AGEU–PARAFRASE DA BÍBLIA VIVA–MATERIAL DE AUXILIO–CURSO BÍBLICO DA IGREJA BETEL GEISEL–HOJE: 19:30hs

CAPÍTULO – 1

1 – CONTEÚDO: UMA MENSAGEM do Senhor. A mensagem foi enviada ao profeta Ageu, que a entregou a Zorobabel filho de Sealtiel, governador de Judá e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, pois ela era endereçada a esses dois ho­mens. A mensagem foi entregue no final do mês de agosto, no segundo ano do reina­do de Dario I.

2 – "Por que todos andam dizendo que ainda não chegou a hora da reconstrução do meu templo?", pergunta o Senhor.

3 e 4 – A sua resposta ao povo é esta: "Já chegou a hora de vocês morarem em casas luxuosas e confortáveis, enquanto o tem­plo continua em ruínas?

5 – Vejam qual é o resultado:

6 – Vocês plantam muito, mas colhem pouco. Têm muito pouco pa­ra comer e beber, e não têm roupas para se esquentarem no frio. Seus salários de­saparecem como se vocês pusessem o di­nheiro em bolsos furados!

7 – Pensem bem nisto! diz o Senhor do Universo. Pensem em como vocês têm agido, e vejam qual foi o resultado!

8 – Então, subam às montanhas e de lá tragam madeira para reconstruir o meu templo. Eu me alegrarei nele e aparecerei ali em toda a minha glória, diz o Se­nhor.

9 – Vocês alimentam grandes esperan­ças, mas conseguem muito pouco. Quando trazem esse pouco para casa, eu o faço desaparecer com um leve sopro. O pouco que vocês ajuntam não dura quase nada. Por que? Porque meu templo conti­nua em ruínas e vocês nem ligam. Só se preocupam com suas belas casas.

10 – É por isso que Eu não deixo os céus darem chuva e as suas colheitas são tão fracas.

11 – "Na verdade, eu já ordenei que venha uma seca sobre a terra, até mesmo sobre as montanhas tão férteis. Uma seca que vai fazer murchar os cereais, as uvas e azeitonas e todas as outras plantações. Uma seca que vai deixar morrendo de fo­me vocês e o gado, que vai destruir tudo aquilo que vocês trabalharam tanto para conseguir."

12 – Então Zorobabel, filho de Sealtiel, o governador de Judá e Josué filho de Jeo­zadaque, o sumo sacerdote e o povo (mui­to poucos) que havia ficado na terra, obe­deceram à mensagem que o Senhor man­dara por Ageu. Começaram a adorar a Deus de todo o coração.

13 – E o Senhor lhes disse, mandando mais uma vez a mensagem por Ageu, seu mensageiro: "Eu estou do seu lado: Vou abençoar vocês."

14 e 15 – E o Senhor deu ao povo o desejo de reconstruir o templo. Assim, no começo de setembro, no segun­do ano do reinado de Dario I, todos se reuniram e voluntariamente começaram a trabalhar.

CAPITULO 2

1 – NO COMEÇO DE outubro do mes­mo ano, o Senhor mandou este reca­do através de Ageu:

2 – Faça esta pergunta ao Governador, ao sumo sacerdote e a todos os moradores da terra:

3 – Quem de vocês pode se lembrar do templo antigo? Era uma coisa fabulosa! Esse que vocês estão construindo ago­ra, em comparação, não parece insignifi­cante?

4 – Mas não desanimem, Zoroba­bel, Josué e todo o povo. Criem coragem e trabalhem porque ‘Eu estou do seu lado’, diz o Senhor do Universo.

5 – ‘Porque quando Israel saiu do Egito eu prometi que o meu Espírito habitaria entre vocês; por isso, não fiquem amedrontados’.

6 – Pois o Senhor do Universo diz: ‘Mais um pouco de tempo e começarei a sacudir os céus e a terra, os mares e a ter­ra seca.

7 – ‘Vou sacudir os alicerces das nações. E o desejado de Todas as Nações a virá a este templo, e encherei este lugar com a minha glória’, diz o Senhor do Universo.

8 – ‘A glória futura deste tem­plo será maior que a glória do primeiro! Toda a prata e todo o ouro Me perten­cem! E vai ser neste lugar que darei a paz’, diz o Senhor.

10 – No começo de dezembro, no segundo ano do reinado de Dario I, esta mensa­gem do Senhor foi entregue por Ageu, o profeta:

11 – Pergunte aos sacerdotes sobre um de­talhe da Lei:

12 – "Se alguém leva um sa­crifício santo em suas roupas, e por acaso o esfrega num pedaço de pão ou de carne, ou numa garrafa de vinho, essas coisas fi­carão santificadas?" "Não", responderam os sacerdotes. "A santidade não passa de uma coisa pa­ra outra desse jeito."

13 – Então Ageu perguntou: "Mas se al­guém tocar num cadáver, e ficar impuro pela lei cerimonial, e depois roçar em qualquer outra coisa, isso fica contamina­do?" Os sacerdotes responderam: "Sim".

14 – Então, Ageu explicou seu raciocínio. "Vocês, o povo," (falando por Deus) "estavam contaminando seus sacrifícios com sua vida cheia de egoísmo e maldade. E não contaminavam só os sacrifícios, mas tudo que faziam como “serviço” pa­ra mim.

15 – "Por isso, tudo que vocês fa­ziam dava errado. Mas de agora em dian­te vai ser diferente, porque vocês começa­ram a construir o templo”.

16 e 17 – Antes, quando vocês esperavam uma colheita de 500 quilos, o campo só produzia 250. Quando vocês esperavam obter 250 litros de azeite, as oliveiras só produziam 100. Eu recompensei todo o seu trabalho com ferrugem, bolor e chuva de pedras. Ape­sar disso, vocês teimavam em não voltar para mim, diz o Senhor.

18 e 19 – Mas agora, prestem atenção nisso: A partir de hoje, o 24º dia do mês, dia em que foram colocados os alicerces do tem­plo, Eu os abençoarei. Notem bem que es­tou lhes fazendo esta promessa antes mes­mo de vocês começarem a levantar a es­trutura do templo, antes de terem colhido os cereais e antes das uvas, os figos, as ro­mãs e as azeitonas surgirem. A PARTIR DE HOJE EU OS ABENÇOAREI.

20 – Ageu recebeu outra mensagem do Se­nhor naquele mesmo dia:

21 – Diga a Zorobabel, o governador de Judá: "Estou prestes a sacudir os céus e a terra,

22 – a derrubar reis e destruir a força dos reinos da terra. Arrasarei seus exér­citos; amigos e companheiros se matarão um ao outro.

23 – Mas quando isso aconte­cer, vou separar a você, Zorobabel, meu servo. Você vai ser tão importante para Mim quanto o anel com que um rei con­firma seus decretos. Porque Eu o escolhi especialmente, diz o Senhor do Univer­so.

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s