Estudo EBD: IGREJA SANTIFICADA PELA PALAVRA (Estudo Bíblico para Escola dominical da Igreja do Betel Brasileiro Geisel)

Igreja santificada pela Palavra

Romanos 6: 1-14

Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. João 15: 3.

Introdução

Para ter crescimento integral, a Igreja deve viver em santidade. E possível ver nas Escrituras que Deus está constantemente combatendo a impureza e reafirmando a necessidade da santificação de seu povo. Por causa de nossa natureza pecaminosa, o Senhor fez a provisão para que a nossa santificação fosse possível: “Cristo se tornou para nós sabedoria, justiça, santificação e redenção", 1 Co 1: 30. A realidade espiritual da nova vida, produzida pelo nosso relacionamento com Deus, deve resultar na retidão interna, refletida pela expressão externa.

I- IGREJA E SANTIFICAÇÃO

a) A santificação é uma das marcas distintivas dos salvos. Somos luzeiros no meio de uma geração corrupta, Fp 2: 15. Quando temos a mente de Cristo, nossas atitudes tornam-se puras e passamos a refletir o brilho de Sua glória, 1 Co 2: 16; MI 4: 2; Pv 4: 18; Mt 13: 43; Rm 15: 5 e 6. “Um homem santo, nas mãos de um Deus santo, é uma arma muito temida.” (Robert Murray McCheyne).

b) A vontade de Deus é nossa santificação, 1 Ts. 4: 3-5, 7. Por isso, as lideranças das igrejas não pode tolerar a imoralidade, ser coniventes com o pecado, nem deixar de disciplinar os desobedientes. O pecado impede a atuação do Espírito Santo entre o povo de Deus.

c) A iniqüidade entre o povo de Deus é barreira ao crescimento integral. Primeiro há a santificação, depois as maravilhas operadas pelo Senhor, Js 3: 5. Nossos valores éticos e morais são diferentes dos do mundo. Há uma batalha a ser travada diariamente, mas temos a garantia da vitória em Cristo, Rm 8: 37; 16: 20; 1 Co 15:57; 2 Co 2: 14; 1 Jo 5:4 e Ap 12:11.

II. OS GRANDES INIMIGOS DOS SALVOS

A Bíblia nos ensina que temos três inimigos: o mundo, a carne e o diabo. Constantemente nos atacam com o fim de afastar-nos da vontade de Deus.

a) Como lutamos contra o mundo? Paulo disse: “não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente. ”, Rm 12: 2. O cristão deve ser radical em separar-se das práticas do mundo que são contrárias à santidade de Deus. Isso ele faz mediante a renovação da sua mente, através da oração e da Palavra de Deus.

b) Como lutamos contra o diabo? Tiago nos dá a seguinte admoestação: “resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Tg 4: 7 cf 1 Pd 5:8 e 9. Isso significa que temos de continuar fazendo o que agrada a Deus, mesmo debaixo de perseguições levantadas pelo inimigo.

c) Como lutamos contra a carne? Escrevendo a Timóteo, Paulo adverte: “Foge das paixões da mocidade”, 2 Tm 2: 22 cf 1 Co 6:18 e 1 Tm 6:11. Quando estivermos diante de uma tentação, teremos que fugir, como o fez José, Gn 39: 7-12. Muitos cristãos, querendo demonstrar que são fortes, dizem: “Esta tentação não tem poder sobre mim! Eu vou ficar aqui e resisti-la”. Mas não é assim que se luta contra a carne. Esta é a maneira de lutar contra Satanás. Muitos não usam as estratégias corretas e tornam-se presas fáceis para o inimigo.

III – COMO PERSEVERAR NA VIDA DE PUREZA

a) Não-conformismo e busca da verdade. Se você cedeu à tentação e pecou, precisa enfrentar este fato. Confesse seu pecado, arrependa-se dele, abandone-o e Jesus perdoará você, 1 Jo 1: 9. A Palavra é instru mento de santificação, SI 119: 9; Jo 17: 17. A leitura bíblica diária, acompanhada pela oração, é uma forte arma contra o pecado: “Guardo no coração as Tuas palavras, para não pecar contra Ti.”, SI 119: 11, 97-105.

b) Comunhão cristã. Necessitamos uns dos outros. Há grande ajuda quando podemos compartilhar nossas lutas com outros irmãos e pedir-lhes que orem por nós. Precisamos desta comunhão para meditar na Palavra de Deus e para nos admoestarmos e exortarmos mutuamente, Rm 12: 10-16 eRm 15: 14.

c) Serviço consciente. Temos que nos manter ativos na obra de Deus. Existe um adágio popular que diz: “Mente vazia é oficina do diabo.” Não queremos que a nossa mente e nem as minhas mãos estejam vazias. Desejamos estar sempre ativos no trabalho do Senhor, 1 Co 15: 58. Há tanto para ser feito, um mundo para ser alcançado, e temos que espalhar o Reino de Deus. Isto é um privilégio!

d) Bom senso e precaução. Devemos ser criteriosos em nosso comportamento, fugindo de toda aparência do mal, 1 Ts 5: 22. Precisamos evitar determinadas práticas, situações ou relacionamentos que, de antemão, julgamos condenáveis. Identifique-se sempre como cristão, antes que você se envolva em assuntos desagradáveis. Isto pode ser feito com gestos simples, como: ler a Bíblia ou um livro evangélico ou um folheto durante a viagem, ou, ainda, comunicar-lhe, verbalmente, a sua fé.

Conclusão

Se vamos alcançar este mundo com as boas-novas e, um dia, morar eternamente com o Senhor Jesus, o preço a pagar será uma vida de santidade: Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém uerá o Senhor. (Hb. 12:14). Para tanto, teremos que desenvolver uma atitude pura e obedecer a Deus.

3 thoughts on “Estudo EBD: IGREJA SANTIFICADA PELA PALAVRA (Estudo Bíblico para Escola dominical da Igreja do Betel Brasileiro Geisel)

  1. the grammar pocile is here, everyone! watch out or YOU’RE all in trouble! oops! another mistake according to jhnarutorocks1, it’s your. since he corrected yer , what should have been an obvious slang term, to your. thanks for the help, sir. i am on my way to becoming a professional proof-reader. to get back to what i was saying, i merely meant that you should learn things out of school as well. since school is merely a pasture to control YOUR mind.

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s