ESTUDO EBD. TEMA: POSSESSÃO DEMONIACA (DATA: 08.12.2013)

CLIQUE AQUI PARA COPIAR: Possessão Demoníaca.docx

Possessão Demoníaca

Marcos 1.21-28

INTRODUÇAO

Os Evangelhos narram vários con­frontos entre Jesus Cristo e pessoas pos- sessas por espíritos de demônios imun­dos. Nestes encontros, sempre 3 coisas acontecem:

Há uma declaração do estado da pessoa endemoninhada, que geral­mente é de angústia mental, dor e sofri­mento.

Os demônios reconhecem a Jesus como 0 Santo de Israel, temem-no e não desejam sair de suas vítimas.

0 poder e a autoridade de Jesus sobre os demônios ficam demonstrados, quando Ele, só por sua palavra, os ex­pulsa das pessoas em que habitavam. 0 exemplo clássico é o encontro de Jesus com um homem possesso, na sinagoga de Cafarnaum (Mc 1.21-28). Aparente­mente, os demônios procuram corpos, para habitar e expressar-se, como o de­mônio descrito por Jesus na parábola de Mt 12.43-45. Lembremos ainda dos de­mônios que preferiram encorporar-se nos porcos a serem mandados para fora do endemoniado gadareno (Mc 5.12). ^sim como o Espírito Santo usa pesso­as, em quem habita. Satanás e seus de­mônios querem habitar e usar homens e mulheres. A Possessão demoníaca, portanto, dá-se quando um ou mais de­mônios entram em uma pessoa e ficam ali, usando-a sob seu controle, expres­sando todo seu ódio e maus propósitos através dela. A própria expressão já diz que é alguém que está em posse de Satanás.

EXISTE POSSESSÃO DEMONÍACA HOJE?

Algumas pessoas acham que não. Os teólogos liberais, que inclusive não crê­em na existência de Satanás, acreditam que os casos de possessão narrados nos Evangelhos e Atos eram simplesmente doenças desconhecidas da época (e co­nhecidas hoje), atribuídas pela ignorân­cia da época aos demônios. Os liberais pensam assim porque não acreditam na infalibilidade da Bíblia. Porém, se nós cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus, inerrante e infalível, temos de crer na realidade da possessão demoníaca, como está descrita nos Evangelhos e em Atos. E não há nenhum motivo que nos leve a negar a possibilidade de aconte­cer nos nossos dias.

A QUEM OS DEMÔNIOS PODEM POSSUIR?

Pessoas de ambos os sexos e de ida­des diferentes são mencionadas na Bí­blia como endemoninhadas, desde cri­anças (Mt 15.22; 17.15), moças (At 16:16) a adultos como Judas (Lc 22.3). 0 que todos tinham em comum é que elas ou seus pais não conheciam a Deus. Pessoas que abandonaram a fé e rejeitaram a Deus, como Saul (1 Sm.16:14 e Judas (Lc 22.3) foram possuí­dos por Satanás. Os que se envolvem com ocultismo, bruxaria, feitiçaria, ido­latria e espiritismo estão mais vulnerá­veis à possessão demoníaca. Não é sem motivos que Deus adverte o homem a não se envolver com práticas ocultistas, visto que facilmente se tornam vítimas das ciladas astutas de Satanás (Dt 18.9- 14). Também, os que vivem na prática do pecado estão sujeitos a cair debaixo do controle de Satanás. Jesus disse aos judeus da época, que queriam matá-lo:

"Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos" (Jo 8.44). Ao deixar o ódio encher seus co­rações, toda aquela geração caiu nas mãos de Satanás, tornando-se filhos dele. 0 mesmo ocorre hoje com os que vivem no pecado (Ef 2.1-4).

UM CRENTE PODE FICAR POSSESSO?

Algumas pessoas acham que sim. Acreditam que, se um crente viver no pecado, fica aberto para ser tomado e habitado por espíritos malignos. Embo­ra não possam apresentar nenhuma ci­tação ou exemplo bíblico para provar o que afirmam, costumam citar "casos" – como a história do presbítero que foi expulsar os demônios de uma pessoa possessa, eles saíram da pessoa e pas­saram para o presbítero!

Entendemos que a Bíblia deixa claro que 0 crente genuíno não pode ser pos­suído por demônios. Ele é selado com o Espírito Santo de Deus, o penhor e a ga­rantia de que Deus dá a vitória final (Ef 1:13,14). Ele é habitado por este Espíri­to, que é maior que os espíritos malig­nos (1 Jo 4.4), e é protegido por Cristo, ao ponto do maligno não lhe poder tocar (1 Jo 5.18). Quanto aos "casos" ou ex­periências narradas de crentes que fica­ram possessos, acreditamos que: ou a pessoa não era crente, ou não houve possessão demoníaca. Os crentes genu­ínos não devem se deixar atemorizar crendo que possam vir a ser possessos por espíritos malignos.

EFEITOS DA POSSESSÃO DEMONÍACA

As Escrituras mencionam algumas das coisas que ocorrem aos endemoninhados, durante a posse:

Sentimentos de Ira e Desejos de Matar. Como Saul que queria matar Davi (1 Sm 18.10-11), e Judas que veio a trair Jesus e entregá-lo à morte (Lc 22.3), Isto explica o ódio descomunal e a frieza com que muitos assassinos modernos liqüidam suas vítimas.

Força Física Descomunal. Como 0 endemoninhado gadarenos (Mc 5.2-4).

Contorções e Gritarias. Como se fossem epilépticos ou tivessem convulsões (Mc 1.26; 9.17-20). Em alguns casos, comportamento estra­nho, como dos lunáticos (Mt 4.24).

Doenças. Como surdez e cegueira (Mt 12.22- 23), mudez (Mt 9.32-33), podem ser re­sultados, em alguns casos, da atuação de demônios. Jesus curou, certa feita, uma mulher possuída de um espírito de enfermidade, e que andava encurvada fazia 18 anos (Lc 13.10-13). Não estamos dizendo que toda doença é do diabo, mas sim que algumas podem ser.

Poderes Paranormais. Satanás tem poder para executar sinais e prodígios para enganar as pes­soas (2 Ts 2.9-10). 0 apóstolo Paulo cer­ta feita expulsou de uma moça cartoman­te um espírito de adivinhação (At 16.16). Fenômenos espíritas como mediunidade, telecinesia (mover objetos e torcê-los), levitação, materializações, psicografia e até línguas estranhas entre os pagãos podem ser atribuídos à possessão de­moníaca, em alguns casos.

CONCLUSÃO

O que fazer para não ser possesso por espíritos malignos?

Visto que a possessão demoníaca é uma realidade, a pergunta é relevante. Não adianta negar estas coisas e não adi­anta confiar na coragem humana e car­nal. A única proteção segura contra es­píritos rpalignos é Jesus Cristo, a quem foi dada toda autoridade sobre as forças do mal. Converta-se a Cristo, encha-se do Espírito Santo, abandone o pecado e viva vida diária de comunhão com Ele. "…contra Jacó, não vale encantamento" (Nm 23.23).

PONTOS PARA DISCUTIR

· Um crente genuíno pode ficar possesso? Justifique.

· Quem são as pessoas mais vulne­ráveis à possessão demoníaca? Como saber se uma pessoa está possessa ou não?

One thought on “ESTUDO EBD. TEMA: POSSESSÃO DEMONIACA (DATA: 08.12.2013)

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s