ESTUDO EBD. TEMA: OS ANJOS (DATA : 01.12.2013)

CLIQUE AQUI PARA COPIAR: OS ANJOS.docx

OS ANJOS

Hebreus 1.1; 2.9

INTRODUÇÃO

Neste mundo que Deus criou, há muitos espíritos. Deus é espírito, nós homens somos espíritos e há grandes exércitos de espíritos sem corpo. Como muitos, talvez você não tenha um conceito bem claro sobre estes anjos, como são e o que fazem.

Na Bíblia, a palavra "anjo" significa "mensageiro" ou "enviado". Por isso, o nome é usado não só para seres espirituais. Em Apocalipse 1, 2, 3 os anjos das igrejas provavelmente são os pastores destas igrejas. No Antigo Testamento, encontramos várias vezes alguém que é chamado, "o anjo do Senhor". Este deve ser 0 próprio Deus Filho, que se revelou aos homens antes da sua encarnação (Gn 16.7-14; 22.11-18). Nesta lição nosso estudo trata não de homens ou de Cristo, mas de espíritos que Deus criou para servir a Ele e aos homens eleitos por Ele.

A NATUREZA DOS ANJOS

Qual a natureza dos anjos? Como eles são? Têm asas? Como são os seus rostos? Como vivem eles? Estude os seguintes textos bíblicos: Is 6.2-3; Ez 1.5-14; Gn 18.2; 19.1; Mt 22.30; Hb 1.14. O que você aprendeu sobre a natureza dos anjos?

Anjos são espíritos e não têm corpos. Não têm asas nem rostos. Não são masculinos nem femininos. Assim, não se casam, não se alimentam, não crescem, não habitam em casas e não morrem. Os anjos, porém, são inteligentes, muito capazes (como guerreiros, por exemplo) têm grande força e sabem distinguir entre o bem e o mal. Eles não têm corpos, mas podem muito bem agir sobre os corpos. Assim, quando Deus os envia para se encontrarem com alguém, eles tomam um corpo para serem reconhecidos. Tomam corpos diferentes; às vezes parecem totalmente com um homem. Outras vezes têm seis asas e ainda outras duas. Podem ter vários rostos ou somente um rosto humano. Alguns anjos aparecem reluzindo, outros não.

A CRIAÇÃO DOS ANJOS

Deus criou os anjos. A Bíblia não diz quando foi, mas entendemos que foi em algum momento durante os seis dias da criação, já que a Bíblia diz que tudo que existe nos céus e na terra foi criado em seis dias (Ex 20.11). Deus criou os anjos como anjos, isto é, como espíritos para servirem a Ele. Os anjos não são espíritos de homens. Devemos rejeitar a confusão de pensar que criancinhas pequenas são anjinhos ou que elas se tornam em anjos quando falecem. Há espíritos de homens e espíritos que são anjos. Os dois são bastante diferentes um do outro.

Deus também não criou os anjos como se fossem deuses menores. Deus está em todo lugar; os anjos não. Eles precisam se locomover de um lugar para outro. Deus sabe tudo que está acontecendo; os anjos não. Deus conhece os corações dos homens, os anjos não. Você nunca deve tratar anjos como se fossem deuses. Não adianta falar com eles para pedir favores. Você não sabe se um anjo está perto e pode escutar você.

O SERVIÇO DOS ANJOS

O que é o trabalho dos anjos? Leia Hb 1.14. São espíritos ministradores. Ministrar significa servir. Anjos são servos, servos que glorificam a Deus dia e noite (Ap 4.8) e que Deus envia à terra para servir aos cristãos, os filhos de Deus. Adão e Eva foram criados à imagem de Deus e receberam a honra de poder dominar a terra e todas as criaturas nela existentes. Os anjos não foram criados à imagem de Deus. Têm uma posição mais humilde do que os homens. São servos para atender aos filhos de Deus. São mensageiros de Deus para prestar uma grande variedade de serviços. Consideremos alguns destes serviços:

Várias vezes a Bíblia nos conta que um anjo traz uma mensagem de Deus para um homem ou uma mulher. Um dos serviços dos anjos é o de mensageiro. Dê alguns exemplos bíblicos deste serviço.

Outro serviço que os anjos prestam é o de proteger os filhos de Deus. Leia SI 91.11-12. Esta proteção se realiza principalmente na guerra contra os anjos rebeldes que são Satanás e os demônios. Deus organizou os anjos em grandes exércitos. É por isso que Ele é chamado "Deus dos Exércitos". Ele é Deus de grandes exércitos de anjos e homens. Querubins (Gn 3.24), Serafins (Is 6.2), e os principados e potestades, etc. (Ef 6.12 eCl 1.16), provavelmente são ordens, graus, ou graduações nos exércitos dos espíritos. Os anjos e demônios são aliados de povos na terra. Quando o exército da Síria veio para prender Eliseu, um exército maior de anjos cercou o profeta. Veja 2 Rs 6.11-17. Em Dn 10, um anjo mensageiro diz a Daniel que foi difícil chegar a ele (Daniel) porque o príncipe da Pérsia o impediu durante 21 dias (Dn 10.13). Só quando o grande anjo, Miguel, veio ajudar foi possível vencer o príncipe da Pérsia. Já que Miguel é chamado 0 príncipe de Israel (Dn 10.13,21) devemos entender que o príncipe da Pérsia neste capítulo é o príncipe demônio ao lado do rei da Pérsia. Os reinos descrentes do mundo são apoiados por exércitos de demônios e os filhos de Deus recebem a ajuda de exércitos de anjos. Isto faz parte da grande guerra. Veja Ap 12.7.

Outro serviço dos anjos é fortalecer os crentes, os filhos de Deus (Dn 10.19; Mt 4.11; Lc 22.43). E os anjos de guarda, será que cada um de nós tem um anjo que sempre é nosso guarda pessoal? Nenhuma referência bíblica ensina que Deus nomeou um anjo pessoal para cada um. Mas sabemos que anjos nos protegem e podem ser bem mais do que um só. 0 mais importante é que Jesus Cristo, o próprio Filho de Deus é o Salvador Pessoal de todos os crentes. No Antigo Testamento, às vezes ele é chamado de "o anjo do Senhor": "0 anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que 0 temem e os livra" (SI 34.7).

CONCLUSÃO

Os anjos são espíritos, sem corpos, servos de Deus. Não têm uma posição mais alta do que os crentes, pois, os crentes são filhos. 0 filho faz parte da família e é herdeiro, enquanto o servo é apenas um trabalhador. Para pensar direito sobre os anjos devemos colocar o grande Filho, Cristo, no centro. Ele tem união íntima com os crentes e manda seus servos, os anjos, cuidarem de nós. Não vamos buscar a Deus mediante os anjos. 0 crente, como filho já é irmão do Rei dos reis e Filho do Deus dos Exércitos. Fale direto com Deus e Ele enviará seus anjos para o servir da melhor maneira.

PONTOS PARA DISCUTIR

1. Por que são erradas as pessoas que buscam contato com os espíritos?

2. Os anjos atendem aos pedidos ou ordens dos crentes?

3. Na nova terra, os anjos obedecerão a nós?

4. Por que os anjos são presentes no culto?(l Co 1 I.IO; I Pe !.10-12).

5. Nos ensinamentos sobre anjos no "abacadabra" esotérico, pode haver algum fundamento de verdade?

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s