ESTUDO PARA EBD DA IGREJA DO BETEL GEISEL. TEMA: O EXEMPLO DE JÓ

Estudo Bíblico para escola dominical da Igreja do Betel Brasileiro Geisel – Site: http://www.josiasmoura.com

 

Texto da Lição: Jó 1.1-2.13; 42.10-17 Texto Básico: Ez 14.12-14; Mt4.1-11; Tg 1.2-15; 5.7-11; 1 Pe 4.1-19

O Exemplo de Jó

Para Decorar: “Eis que temos por felizes aos que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó, e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia, e compassivo” (Tg 5.11).

INTRODUÇÃO

Alguns personagens foram colocados nas Escrituras para demonstrar aquilo que o crente não deve ser. Todavia, as Escrituras contêm inúmeros exemplos de pessoas como Paulo, que disse: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (1 Co 11.1). (Veja Hb 13.7.)

Jó é um dos bons exemplos para os crentes tanto do Velho como do Novo Testamento. Ezequiel usou Jó como um exemplo de retidão a ser considerado por Israel (Ez 14.12-23). Tiago, o primeiro escritor de uma epístola cristã, referiu-se a Jó como um exemplo de paciência a ser considerado pela igreja (Tg 5.7-11).

A RETIDÃO DE JÓ (Jó 1.1-22)

A retidão que as Escrituras atribuem a Deus e ao crente fiel é baseada no caráter e nos atos de Deus. O homem não pode servir como padrão de justiça porque ele é um pecador, e pecado é injustiça. A retidão do crente é obtida do próprio Deus. Ela conforma-se perfeitamente à vontade de Deus em todas as áreas da vida. (1 Jo 5.17; Rm 4.3,6; 2 Co 5.21; 1 Jo 2.28-3.12.)

A retidão de Jó foi manifestada tanto antes como no decurso de suas provações, Ele já era reto em sua vida diária. Não foram as provações, em si, que o tornaram reto. Esta foi, na verdade, a razão do ataque de Satanás e do prazer de Deus. Jó passaria a ser um exemplo para os demônios e para os homens.

De acordo com Jó 1.1, as características que faziam parte da retidão de Jó eram as seguintes: 1) integridade, 2) retidão, 3) temor de Deus, e 4) afastamento do mal.

A palavra “íntegro” significa “completo”, descrevendo a perfeição da justiça de Jó.

“Reto” enfatiza a constância e a lealdade. A retidão de Jó não era intermitente.

O “temor” de Deus manifestado na vida de Jó era a motivação para a sua retidão ou justiça. Este temor hão é medo do poder e retribuição de Deus, mas um temor reverente (um profundo respeito) por quem Ele é. O resultado é o desejo de não desagradá-10. A pessoa que tem esta espécie de respeito por Deus, buscará ter uma vida de acordo com o caráter de Deus.

Jó evitava também praticar o mal. A retidão não é unicamente uma separação que faz a pessoa aproximar-se do caráter e da pessoa de Deus, mas uma separação de tudo que é contrário ao caráter de Deus. Esta é a essência da retidão. Jó não era inconsistente; sua retidão era Completa e constante.

Jó foi primeiramente privado de toda a sua riqueza material e de sua família (Jó 1.9-19). Satanás pode ter descoberto que outros crentes mantinham uma vida reta, apenas enquanto Deus os abençoava, e então aconselhou Deus: “Toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti” (v. 11).

A simplicidade das Escrituras demonstra a singularidade da vida de Jó: ele manifestou sua tristeza e adorou a Deus (v. 20).

A marca da aprovação de Deus sobre a retidão de Jó é surpreendente e simples: “Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma” (v. 22). Jó manteve-se separado do pecado durante todas as suas privações.

A PACIÊNCIA DE JÓ (Jó 2.1 -13; 42.10-17)

A opressão satânica tinha apenas começado para Jó. A firmeza de Jó foi tomada por Satanás como orgulho (Jó 2.4). O ataque seguinte, portanto, foi dirigido contra a pessoa de Jó.

Deus limitou o poder de Satanás; ele podia infligir a Jó qualquer forma de tormento físico, mas não podia matá-lo (v. 6).

A segunda provação iria estabelecer um aspecto diferente da santidade de Jó — a paciência. Jó recebeu, a primeira provação com louvor. Receberia a segunda com paciência?

Os tumores que cobriam o corpo de Jó (v. 7) eram parecidos com furúnculos ou feridas purulentas. Os efeitos desta doença na vida de Jó foram dramáticos, mas a sua santidade não desapareceu. A primeira evidência de sua perseverança veio numa forma prática, não dando lugar ao pânico. Jó começou a raspar o pus da pele com um pedaço de cerâmica (v. 8). Isto pode tê-lo aliviado temporariamente da coceira e evitado que a doença se espalhasse através do pus.

A mulher de Jó foi a primeira a reagir à situação. Ela o aconselhou a esquecer o seu orgulho pessoal e amaldiçoar a Deus (v. 9). A resposta de Jó mostra que ele ficou surpreso ao ver a esposa reagir tão insensatamente: “Falas como qualquer doida” (v. 10), acusou-a. Apesar de surpreso com o seu comportamento, tratou-a com amorosa firmeza e bondade: “Temos recebido o bem de Deus, e n5o receberíamos também o mal?” (v. 10), perguntou. Jó, sem nenhum traço de egoísmo, deu à mulher o seu lugar de direito ao lado dele nas bênç8os e no sofrimento. (Veja Gn 2.23,24.)

O comentário do Espírito Santo a respeito desta segunda provação (v. 10) é quase idêntico ao anterior. Um importante acréscimo, porém, enfatiza a área geral do pecado, quando falha a paciência: “Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.” Tal ênfase não escapou evidentemente aos olhos do apóstolo Tiago, pois em Tiago 5.9, 12-16, ele coloca o exemplo de Jó em um contexto repleto de referências ao nosso modo de falar.

Os últimos dias de Jó trouxeram-lhe o dobro de bens que anteriormente possuía (Jó 42.10-15). As grandiosas bênçãos de Deus se estenderam até mesmo aos filhos que Ele deu a Jó e sua esposa. Contrariamente às ovelhas, camelos, bois e jumentos, Jó poderia um dia, gozar novamente da companhia dos filhos além da sepultura; Deus precisava conceder-lhe então apenas mais dez filhos, para dobrar o número deles. (Jó L2; 42.13-15.)

O fato pouco comum de conceder herança às filhas, como se fazia com os filhos, revela a grande riqueza de Jó e enfatiza o seu reconhecimento contínuo de que tudo o que possuía pertencia a Deus.

A vida de Jó prolongou-se por mais 140 anos depois de suas provações (w. 16,17). Deus recompensou claramente a retidão e a paciência de Jó. Seu prêmio foi total, e completa a sua justificação. A medida que observamos os atos de Deus na vida de Jó, para o bem deste e para a Sua glória, concedamos a Deus o direito de operar em nossa vida, sabendo que “o caminho de Deus é perfeito” (SI 18.30).

EXAMINE A SUA VIDA

Você está tentando evitar o pecado, pela graça de Deus? Você “teme” a Deus?    O temor de Deus resulta no desejo de agradá-lo. Você está fazendo isso? Como está a sua paciência cristã? Qual a segurança que os pais cristãos têm de encontrarem seus filhos salvos na vida futura?

Anúncios

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s