Curso Bíblico em 2 João. Igreja do Betel Brasileiro Geisel.

Graça e paz,

Estamos disponibilizando algumas notas acerca do livro de 2 João. O curso começará nesta quinta feira, na Igreja do Betel Brasileiro Geisel. Será ministrado pelo Pr Josias Moura.

Curso bíblico em 2 João

Autor:

O estilo, vocabulário e conteúdo de 2 João são características que indicam que ela tenha sido escrita pelo mesmo autor de 1 João e do evangelho de João. Este autor tem sido tradicionalmente identificado como sendo o apóstolo João, filho de Zebedeu, e nenhuma outra atribuição mais plausível tem sido apresentada.

Data e Ocasião:

A segunda carta de João foi escrita para alertar contra a mesma corrente de falsos ensinos a qual 1 João se opõe, chamado de "docetismo" (veja "Introdução à 1 João: Data e Ocasião"). Deve ter sido escrita em torno da mesma época, nas duas últimas décadas do primeiro século. Ainda que repita idéias de 1 João, ela não pressupõe o conhecimento daquela carta da parte do leitor.

Características e Temas:

Segunda João é uma carta, com saudação inicial, cumprimentos introdutórios, e saudação final. Ela foi escrita para uma senhora cristã e sua família, sendo esta ou a sua família natural ou a comunidade de crentes à qual era associada. Assim como as primeiras cartas de Paulo, é uma carta de encorajamento e de advertência dirigida a uma comunidade específica pela qual o autor tem responsabilidade pastoral.

Esboço de 2 João

I. Saudação e cumprimentos (vs. 1-3)

II. Amor e obediência (vs. 4-6)

III. O perigo do falso ensinamento (vs. 7-11)

IV. Conclusão e despedida (vs. 12, 13)

NOTAS E COMENTÁRIOS:

* 1-3 O autor identifica-se apenas como "o presbítero", a pessoa a quem envia a carta somente como a "senhora eleita". Esses termos são apropriados para uma relação de amor e respeito mútuos, na qual o autor tivera responsabilidade pastoral para com a destinatária da carta. O cuidado de João para com ela baseia-se na verdade comum a todos os crentes e é um exemplo do amor que une todos os cristãos.

* 1 O presbítero. Não há qualquer objeção a que um apóstolo identifique-se como um presbítero, visto que as responsabilidades de um apóstolo para com cada congregação individual eram as mesmas de um presbítero (1Pe 5.1-4).

à senhora eleita. Alguns consideram essa expressão e a expressão similar no v. 13 como uma metáfora para uma igreja, mas, exceto aqui, esse emprego é desconhecido.

* 3 a graça, a misericórdia e a paz. A exemplo do apóstolo Paulo, João começa sua saudação mencionando as ricas bênçãos cristãs da graça e da paz (Gl 1.3, nota), acrescentando, porém, a palavra "misericórdia". A fonte dessa "graça, misericórdia e paz" não é outra senão o próprio Deus, o qual é verdade (Jo 14.6; 1Jo 5.6) e amor (1Jo 4.8).

* 4-6 O presbítero e a senhora compartilham da alegria em ver que os membros da família dela permanecem fiéis à verdade. A marca da fidelidade cristã é o amor uns pelos outros, o mandamento central dado aos cristãos pelo próprio Jesus (Jo 13.34). Esse amor é explicado por todos os mandamentos dados por Cristo aos seus seguidores.

* 5 não como se escrevesse mandamento novo. Ver nota em 1Jo 2.7-11.

* 7-11 Falsos mestres estiveram perturbando algumas das comunidades cristãs atacando a verdade central do evangelho — que Jesus é o Ungido, o eterno Filho de Deus que assumiu a natureza humana para realizar a salvação dos eleitos (1Jo 2.22; 4.2,3). Rejeitar essa verdade é rejeitar toda esperança de reconciliação com Deus, enquanto que aceitá-la é aceitar o próprio Deus. João adverte à senhora e à sua casa que a obra dos falsos mestres ameaça o progresso espiritual deles e até a sua esperança de recompensa eterna. Em face de tais perigos, o único procedimento seguro a observar é evitar todo envolvimento com os falsos mestres.

* 7 têm saído. Ver nota em 1Jo 2.19.

não confessam Jesus Cristo vindo em carne. Os enganadores eram docéticos, os quais negavam a realidade da natureza humana de Cristo (1Jo 4.2, nota). Ver nota teológica "A Humanidade de Jesus", índice.

e o anticristo. Ver nota em 1Jo 2.18.

* 10 não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas. Essa medida severa contrasta agudamente com a exortação dada em 3Jo 5-8 para que sejam acolhidos os crentes que proclamam a verdade.

* 12,13 Uma carta não substitui a comunhão pessoal. João espera participar com seus leitores do encorajamento mútuo proporcionado pelo encontro pessoal. Ele conclui enviando saudações de uma comunidade cristã para outra, uma prática comum nas epístolas apostólicas e um lembrete da unidade cristã.

 

 

 

3 thoughts on “Curso Bíblico em 2 João. Igreja do Betel Brasileiro Geisel.

  1. 15 de noviembre de 2009 22:21h by T crees que ese dinreo cuenta desde que muri ? Pues vaya pasada, ahora que me digan que muri por accidente y que no estaban los hermanos detr s de todo sto. Apestan…

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s