: espiritual (pessoal, interior); familiar; profissional; ministerial; etc.

Deus tem uma missão de vida para cada um de nós e Ele espera que cumpramos plenamente essa missão em nossa jornada terrena.

O texto nos mostra algumas Orientações para que não deixemos de cumprir plenamente a missão que Deus planejou para cada um de nós.

1. Não se deprecie nem subestime sua capacidade – Ex 3.11,12

Temos uma forte tendência a nos depreciar e a depreciar o que temos.
Gideão – Jz 6.15,16 – Deus deu a Gideão a mesma resposta que deu a Moisés: Eu serei contigo!

Mt 28.20 – Promessa de Jesus de que estará conosco todos os dias, até a consumação dos séculos!

2. Não se preocupe com o que os outros irão dizer ou pensar – Ex 4.1-9

Ficamos muitas vezes paralisados, preocupados com o que os outros irão dizer ou pensar!

Se todos os grandes homens de Deus da Bíblia e de um passado mais recente fossem se preocupar com o que os outros diziam (fossem se preocupar com a oposição, por exemplo) não teriam cumprido os propósitos de Deus para suas vidas.

No livro, “Segredos do Relacionamento” de John Maxwell, ele diz:

“Pessoas são ilógicas, injustas e egoístas – ame-as mesmo assim; Se for bom no que faz, as pessoas o acusarão de ter motivações egoístas e inconfessas – continue sendo bom; Se obtiver sucesso, ganhará falsos amigos e verdadeiros inimigos – busque o sucesso assim mesmo; O que você fizer bem hoje, provavelmente será esquecido amanhã – ainda assim faça-o bem; Honestidade e franqueza o tornam vulnerável – permaneça honesto e franco; O maior homem com as maiores idéias pode ser abatido pelo menor homem com o menor intelecto – não deixe de pensar grande; As pessoas apóiam os derrotados, mas só seguem os vencedores – lute pelos derrotados; Aquilo que você gasta anos construindo pode ser destruído do dia para a noite – não deixe de construir; As pessoas precisam de ajuda, mas podem atacá-lo se você as ajudar – ajude-as assim mesmo; Dê ao mundo o melhor que você tem e você levará um tapa no rosto – continue dando o seu melhor; Se o melhor é o possível, então o bom não é o suficiente”.

Que sinais Deus tem te dado de que Ele lhe ajudará a cumprir a sua missão de vida?

3. Não arranje desculpas e nem crie obstáculos – Ex 4.10-12

Nesse quesito também somos especialistas.

Outro exemplo: Jeremias – Jr 1.5-10.

Deus não aceita desculpas e quanto aos obstáculos Ele é especialista em removê-los. Veja tanto no caso de Moisés (Ex 4.11,12) como de Jeremias (Jr 1.9). Pode-se lembrar exemplo de Isaías aqui também!

4. Não seja negligente, omisso e nem transfira a outro uma responsabilidade que cabe a você Elucidar Ex. 4.13-17

Temos uma grande tendência à acomodação; não queremos sair de nossa “zona de conforto”.

Ver Pv 22.13 quanto ao preguiçoso e Mt 25.26,28-30 quanto ao servo mal e negligente.

Outros textos: Mt 7.26; Lc 12.47

Às vezes, como Moisés dizemos: “Senhor, manda outro”! Será que suportaremos depois ver o outro honrado e ver que nós não saímos do lugar? Não ficaremos murmurando dizendo que Deus abençoa outros, mas a nós Ele não abençoa?

CONCLUSÃO
Todos nós compareceremos perante o Tribunal de Cristo – 2 Co 5.10:

“Porque todos nós teremos de comparecer diante de Cristo para sermos julgados e termos as nossas vidas desnudadas – diante dele. Cada um de nós receberá o que merecer pelas coisas boas ou más que tiver feito neste corpo terreno.”

3 thoughts on “Sermão: Mudança de Postura Quanto aos Propósitos de Deus

  1. Este estudo especifico e intransferível foi para mim Claudiane Diniz, falou profundamente ao meu coração de forma que fiquei envergonhada em saber que sou covarde…DEUS me ajude e tenha misericórdias de mim…Em 2014 eu preciso de novidade de vida para me manter de pé na tua presença….Peço reforço de orações nesta área….DEUS É FIEL E PODEROSO PARA REVELAR O OCULTO através de sua palavra.

    Curtir

  2. ESTE SERMÃO TEM MUITO HAVER COM O MEU PROPOSITO ,E 2014 , NÃO BASTA FALAR VAI SER DIFERENTE O NOVO ANO , TODOS NOS SABEMOS QUE VAI SER DIFERENTE . A PERGUNTA É VOCÊ SE SENTE PREPARADO PARA FAZER ESTA DIFERENÇA ACONTECER DEBAIXO DAS MÃOS DE DEUS. OBRIGADO MEU COLEGA DE MINISTÉRIO . FELIZ ANO 2014 PARA VOCÊ E TODA A SUA FAMÍLIA, QUE O SENHOR SEJA CONTIGO HOJE E SEMPRE. Pr..AUX.ALTAIR SILVA , SÃO JOÃO DEL REI-MG

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s